3 sugestões para usar ambiente Moodle da melhor forma em EaD

13/10/2018 20:10:03

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Os ambientes de aprendizagem virtual ou plataformas de e-learning são mecanismos intuitivos que visam, como a própria nomenclatura induz, ao fomento e promoção da aprendizagem. Em tese, as prerrogativas que envolvem EaD aquecem um mercado que inova o que conhecemos como educação.

Dentro das plataformas e-learning, existem inúmeras possibilidades de uso no contexto de facilitar a aprendizagem dos alunos. A aproximação virtual entre aluno e professor é interessante quando pensamos em questões sobre timidez e insegurança, por exemplo.

Contudo, estamos aqui para especificar e auxiliar no uso de uma plataforma EaD em questão: o ambiente Moodle, utilizado por mais de 70 mil usuários e disponível em mais de cem idiomas, contando com um círculo de contas em mais de 200 países.

A plataforma é gratuita, interativa, responsiva e fácil de ser utilizada, porém, se ainda há alguma dúvida, você veio ao lugar certo. Indicamos três sugestões para usar ambiente Moodle da melhor forma em EaD!

Ambiente Moodle: o que é e o que influencia em EaD

A plataforma Moodle é bastante utilizada por pessoas, empresas, cursinhos e instituições de fomento a educação em geral. Em contexto, o ambiente Moodle é uma plataforma de interface e de disponibilização de conteúdos educacionais.

Suas principais características são:

Sistema de código aberto (open source) para que os próprios produtores possam desenvolver os cursos da forma que desejarem;

Criação de plugins e funcionalidades;

Instalação do Moodle no próprio servidor ou a possibilidade de solicitar um parceiro oficial para ajudar na configuração;

Elaboração de provas e testes para certificação;

100% responsivo.

No que compete à EaD, o ambiente Moodle tem um papel essencial quando o assunto é arquitetar cursos online. Num mercado repleto de plataformas e-learning, o Moodle é uma das mais antigas do ramo presente no mercado!

Ligado ao âmbito virtual, o ambiente Moodle propicia várias funcionalidades que facilitam o aluno, como: acompanhar as atividades do curso pela internet.; possibilidade de login com usuário e senha; acesso pela internet em qualquer computador; estudar pelo conteúdo disponibilizado pelos professores, interagir com fóruns e outros recursos. Portanto, são muitas as soluções para que os alunos possam interagir, buscando o máximo em aprendizagem.

Sendo assim, passaremos para as três sugestões para usar ambiente Moodle da melhor forma em EaD! Acompanhe!

3 sugestões para o seu ambiente Moodle: utilize-o e incremente seu projeto EaD

1: Saiba configurar seus cursos de acordo com os formatos disponíveis

O ambiente Moodle pode ser configurado de três maneiras, dependendo do seu projeto EAD. Essas são: formato social, formato semanal e formato em tópicos.

2: Saiba transmitir e organizar conteúdos de apoio as aulas

A facilidade de comunicação no ambiente Moodle é o que o difere, muitas vezes, das demais concorrências. Sendo um software ou ferramenta que pode produzir cursos e páginas da web, a possibilidade de unir o padrão de ensino, tanto presencial quanto a distância, fica bastante claro.

Para isso, você precisa utilizá-lo de forma que seja aproveitado todos esses recursos. Transmitir e organizar o conteúdo de apoio as aulas é um dever seu! Faça-o com sabedoria.

3: Saiba os recursos para desenvolvimento de atividades

O ambiente Moodle possibilita a organização dos recursos para desenvolvimento de atividades. Dessa forma, a divisão entre materiais estatísticos e materiais dinâmicos é o que faz a plataforma possuir destaque no ramo EAD.

Em exemplo, os materiais estatísticos são: páginas de texto comum e páginas de texto web, conteúdos de pastas e páginas web.

Já nos materiais dinâmicos constam as atividades, que podem ser: o chat, o fórum, os diários, a avaliação do curso, a pesquisa de opinião e etc.

Os recursos são vastos e a possibilidade de transparência é clara. Esse ambiente permite que você possa dispor informações de forma fácil, com um design customizável e interativo!

Gostou de conhecer as três sugestões para usar ambiente Moodle da melhor forma em EaD? Queremos saber a sua opinião!

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.