Quatro sugestões para ampliar interação entre alunos de EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 21/02/2018 - 10:02:16 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Quatro sugestões para ampliar interação entre alunos de EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Mesmo com as vantagens de estudar a distância e os métodos utilizados, ainda existe um grande obstáculo nesse meio que corresponde a interação entre os alunos. Pensando nisso, vamos te dar várias dicas sobre como ampliar interação entre alunos de EaD! Os estudantes que optam pelo Ensino a Distância, o fazem muitas vezes por não conseguirem frequentar aulas presenciais. Outra dificuldade é se adequar a forma de ensino tradicional ou por maiores empecilhos, como horário, etc. Sendo assim, como é possível unificar todos os estudantes para que exista uma maior interação entre eles para que possam, também, aprender a trabalhar em grupos?

Fóruns online

Uma das soluções apresentadas é o uso de fóruns online. Os fóruns permitem que muitos alunos que tenham acesso à internet, utilizem o mesmo para que exista troca de conhecimentos, permitindo uma interação maior entre os envolvidos. Ademais, os fóruns podem ficar por um longo tempo abertos, o que é necessário para ampliar interação entre alunos de EaD.

Trabalhos em grupo

Um meio que pode ampliar interação entre alunos de EaD é o uso de trabalhos em grupos. O aluno em trabalhos de grupo participa, existindo uma troca constante de experiências. Esse meio é utilizado em aulas presenciais e se mostra eficiente. Os trabalhos em grupos permitem uma relação interpessoal, iniciando uma troca de conhecimento e estreitando os laços. Entretanto, os horários daqueles que utilizam o Ensino a Distância, nem sempre são compatíveis. Para isso, a solução sugerida para esta situação é permitir que tenham espaços longos nas entregas de trabalhos, para que assim, haja tempo dos alunos se programarem de forma que realizem o trabalho, de fato, em grupo.

Games

A utilização de jogos online ajuda na competitividade e pode ajudar a ampliar interação entre alunos de EaD. A competitividade saudável colabora para uma interação entre os próprios estudantes, já que sempre existirá a busca para saber onde errou e como se sobressair nos próximos jogos.  Para adentrar mais em grupos e contribuir para uma interação em maior escala, é necessário fazer com que os jogos sejam também em grupos, seja na criação de um jogo ou execução. Isso fará com que os estudantes tenham cada vez mais contato e atinjam várias áreas de aprendizagem como a importância de saber trabalhar em equipe.

Grupos de bate-papo

Outro método é a utilização de grupos virtuais utilizando tecnologias que hoje estão acessíveis para a maior parte da comunidade que participa dos estudos a distância, como por exemplo, grupos via Facebook e Whatsapp. Ao utilizar essa prática, existirá não só troca de contato entre os alunos, mas também uma troca de noticiais, reportagens e outros meios que possam dar acesso a informação que compreendem aos seus ensinamentos. Como são meios acessíveis a quase todos, essa troca de conhecimento fica mais fácil e acessível aos alunos. Grupos em redes sociais permitem o diálogo, troca de conhecimentos e estreitamento de laços. Mas e então, aprendeu tudo sobre ampliar interação entre alunos de EaD? Deixe seu comentário com suas dúvidas ou sugestões e até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.