Como a tecnologia afeta crescimento do EAD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 10/07/2020 - 18:07:45 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como a tecnologia afeta crescimento do EAD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino a distância já existe há bastante tempo, tendo sido realizado, no passado, por meio de correspondências com textos das aulas, enviadas às casas dos alunos matriculados .

Com o avanço da tecnologia, a modalidade pode ser ampliar sua atuação, passando a usar os meios digitais.

Neste artigo, veremos como a tecnologia afeta crescimento do EAD.

Permite maior interatividade

A tecnologia afeta crescimento do EAD por criar salas de aprendizado virtuais e permitir uma maior interatividade entre alunos e professores, com possibilidades de acompanhar as aulas em tempo real e com permissões de esclarecimentos por meio de chats e grupos de estudos.

O acesso a todos os integrantes da sala de aula virtual mantém um nível de troca de informações bastante importante e se destaca quanto aos ganhos que a tecnologia vem trazendo ao EAD.

Como o ambiente virtual de aprendizagem está disponível a todos os alunos, as dúvidas acabam sendo esclarecidas para todos de forma democrática, auxiliando o aproveitamento dos estudantes.

Aumento da segurança

Ao utilizar plataformas próprias de desenvolvimento de cursos online, a tecnologia afeta crescimento do EAD por maior segurança de dados e informações trocadas nas salas virtuais.

Somente os alunos e profissionais cadastrados podem acessar os conteúdos e, assim, ambos estão protegidos de ataques de terceiros e riscos de vazamento e uso de informações pessoais e de ensino – de acordo com os protocolos de segurança, como criptografia e outros..

Saber que a tecnologia protege seus dados é uma grande ajuda a ampliar e conquistar a confiança no uso desse tipo de ferramenta online.

Acessos mais diversificados

A tecnologia afeta crescimento do EAD principalmente por disponibilizar o acesso ao curso online em qualquer tipo de dispositivo móvel.

Esse é um diferencial importante e que permite acompanhar as aulas de parte de estudantes e professores, a qualquer hora e local, sem impedimentos.

Sem uso de redes de transmissão e dados móveis o EAD se restringia a acessos em desktops, ligados a algum ponto de transmissão de dados.

Com o avanço da tecnologia usando as redes móveis como o Wi-Fi ocorreu um avanço considerável no EAD.

Investe no desenvolvimento de recursos didáticos

O tempo das aulas com uso de lousa ou transparências já ficou superado com o ensino usando recursos tecnológicos para a melhoria de aprendizado e ajuda na elaboração das aulas.

Assim, a tecnologia vem disponibilizando recursos mais avançados de apresentações que são enviadas aos alunos individualmente e permitem uma interação como a gamificação e possibilidades de simulação que exigem maior participação de alunos e professores.

Uso de plataformas especializadas em EAD

Ter uma plataforma de desenvolvimento de cursos online é um avanço considerável nesse tipo de ensino.

Plataformas específicas permitem que o desenvolvimento de um curso seja muito mais apropriado, pois ela é criada dentro das necessidades exigidas tanto em métodos pedagógicos para esse tipo de ensino quanto para o controle administrativo, financeiro e de desenvolvimento educacional.

Ainda é importante quanto a auxiliar os professores em desenvolver suas aulas e utilizar metodologias de vídeo e áudio com maior aproveitamento.

 

Conclusão sobre tecnologia afeta crescimento do EAD

A tecnologia afeta crescimento do EAD de forma intensa, pois é possível disponibilizar conteúdos e pesquisas com muito mais possibilidades e a interação e participação são ampliadas pelo uso de dispositivos móveis e vídeos interativos.

Mas somente uma boa plataforma de EAD permite que todos os recursos possam ser usados da melhor maneira possível, apresentando resultados sempre melhores.

O Moodle oferecido pelo Estúdio Site é a plataforma mais usada para o ensino a distância no planeta, atendendo a todas as necessidades para um excelente ensino online.

Acessando esse link poderá obter todas as informações do Moodle e verificar que é uma plataforma que irá atender às suas necessidades e de elaboração de um curso de qualidade.

Deixe seu comentário sobre este artigo que trata da tecnologia afeta crescimento do EAD.

 

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Quatro dicas de como organizar melhor os estudos

Quatro dicas de como organizar melhor os estudos

Educação a Distância - 03/12/2018

Gamification: tendência em EAD

Gamification: tendência em EAD

Educação a Distância - 25/02/2016