5 dicas para contornar conflitos entre alunos em EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 18/05/2018 - 21:05:44 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 dicas para contornar conflitos entre alunos em EAD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Ao juntar pessoas diferentes no mesmo lugar é inevitável que as diferenças apareçam. Muitas vezes essas diferenças podem contribuir para um ambiente mais plural e melhorar ainda mais a experiência dos envolvidos, mas as vezes, essas diferenças podem criar atritos. Por isso, fique atento a essas dicas para contornar conflitos entre alunos em EAD.

1 – Olhos abertos

Quando vemos duas pessoas em conflito, muitas vezes pensamos que aquilo veio do nada. No entanto, nada poderia ser mais enganoso.

Todo conflito cresce aos poucos se alimentando de várias pequenas coisas que acontecem no dia a dia até que, como diz o ditado, tem a última gota que transborda o copo.

Para contornar conflitos entre alunos em EAD, é importante ficar atento quando eles nascem e já agir imediatamente para impedir que aquilo cresça e prejudique não só os envolvidos como também o resto da turma.

2 – Identifique a origem

É muito difícil modificar qualquer coisa que não entendemos e se adicionarmos pessoas a essa equação, tudo fica ainda mais complicado.

Por isso é importante, assim que perceber qualquer rusga, entender a origem daquilo para que se consiga contornar conflitos entre os alunos em EAD.

Pode ser um trabalho em grupo que alguém não fez sua parte, poder ser alguém que chegou atrasado e atrapalhou uma tutoria, pode ser por religião, política ou ainda futebol, não importa, para contornar conflitos entre alunos em EAD você precisa entender a causa deles e agir para solucioná-la.
 

3 – Ataque a doença, não o sintoma

Uma armadilha muito comum em qualquer sala de aula, seja ela física ou virtual, é esquecer que os alunos são pessoas completas e não apenas uma esponja que absorve conhecimento.

Aquele aluno que não entregou o trabalho e agora todo mundo está bravo com ele pode ter problemas pessoais bem graves que estão atrapalhando seu rendimento acadêmico. Ou pode ser que tenha problemas de equipamento e por isso atrasou para entrar na tutoria, ou ainda uma doença, ou qualquer outra coisa que aconteceu fora do curso, mas que está afetando o desempenho dele lá dentro.

Para contornar conflitos entre alunos em EAD você deve levar tudo isso em consideração, então mantenha também os ouvidos abertos, converse, encaminhe o caso para o conselheiro acadêmico ou busque outras soluções com o aluno que estiver causando o conflito.

4 – Resolva fora da sala

Muitas vezes é impossível tratar do assunto da aula e ainda resolver questões paralelas, por isso não tenha medo de chamar os alunos envolvidos nos problemas para conversar no privado ou monte um chat separado. Esse isolamento por si só pode modificar a dinâmica e facilitar uma aproximação.

5 – Mantenha a calma

Conflitos podem crescer ao ponto de atrapalhar o andamento das atividades, principalmente se ocupam muito espaço nos chats ou palestras, impedindo que a turma se comunique. Quando isso acontecer, evite entrar no conflito, busque sempre acalmar os ânimos e reestabelecer o diálogo respeitoso.

Mas para contornar conflitos entre alunos em EAD você deve agir como um elemento que traz a resolução, o diálogo e não mais um elemento de desordem nas turmas. É um grande desafio de controle emocional manter a calma em horas assim, por isso mesmo é tão importante. Apenas mantendo a calma conseguiremos buscar a resolução mais adequada para qualquer situação.

Você tem alguma experiência resolvendo conflitos? Deixe um comentário, divida com a gente a sua experiência.
 

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.