6 dicas para não perder dinheiro com microfranquia

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 22/10/2019 - 03:10:53 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 dicas para não perder dinheiro com microfranquia

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Em qualquer negócio, há possibilidade de sofrer perdas relativas ao investimento realizado. Porém, quando se trata de empreender em microfranquias, essas perdas podem ser menores, em função de o valor investido ser reduzido, se comparado a outros modelos de negócio.

Mesmo assim, há possibilidade de perdas significativas, caso não se avaliem alguns pontos importantes. Para ajudar você, vamos informar 6 dicas para não perder dinheiro com microfranquia.

6 dicas para não perder dinheiro com microfranquia

1. Invista em microfranquia que tenha a ver com seu perfil de negócios

Para não perder dinheiro com microfranquia é importante que o empreendedor faça uma avaliação a respeito de se o segmento que escolheu está de acordo com seu perfil.

Muitas vezes, por impulso, ocorre a decisão de investir em algum negócio que não se ajusta àquilo que a pessoa tem aptidão para realizar. E aí, o risco de se desinteressar pelo negócio de forma rápida é muito provável, gerando perdas muitas vezes superiores ao investimento inicial.

Outro fator que pode gerar perdas é quando a pessoa cria uma expectativa de que terá uma equipe para realizar as atividades cotidianas de administração, enquanto o empreendedor assume a parte de gestão.

Esse é um erro de entendimento, pois microfranquias exigem que o empreendedor assuma diversas funções, devido ao tamanho do negócio e principalmente que tenha um perfil comercial bastante elevado.

2. Avalie com cuidado a marca

Pesquisar com cuidado sobre a marca na qual deseja investir é uma boa estratégia para não perder dinheiro com microfranquia.

Evite tomar decisão por impulso e sim com base em avaliação racional do tipo de microfranquia que está pensando em investir.

Faça avaliação do histórico de relacionamento com o mercado da marca que tem interesse em investir, assim o risco será menor.

3. Analise bem o contrato

Para não perder dinheiro com microfranquia é fundamental conhecer bem as cláusulas contratuais e atentar para cobranças de taxas e multas.

Muitas vezes o ímpeto em abrir um negócio faça com que detalhes passem despercebidos e isso pode provocar danos e perdas para quem quer que esteja investindo.

Verifique se o franqueador dispõe de uma estrutura adequada e analise os manuais e regras de apoio ao franqueado.

Verifique se a franqueadora possui processos judiciais contra ela, que devem ser formalmente informados ao franqueado, a Lei das Franquias define que a franqueadora deve indicar os processos judiciais que citem a empresa.

4. Controle seu investimento

Para não perder dinheiro com microfranquia é importante que você não invista todos os seus recursos pessoais nesse negócio, pois se algum problema ocorrer, você terá reserva para lhe socorrer.

Inclusive, ter uma reserva, até mesmo como capital de giro, é importante para lhe dar um fôlego até que a empresa comece a dar retorno sobre o valor investido – ROI.

Além disso, mantenha bem separado o valor de receita da empresa, dos seus recursos, manter ambos juntos, sem distinção pode trazer prejuízos para você, que perderá o controle.

5. Dedicação é necessária

Uma dica importante para não perder dinheiro com microfranquia é se dedicar integralmente a seu negócio.

Entenda sempre que, agora como empreendedor a empresa dependerá exclusivamente de sua atuação. Dedicação intensa é um diferencial para obter sucesso.

Não se deixe acomodar quando as coisas estiverem acima da expectativa, dedique-se mais ainda para aproveitar a chance de melhorar continuamente o seu negócio e ganhar cada vez mais espaço no mercado.

6. Certifique-se da estrutura e atuação do franqueador

Para não perder dinheiro com microfranquia é importante, antes de investir, consultar franqueados, atuais e antigos, para identificar como é o relacionamento entre eles e o franqueador.

Além disso, faça visitas as instalações da empresa, visando atestar como funciona a estrutura administrativa e de apoio.

Esses são aspectos importantes para ter certeza de que a sua decisão estará sendo tomada com base na realidade do franqueador e não com expectativas que podem não se realizar.

 

Conclusão sobre como não perder dinheiro com microfranquia

Várias são os cuidados a adotar para não perder dinheiro com microfranquia. Neste artigo mencionamos os 6 principais para dar maior segurança quanto à sua decisão de empreender.

Porém uma coisa é certa, uma empresa com boa reputação e consolidada no mercado, com um produto de boa aceitação, representa uma garantia de poucos riscos para o franqueado.

Esse é o caso do Estúdio Site, que oferece o módulo de Microfranquia do LMS, para a venda de ferramentas para elaboração e comercialização de cursos educacionais à distância.

Acesse nosso site e obtenha mais informações de como podemos estabelecer uma parceria de sucesso.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.