Argumentos que mostram a eficácia da interação online no EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 28/07/2017 - 10:07:29 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Argumentos que mostram a eficácia da interação online no EAD

O que acha de aprender a transformar seu conhecimento em cursos online e capitalizar sem realizar investimento inicial?

Passo a passo gratuito sobre Cursos Online!

A educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce nos últimos anos no país. Para se ter ideia, já são quase um milhão e meio de alunos matriculados em alguma graduação EAD. Dados como esse representam uma demanda significativa pelo ensino virtual. Mas será que esse modelo de educação forma bons profissionais, de fato, visto que o professor não está em contato físico com o aluno? Como explicar a eficácia da interação online nesse processo de aprendizagem?

O ensino é virtual, mas a aprendizagem é real

Cada vez mais pessoas se capacitam para o mercado de trabalho por meio de uma universidade EAD. Ao mesmo tempo, as empresas contratam esses profissionais, demonstrando confiança na capacitação vinda de cursos a distância. O que isso significa? Prova que graduações EAD informam e capacitam. Embora o professor não acompanhe o aluno pessoalmente, este aprende efetivamente. Veja alguns argumentos para se acreditar na eficácia da interação online entre professores e alunos na educação a distância.

A interatividade é a prioridade

Podemos dizer, nesse primeiro momento, que a eficácia da interação online entre professores e alunos é a prioridade de qualquer instituição de educação a distância. Sendo assim, a universidade fará de tudo para que seu conteúdo  seja de qualidade, implantará tecnologias de comunicação, treinará tutores e pedirá feedback aos alunos sobre as interações. Por tudo isso, a eficácia da interação online é uma realidade nos cursos EAD.

Os professores se conectam aos alunos

A eficácia da interação online se apoia em ferramentas de comunicação. É a partir delas que os professores se conectam aos alunos. Uma delas é o e-mail. É por meio desse canal que o professor mantém uma proximidade digital em relação ao estudante. Semanalmente, acadêmicos recebem informações importantes diretamente dos tutores. Por esse motivo, os alunos ficam por dentro das datas de provas, atividades e encontros presenciais no polo. Esse é outro ponto para se acreditar na eficácia da interação online.

Os professores também estimulam a aprendizagem

Não apenas as tecnologias de comunicação são responsáveis pela eficácia da interação online entre docente e acadêmico. O tutor de educação a distância também desempenha um papel fundamental: o de ensinar. Isso é demonstrado quando ele responde às dúvidas do aluno, além de orientá-lo nas atividades. Por meio da instrução pedagógica, as instituições potencializam a eficácia da interação online entre tutores e estudantes.

A educação a distância visa à cooperação

Ao falarmos da eficácia da interação online entre a figura do professor e o educando, não podemos deixar de mencionar a interatividade entre os próprios acadêmicos. Aliás, construir a aprendizagem cooperativa é uma das responsabilidades do docente. Nesse contexto, professores disponibilizam tarefas compartilhadas e estimulam o debate, contribuindo com a eficácia da interação online entre os matriculados.

O AVA é a sala de aula

No ensino presencial, os estudantes interagem entre si, afinal, todos participam de um mesmo espaço. Mas isso não é diferente quanto à eficácia da interação online. O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) éa construção desse espaço pedagógico. Ele fornece as ferramentas necessárias que vão permitir que alunos ajudem uns aos outros e interajam com a tutoria. Veja quatro motivos para entender que o AVA é o principal responsável pela eficácia da interação online no ensino a distância.

  1. Atividades são disponibilizadas para o desenvolvimento do aluno;
  2. Por meio de chats e fóruns, os alunos trocam mensagens, debatem assuntos e favorecem a eficácia da interação online;
  3. O AVA conta com bibliotecas, aulas gravadas e vídeo das provas sendo comentadas. Ali o aluno pode consultar o que tem aprendido no curso;
  4. A eficácia da interação online é efetiva porque o ambiente virtual conta com recursos para transmissão de aulas ao vivo.

Entenda mais

Enriqueça esse assunto sobre a eficácia da interação online, comentando sua opinião abaixo. Ela é muito importante para nós!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 principais tipos de avaliação em EAD

4 principais tipos de avaliação em EAD

Educação a Distância - 16/05/2018

4 Dicas de Equipamentos de Como Gravar Videoaulas

4 Dicas de Equipamentos de Como Gravar Videoaulas

Moodle [plataforma ead] - 28/02/2018

Como vender cursos online com 4 dicas infalíveis

Como vender cursos online com 4 dicas infalíveis

Moodle [plataforma ead] - 20/07/2017