4 dicas de Moodle como usar aproveitando recursos ao máximo
29/10/2018 16:10:23Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado, em 1999, pelo australiano Martin Dougiamas. O software é livre e pode ser utilizado por qualquer pessoa com o objetivo final de apoiar a aprendizagem.
A palavra Moodle quer dizer “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, e isso é o que profissionais da educação utilizam para dar um significado ao software.
O Moodle é utilizado em diversas universidades e escolas para cursos online, ensino a distância (EaD) e como apoio em aulas presenciais.
Recursos da plataforma Moodle
Se você nunca ouviu falar sobre a plataforma, o Moodle como usar, os educadores (gestores ou professores) podem usá-lo para:
criar aulas online por meio de videoaulas;
estimular o aprendizado compartilhado por meio dos fóruns;
compartilhar arquivos;
gerenciar cursos;
interagir com outros professores e alunos por meio de chats ou fóruns.
Já os alunos têm à disposição os seguintes recursos:
revisar o calendário das aulas;
enviar tarefas finalizadas aos professores;
fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre temas abordados nas disciplinas;
interagir com os colegas; entre outros.
Relação de Moodle como usar
1. Criar e gerenciar salas de aula virtuais
Nelas, os alunos podem acessar vídeos, documentos e testes. Um chat do curso também pode ser ativado, permitindo que os alunos se comuniquem com os professores e outros alunos em um ambiente seguro. Cada sala de aula e curso do Moodle podem ser personalizados pelo administrador. Por exemplo, um professor pode optar por fornecer um espaço de compartilhamento de conteúdo que os alunos possam editar, enquanto outro pode optar por usar um fórum privado para discussões online.
2. Armazenamento de arquivos
O Moodle funciona como um local para armazenamento de conteúdos, sejam documentos, vídeos, imagens ou áudios. Ele consegue fazer o seu próprio cronograma de estudos, sem precisar seguir uma ordem preestabelecida. Além disso, a organização é feita por meio de pastas temáticas, o que ajuda o aluno a enxergar o que precisa de forma mais rápida – essa é mais uma forma de Moodle como usar para auxiliar sua interação com a plataforma.
3. Interação
No Moodle, é possível criar salas de bate-papo (como se fossem as comunidades do extinto Orkut, onde era possível criar tópicos de assuntos e assim interagir através de mensagens). É preciso ter um espaço em que os alunos possam trocar ideias e tirar suas dúvidas com os professores. Algumas instituições fazem dessa interação uma forma de distribuir os pontos do semestre.
4. Atendimento por meio de agendamento
Nessa ferramenta do Moodle como usar, os alunos podem agendar reuniões com os professores. Para sua correta utilização, é importante que o professor especifique os horários, o dia e o período em que ele ficará disponível no sistema para esse atendimento, e os alunos ficam responsáveis por marcar o seu horário no sistema.
Essa agenda também possibilita o registro dos atendimentos realizados durante o curso. Essas reuniões podem ser presenciais ou online por meio das salas de bate-papo. Basta o aluno ver qual lhe agrada mais.
Essas foram as melhores dicas de Moodle como usar para aproveitar ao máximo as funcionalidades da plataforma que listamos. O que você achou delas? Tem alguma outra que você conhece e não listamos? Comente a seguir!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Dicas para criar seu primeiro curso online – Parte...
Educação a Distância - 15/07/2018
Como copywriting pode ajudar você a ter como vende...
Moodle [plataforma ead] - 04/09/2017
Porque eu Deveria Usar o Facebook Ads?
Webmarketing para Cursos - 08/04/2021
Como EAD pode ajudar na inclusão de estudantes?
Educação a Distância - 05/11/2018