Scrum, Kanbam ou xp: qual a melhor ferramenta?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 17/05/2016 - 12:05:36 | Categoria: Sem Categoria

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Scrum, Kanbam ou xp: qual a melhor ferramenta?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Tanto o Scrum quanto o Kanbam e o xp são ferramentas essenciais para aumentar a produtividade da sua empresa e seu negócio em vez de tentar encontrar formas de que o lucro seja maior a cada mês. Como cada um tem suas particularidades, muitas empresas acabam adotando apenas um programa que mais atende às suas necessidades. Enquanto o Scrum é um framework de criação e gerenciamento de softwares de desenvolvimento ágil, o Kanbam consiste em gerenciar os projetos e as mudanças que acontecerão dentro da sua empresa. O xp, por outro lado, é um framework que prevê a qualidade do software que será entregue para o cliente. Pode-se dizer que as três ferramentas são muito parecidas entre si, mas cada uma tem as suas diferenças e semelhanças. Primeiramente, saiba que essas ferramentas se assemelham pela característica de desenvolvimento ágil, que tem como objetivo aumentar a produtividade da empresa e entregar serviços de qualidade ao cliente. Então vamos às comparações:

Kanbam vs Scrum

O Scrum é um instrumento que prescreve mais do que o Kanbam, definindo as estruturas de cada reunião e objetivo de cada etapa. Enquanto isso, o Kanbam tem a sua eficácia em times de suporte, os quais precisam visualizar mais rapidamente o processo de cada tarefa, uma vez que trabalham diretamente com os itens de backlog que estão se alterando constantemente. O progresso do trabalho na ferramenta Kanbam tem uma característica própria: a limitação de recursos. Por isso, é comum observar que a implementação do Kanbam atua melhor em conceitos de comunicação dentro de uma empresa grande, porque facilita a troca de informações. Por outro lado, o Scrum lida com a estimação de tempo que levará cada tarefa a ser realizada, fazendo com que a equipe aja mais coletivamente em prol de um objetivo comum e exato.

Scrum vs XP

Saiba que o Scrum se preocupa mais com o a metodologia, objetivando com a produtividade, enquanto o xp está conectado com a engenharia do software e do projeto. É mais técnico. As equipes que implementam o xp trabalham em itens dentro de uma ordem de prioridade estrita, enquanto uma equipe Scrum pode não resolver, necessariamente, cada item na ordem de prioridade que esteja elencada em um Sprint. Além disso, equipes xp podem trazer novos itens de trabalho em uma maior interação e mudar os itens de dimensão equivalente (desde que não tenham sido iniciados) se o cliente decidir sobre uma nova prioridade. Ambas as ferramentas têm reuniões diárias acerca do progresso e desenvolvimento do projeto.

Conclusão

Kanban é uma maneira muito útil para equipes com um atraso constante de mudança de itens que tem como objetivo aumentar a eficiência através da limitação da quantidade de trabalho em andamento, respeitando os papéis e responsabilidades existentes. Scrum é mais adequado para as equipes que podem dedicar seu tempo coletivo para um projeto ou produto. O Scrum tem planejamento frequente e ainda fornece a liberdade de decidir entre si como engenheiro de soluções. XP acrescenta outro nível de sofisticação, trazendo uma forte aposta na qualidade, insistindo em um conjunto de práticas de engenharia de base, que mantém o código limpo e software estável.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.