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Você sabe o que é marketing? Apesar de ser um termo muito utilizado dentro de um ambiente empresarial, muitas pessoas possuem uma ideia errada das aplicações do marketing para alcançar resultados efetivos.

Marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos para o desenvolvimento das empresas.

É uma palavra derivada do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, o estudo das causas, objetivos e resultados produzidos através das diferentes formas de como as empresas lidam com o mercado.

Objetivos do marketing

Acabamos de abordar alguns conceitos sobre o que é marketing, mas qual é o real objetivo de uma estratégia de marketing? Geralmente, a primeira associação feita em relação ao marketing é o aumento no número de vendas – mas os objetivos do marketing são mais amplos que isso:

  • Aumentar a visibilidade sobre marca, produtos e serviços;
  • Gerenciar uma marca e melhorar o seu posicionamento no mercado;
  • Construir boas relações com clientes e parceiros comerciais;
  • Educar o mercado sobre a solução oferecida pela sua empresa;
  • Fidelizar clientes;
  • Engajar os colaboradores;
  • Vender mais.

Formatos do marketing

De acordo com o posicionamento da empresa ou com as soluções comercializadas, existem formatos do marketing que são mais adequados. Confira a seguir quais são os principais desses formatos.

Marketing digital

O marketing digital explora os canais digitais para realizar ações que impactam o consumidor – como redes sociais, e-mail, blog corporativo, buscadores, aplicativos, entre vários outros. Trata-se de uma das vertentes mais atuais do marketing e possui diversos benefícios para as empresas que utilizam.

Marketing de conteúdo

Esse formato de marketing ganhou muito destaque nos últimos anos por conta da sua eficiência e baixos custos de execução. O marketing de conteúdo é baseado na criação de conteúdos úteis para o público com o intuito de construir bons relacionamentos, ampliar a visibilidade da empresa e conduzir os usuários até o momento da compra.

Marketing de referência

Você já ouviu falar sobre o “boca a boca”? Muitos consumidores tomam a sua decisão de compra com base nas indicações recebidas de pessoas em quem confiam, certo? O marketing de referência busca criar as condições ideais para que a sua marca ganhe mais alcance e seja indicada entre o público.

Marketing direto

O marketing direto busca entregar uma mensagem diretamente para o público-alvo – seja através de ligações, e-mail, mala direta, cartas, entre outras formas. Com a migração do consumidor para o mundo digital e o crescimento da busca por informações, essa estratégia tende a ser mais efetiva em situações específicas.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento possui o objetivo principal de construir bons relacionamentos com o público. Com isso, você pode melhorar a percepção em relação à sua marca, educar o público e satisfazer o consumidor.

Marketing é Publicidade?

Confundir Marketing com Publicidade é bastante comum. São áreas de igual importância e atuam em parceria, mas com funções diferentes. A Publicidade é mais voltada à divulgação de um produto ou serviço. Já o Marketing prevê o gerenciamento de um processo mais amplo.

Por exemplo: A criação do anúncio, adequado às diferentes mídias, e o acompanhamento de sua veiculação, são ações da área de Publicidade. Já o Marketing avalia o retorno desse anúncio publicitário, o peso do produto no mix de vendas da empresa, a satisfação dos clientes e as datas dos próximos lançamentos, entre outros aspectos que acontecem antes, durante e depois da atuação da Publicidade.

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