Qual a importância da cultura digital para a educação?

04/01/2022 18:01:36

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Desde que a internet se popularizou (em meados de 1995 até cerca de 2010), os recursos digitais eram utilizados como uma ferramenta de apoio,a cultura digital se refere ao uso permanente dos recursos digitais existentes e das linguagens associadas ao que chamamos de mundo digital.

Como saber que em determinado site há cultura digital?

Quando lembramos das primeiras formas de comunicação, logo percebemos o quanto este segmento evoluiu. Das cartas enviadas por correio até o famoso whatsapp, fica nítido o quanto a forma de se comunicar evoluiu.

E assim usamos outros tipos de cultura digital,vou listar alguns exemplos.

Blogs

Quem nunca entrou em algum blog para ler assuntos específicos, pesquisas e conexão com outras pessoas,dividindo experiência  Este tipo de meio de comunicação é um dos mais acessados do mundo por ser fácil, prático e sem nenhum restrição muito específica.

Os famosos memes

A internet é um espaço tão amplo que de um dia para outro podem ter sido criados diversos tipos de conteúdos. Um que ganhou destaque nos últimos anos foram os “memes”.

O termo nada mais é um vídeo, imagem ou trechos que se espalha na internet de forma instantânea e rápida. É, basicamente um conteúdo viral,onde é usado para diversão.

Como adaptar a sua empresa à cultura digital

A pergunta que ainda resta é: afinal, como usufruir de tantos benefícios da cultura digital? 

O primeiro passo você já tomou, que é entender mais sobre o conceito em pauta. Agora, há a importância de identificar quais são as necessidades e metas da sua empresa. 

Em seguida, veja quais são os recursos tecnológicos que mais fazem sentido para as demandas dos negócios. Além disso, ajustar o tom de voz e a linguagem da marca também é crucial. 

Sem esse cuidado, fica muito mais difícil se comunicar de forma clara e, assim,  impactar os seus clientes. 

Mais um passo importante é difundir a ideia de cultura feita digitalmente por toda a sua empresa e, claro, sempre treinar e atualizar as suas equipes. 

O que mudou com a cultura digital?

Ao longo do post, comentamos as mudanças que a cultura digital gerou. Vejamos alguns exemplos!

Educação

As TICs no campo educacional representam um grande avanço. Um exemplo é sua implementação no currículo de estudo, como o ensino da informática.

Além disso, permitem que, cada vez mais, as informações estejam acessíveis para todos os alunos.

A tecnologia chegou às escolas para capacitar ainda mais seus alunos.

Organizações

As organizações públicas e privadas se desenvolveram com mais rapidez e sucesso por meio de planejamento baseado na cultura digital.

Os Estados que se adaptaram à cultura digital conseguiram uma aproximação das pessoas em suas comunidades e vice-versa, obtendo uma maior inclusão para o avanço da sociedade.

No setor privado, as organizações alcançaram um nível mais alto de competitividade em relação aos seus pares.

Finanças

Com a implementação de estruturas inovadoras e altamente globais, a cultura digital mudou a maneira como vendemos nossos produtos e serviços ao mundo.

As estratégias de marketing mudaram e, hoje, se baseiam na criação de um vínculo com os usuários por meio do uso de recursos tecnológicos, obtendo um relacionamento empresa-consumidor capaz de gerar um maior volume de vendas.

Empreendimentos

A cultura digital, via internet, serviu de estrutura fundamental para concretizar os sonhos e as estruturas de negócios que nasceram do próprio impulso dos empreendedores,

Com o uso das redes sociais, as pessoas têm acesso a uma nova forma de marketing chamada de Marketing Digital. É evidente, então, que a cultura digital é a base do Marketing Digital, já que ela permite desenvolver estratégias com o uso de meios tecnológicos.

Depois de terminar este post, você certamente notou que a cultura digital é tudo o que nos cerca ciberneticamente. Ela conseguiu, em tempo recorde, globalizar a economia, tecnologia, política e cultura, gerando uma crescente intercomunicação entre todos os países, aumentando a comunicação e levando conhecimento para o mundo.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Qual AVA é melhor para EAD?

Moodle [plataforma ead] - 11/09/2017

Nove apps para estudar online fácil

Moodle [plataforma ead] - 14/02/2018