Como A Plataforma Moodle Pode Contribuir Com A Inclusão Social

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 20/01/2016 - 09:01:43 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como A Plataforma Moodle Pode Contribuir Com A Inclusão Social

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Segundo a Wikipedia, Moodle éum acrônimo de “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”. Resumindo é uma plataforma livre de EAD, onde é possível criar cursos, páginas de disciplinas, grupos de trabalhos e comunidades de aprendizagem. O Moodle tem revolucionado o ensino online em todo o mundo. Para você ter uma ideia das proporções que este sistema tomou, já está disponível em 75 línguas. Um dos fatores pelos quais o Moodle faz tanto sucesso, é por ser uma plataforma colaborativa, onde todos, tanto professores, como alunos, podem contribuir com seus conhecimentos, ajudando uns aos outros. Veja como que tem contribuído com a inclusão social em nosso país a seguir.

O papel do EAD

A ideia por trás do EAD é levar conhecimento a milhões de pessoas e capacitar cada vez mais profissionais para o mercado de trabalho. O interesse pelo EAD tem aumentado devido às facilidades de estudo, pois o aluno pode estudar onde quiser e na hora que puder, sem que esses estudos interfiram em sua rotina.

EADs e Inclusão Social

O governo deveria zelar pela educação dos cidadãos em todo o país, mas como os investimentos nesta área são escassos, foi preciso criar alternativas privadas para que toda a população possa ter acesso ao conhecimento. Uma dessas alternativas foi a criação de escolas EAD (Ensino A Distância). Onde, por si só, torna-se o custo do ensino mais baixo, por não precisar sustentar grandes espaços físicos, como escolas e universidades, além de acabar com as barreiras geográficas, onde o aluno pode estudar de qualquer lugar, sem a necessidade de se locomover grandes distâncias até uma escola. Basta ter uma conexão com a internet e pronto: a escola vai até ele.

O papel do Moodle

Com o Moodle, esses custos ficaram ainda mais reduzidos, pois as instituições de ensino não precisam pagar para adquirir o software, nem por sua licença. O que tem dado oportunidade às classes menos favorecidas a ter acesso a uma educação qualificada. Além de exercer papel fundamental nos cursos EAD, com o Moodle os professores também conseguem criar apoios para suas aulas presenciais. Outra característica dele é que ele um sistema colaborativo, onde o aluno, não só recebe conhecimento, como pode compartilhar o seu com os outros alunos e professores.

Vantagens do Moodle

Além de permitir a criação de cursos, também para promover interações com os alunos, como grupo de estudos e comunidades para discutir a matéria. Outra coisa que facilita a EAD a trabalhar com o Moodle , é o seu custo de manutenção, que é baixo, pois é possível encontrar atualizações gratuitas com uma simples busca na internet, pois seu código é aberto e, por tal razão, pessoas no mundo inteiro criam melhorias para a plataforma. Esse é o papel do Moodle. Levar informação a todos os cantos do planeta e contribuir com o espírito colaborativo de seus usuários, onde uns ajudam os outros. Assim, podendo construir um país, quem dirá um mundo, cada vez melhor. E você? Como acha que pode contribuir para ajudar outras pessoas a aprender cada vez mais? Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.