Como tornar Moodle cada vez mais interativo
05/04/2017 09:04:49Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
O ambiente de Educação à Distância é um ambiente de aprendizado diferenciado. Hoje o Moodle é a plataforma de e-learning com o maior número de adeptos no mundo. Com um sistema livre, gratuito e bastante funcional para o usuário, o Moodle tem reunido cada vez mais adeptos em torno do conhecimento.
Conheça as interfaces do Moodle e tenha melhor aproveitamento em seus cursos
Apesar de uma estrutura que garante a usabilidade pelo aluno e ferramentas que possibilitam o compartilhamento de informações, o Moodle possui poucos recursos integrados que geram interatividade. O sistema de fóruns, mensagens e hiperlinks acrescentam e aprofundam o aprendizado, mas ainda não atendem à necessidade de interatividade, principalmente quando se trata de alguns assuntos específicos. Apesar de o Moodle disponibilizar uma grande variedade de recursos visando atender as mais diversas necessidades de seus usuários, é necessário que o professor promova mais interatividade ao longo do curso não só como fator motivador, mas principalmente para possibilitar o construcionismo social, diretriz do Moodle.
Conheça tudo sobre a história do Moodle
Selecionamos para você algumas maneiras para tornar o Moodle cada vez mais interativo:
- A ferramenta do Moodle que promove interatividade automaticamente é o Wiki. O Wiki é uma ferramenta de edição de texto que permite a colaboração de membros de uma turma e, ao mesmo tempo, cada aluno pode fazer seu trabalho individual, mas com a colaboração de outros colegas através de links
Por isso, o professor deve traçar estratégias para contemplar a ferramenta em seu curso.
Por que usar o Moodle em cursos de EAD?
- Com base na apresentação biográfica dos alunos, é possível que o professor utilize as próprias potencialidades dos alunos para a construção de exercícios ou conteúdos customizados para a turma, gerando maior envolvimento com o curso.
Exemplificando: se o curso é de Gestão e algum dos seus alunos é microempreendedor, que tal construir exemplos de gerenciamento de estoque, formação de preços e a construção de uma planilha de custos com base na realidade do seu aluno?
- A terceira dica também é simples e não se faz necessária nenhuma ferramenta adicional. Utilizar dados da realidade é sempre muito eficaz para aumentar o interesse dos alunos.
Por exemplo, que tal incentivar os alunos de Matemática Financeira a criar um vídeo para o YouTube para que a turma mensure os resultados e calcule, com base no estudo e funcionamento do sistema de monetização do YouTube, a rentabilidade do investimento e valor presente e futuro de um produto midiático? Se a turma tiver uma faixa etária jovem, essa estratégia os ajudará a desmistificar a Matemática e tornar todos os conceitos atraentes, uma vez que estarão inseridos em suas realidades.
- E se criarmos um grupo no Facebook e no WhatsApp para compartilhar fornecedores, dicas e receitas em um curso de Gastronomia?
Essa troca contribuiria não só para o aprendizado, como também para o desenvolvimento de uma perspectiva mais ampla do mercado de trabalho.
- Integrar ao calendário indicações de eventos educativos e profissionais também é uma medida eficiente que aumenta a adesão dos alunos não só ao curso. Após o evento, vale abrir espaço para os alunos que participaram manifestarem suas opiniões e cabe ao professor valorizá-las.
- Áreas que requeiram trabalho de campo não precisam sair perdendo nos cursos EAD. É possível estimular alunos a visitarem museus e compartilhar fotos e percepções pessoais para o restante da turma.
Um curso de Geografia, por exemplo, pode explorar através dos alunos características de diversos meios naturais e urbanos diferentes, partindo da própria característica do ambiente virtual que é integrar pessoas de lugares geograficamente distantes em torno de um mesmo conhecimento.
- E por que não trabalhos em grupo? O envolvimento de alunos entre si, separados por longas distâncias, por culturas opostas e até mesmo ideologias conflitantes podem fazer de um simples curso EAD um exercício de respeito e de democracia que terá como base o desenvolvimento humano.
O diálogo pode ser feito através da ferramenta de comunicação na qual decidam que seja mais conveniente, mas a troca e a necessidade de compreender e respeitar o outro será um exercício profundo, que deve ser estimulado mesmo à distância. Essas dicas não precisam de muito esforço para serem aplicadas, mas trarão maior interatividade para seu curso e aumentarão a satisfação e o envolvimento de seus alunos. Esse texto te ajudou? Deixe um comentário
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Expandindo as Fronteiras da Educação: Integração d...
Educação a Distância - 25/01/2024
Como a Plataforma EaD Corporativa e Seus Benefício...
Educação a Distância - 30/11/2021
7 erros a evitar no desenvolvimento de plataforma...
Sugestão de Cursos - 21/03/2020
Gamificação: um importante recurso para EAD
Educação a Distância - 04/04/2016