Qual é a importância da educação digital?

20/12/2021 19:12:56

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Negar a importância de se pensar e discutir a educação digital atualmente é quase o mesmo que negar a relevância da tecnologia no nosso dia a dia,Home office, videoaulas, cursos online e videoconferências foram palavras que fizeram parte do 2020 foi um ano em que diversas atividades tiveram que se adaptar aos novos contextos. Por conta da pandemia da Covid-19, muitas rotinas precisaram adotar modelos remotos, intermediados por meio das TICs, as Tecnologias da Informação e Comunicação. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre educação digital.

Tantas rotinas e comportamentos mudaram desde então, mas a sala de aula, na maioria dos lugares do país, continua a mesma de décadas atrás.

O problema é que o ambiente da educação é justamente um dos que mais tem necessidade de se renovar na Era da Informação

Você já deve ter percebido que incluir ferramentas e metodologias que englobam a tecnologia digital pode ajudar alunos e professores, além de contribuir para o processo de aprendizado,listamos outros motivos que tornam a educação digital tão importante para estudantes.

Principais vantagens da educação digital

  •  Dinâmico e Atrativo

Ao ampliar as possibilidades, tanto para alunos quanto para professores, os recursos digitais permitem que as aulas sejam significativas e motivadoras, tornando o aprender muito mais dinâmico e atrativo. Quando novas formas de aprender e ensinar são inseridas na rotina, o interesse dos alunos cresce, gerando maior atenção e criatividade.

  • Aumenta a autonomia e independência do aluno

A tecnologia pode aumentar a autonomia e independência do aluno, permitindo que ele seja o principal agente de sua aprendizagem. Quando os conteúdos são passados de forma atraente, a tendência é que os discentes busquem novas maneiras de resolver os problemas apresentados em sala de aula.

  • Facilita o acesso às informações e aos conteúdos

Existem diversos recursos digitais que facilitam o acesso às informações e aos conteúdos, promovendo a democratização da aprendizagem. Afinal, com os recursos digitais em mãos, os alunos podem superar a limitação de ter apenas a explicação dos professores e buscar, por si mesmos, novas ideias e conceitos, exercitando o pensamento crítico.

  • Promove o desempenho individual e coletivo

Contando com o ambiente virtual de aprendizagem, os estudantes geram dados de desempenho aos professores, que podem entender quais são as maiores demandas e dificuldades escolares. Assim, o educador pode rever suas práticas a fim de atender os alunos individualmente e o coletivo.

Apesar de muitos ainda torcerem o nariz, a educação digital é um caminho sem volta,simplesmente porque é muito mais eficiente,demanda menos recursos, é escalável e mais democrática que o ensino tradicional.

O ensino digital veio para ficar e vai evoluir muito mais,então fique ligado nas novidades da era digital.


 

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

5 dicas sobre como customizar o Moodle

Moodle [plataforma ead] - 03/08/2015

Como vender consultoria on-line

Sem Categoria - 08/04/2016