5 Dicas para deixar suas aulas online mais interessantes

05/12/2017 10:12:09

Youtube Telegram


A cada dia, a internet vira mais parte de nossas vidas: Seja com aplicativos, celulares ou em computadores. O que antigamente podia ser usado apenas como um meio de comunicação e lazer, hoje foi aprimorado para auxiliar no ensino de todas as idades. As portas do conhecimento foram abertas.  Pessoas de todos os lugares têm acesso à informação e, graças às aulas online, o conhecimento está sendo espalhado por todo o globo. Porém, como fazer essas aulas mais interessantes e menos monótonas? Daremos 5 dicas sobre o tema no post de hoje. Acompanhe!

Como aprimorar suas aulas online

Existem vários jeitos de aprimorar suas aulas online, deixando-as mais dinâmicas e atrativas. Afinal, uma das maiores vantagens de se ter uma aula online é poder oferecer as aulas no tempo do aluno, na comodidade de sua casa e não numa instituição física- que exija deslocamentos e contratempos. Preparar uma aula que faça os alunos pensarem e quererem se aprofundar mais no assunto é essencial para um professor online.

1.       Conheça sua turma

Nos dias atuais, é difícil preparar uma aula dinâmica e abrangente para todos os alunos, principalmente em uma turma 100% online.  A diferença social e de idade pode ser um problema para o professor online iniciante. Saber as informações básicas de seus alunos, pode fazer todo o diferencial na hora de preparar uma aula online, pois o aluno sentirá uma conexão com o professor e isso o estimulará mais.

Você pode obter essas informações, elaborando quizzes ao longo do seu curso, para não ficar enfadonho, eu sugiro quebrar isso em partes, com perguntas de múltipla escolha de forma a  te oferecer a informação que precisa. Se a plataforma EaD que você utiliza não possui esse recurso, utilize o Google Forms, ele inclusive gera um gráfico com as informações sintetizadas.

2.       Estimule Interações entre alunos

Por mais que a aula seja online, isso não impede que seus alunos não possam se conhecer, ou que possam fazer atividades juntos. Estimular uma conversa entre os alunos após cada aula criará um ambiente virtual mais atraente, descontraído, e você poderá descobrir se seus alunos estão absorvendo o conteúdo da forma correta.

Existem 2 ferramentas que podem ser utilizadas para essa finalidade, o Chat aberto para todos os alunos, mas aconselho ter ao menos a supervisão de um professor ou tutor, para que não seja utilizado para outra finalidade, com data e hora marcada ou a partir de comentários em lições, mas sempre com supervisão, esse é um recurso que lançamos a pouco tempo em nossa plataforma, se você não a conhece, te convido a acessar nosso site, é só digitar no navegador www.lmsestudio.com.br

3.       Crie atividades que sejam atuais para sua aula online

Como já foi falado, saber sobre sua turma é fundamental para uma aula mais interessante. Com isso em mente, saber o que está acontecendo no mundo e que possa ser de interesse para o aluno é uma forma fenomenal de tornar sua aula regular em uma aula ótima. Além de fazer a matéria fixar na mente dos alunos, utilizar fotos ou qualquer coisa que tenha a ver com o tema de sua aula, vai tornar a aula divertida e mostrar que você está antenado com o mundo.

Só tome cuidado para não entrar em assuntos sensíveis ou que possam gerar discussões desnecessárias, tente aqui não expor sua opinião ou debater caso o assunto vá para o lado pessoal, a intenção aqui é somente fixar melhor o conteúdo e não gerar antipatia e confusão entre você e os alunos ou entre os alunos.

4.       Seja criativo na hora de avaliar seus alunos

Em cursos online, os alunos normalmente são avaliados após cada módulo. Ponha sua criatividade para fora e use formas de tornar a temida avaliação em algo menos assustador. Uma sugestão é avaliar o progresso do aluno durante todo o curso, ou propor que crie um teste para que outro aluno faça.

5-      Sempre dê feedback!

Mostre aos seus alunos que você está disponível para tirar dúvidas e para guiá-los. Ser presente já fará toda a diferença! De forma alguma permita que seu aluno se sinta abandonado, que você só se importa em vender.

Seja a partir de respostas em comentários ou fórum, nos chamados abertos por alunos, chat e etc, precisa ter paixão em educar, não se trata só de “tacar” conteúdo, mas de estar preocupado no processo de aprendizado de cada aluno, pois cada um tem seu tempo e forma de aprender, entender isso é crucial para educar.

Agora vamos a dica bônus:

A forma como você apresenta o conteúdo é muito importante no aprendizado do aluno, recursos interativos, podem chamar mais a atenção, principalmente quando exige alguma ação de seus alunos, uma ferramenta muito bacana para esse tipo de conteúdo é o H5P, para acessar basta digitar no navegador www.h5p.org, é uma ferramenta gratuita e fácil de utilizar.

O LMS Estúdio no momento que gravo esse vídeo, não é compatível, mas será no futuro, porém trabalhamos também com a plataforma Moodle, que essa sim, é totalmente compatível, se quiser saber mais sobre esse solução, digite plataformaead.estudiosite.com.br no seu navegador.

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.