Entenda porque a gigante Blackboard também aderiu à plataforma Moodle

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 10/09/2015 - 22:09:23 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Entenda porque a gigante Blackboard também aderiu à plataforma Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A plataforma virtual que consiste em divulgar aprendizado com criação de cursos feitos pelos educadores de diversos países e salas de aulas tem uma linguagem específica para que a página possa ser criada e desenvolvida. O Moodle é um software livre, que é obtido gratuitamente, promovendo a interação entre professores e alunos num ambiente tecnológico e virtual, a internet. Assim, mais alunos são conectados e podem aprender disciplinas novas ou reforçar alguma matéria perdida e assim por diante. O intuito é ajudar e compartilhar significados com outras pessoas. É fácil de utilizar essa plataforma de ensino à distância. Para que o desempenho e erros sejam corrigidos, como é de esperar que os softwares passem por mudanças, o Moodle vem melhorando a sua performance e garantindo total funcionalidade. Como é um software de fonte aberta, qualquer usuário que crie sua página pode montá-la conforme suas necessidades, ele tem liberdade.

Os elementos centrais

Para entender qual a linguagem utilizada, temos de entender do que o Moodle é constituído para que alcance e seja usado pelos usuários. Os elementos centrais são quatro: IP, scripts, softwares diretórios e os bancos de dados. O IP é um protocolo de camada de rede em que é utilizado via internet. Já os scripts são uma cadeia de comando e ações que é executada pelo administrador. Os softwares diretórios consistem em armazenar e organizar certas informações sobre os usuários e recursos utilizados de uma rede específica de computadores. E os bancos de dados são um conjunto de programas inter-relacionados que promovem o acesso para os dados. Se você não entende muito bem de informática, pesquise mais sobre esses termos e conceitos!

A linguagem

Já ouviu falar da linguagem PHP? Essa linguagem é a que se utiliza na plataforma virtual Moodle, sendo uma linguagem que programa scripts de conteúdo online. Além disso, é aberta, fazendo com que você possa personalizá-la, expandi-la e adaptá-la devido ao seu código fonte ser disponibilizado de maneira gratuita. E, ainda, a linguagem PHP suporta diversas bases de dados como a MySQL. O servidor operacional LINUX é a opção ideal para utilizar a plataforma, mas o Moodle pode ser visualizado perfeitamente em qualquer navegador, seja o Chrome, Firefox, Safari e etc., independente do sistema operacional do computador. Outra vantagem, além da linguagem PHP, é que a plataforma possibilita a importação e exportação de dados e permite a mudança para outras plataformas que foram produzidas pelo mesmo padrão e desenvolvedor.

Apoio

O Moodle e seu site oficial oferece apoio a partir do momento em que o software é baixado. Tem manuais em diversas línguas, além de oferecer ajuda online e pessoas especializadas para atender suas dificuldades.

Considerações finais

Devido à sua linguagem PHP, o Moodle oferece muitas vantagens para que o desenvolvimento da plataforma fique e permaneça da melhor forma possível. Assim, se você quiser reorganizá-la ou transformá-la, são ações possíveis, garantindo a total utilização do sistema e software. Os professores podem proporcionar um ambiente educacional conforme suas necessidades e personalidade da turma, por exemplo. Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.