O Que é o Marketing?
24/02/2022 19:02:58Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Blog > Educação a Distância > O Que é o Marketing?
Você sabe o que é marketing? Apesar de ser um termo muito utilizado dentro de um ambiente empresarial, muitas pessoas possuem uma ideia errada das aplicações do marketing para alcançar resultados efetivos.
Marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos para o desenvolvimento das empresas.
É uma palavra derivada do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, o estudo das causas, objetivos e resultados produzidos através das diferentes formas de como as empresas lidam com o mercado.
Objetivos do marketing
Acabamos de abordar alguns conceitos sobre o que é marketing, mas qual é o real objetivo de uma estratégia de marketing? Geralmente, a primeira associação feita em relação ao marketing é o aumento no número de vendas – mas os objetivos do marketing são mais amplos que isso:
- Aumentar a visibilidade sobre marca, produtos e serviços;
- Gerenciar uma marca e melhorar o seu posicionamento no mercado;
- Construir boas relações com clientes e parceiros comerciais;
- Educar o mercado sobre a solução oferecida pela sua empresa;
- Fidelizar clientes;
- Engajar os colaboradores;
- Vender mais.
Formatos do marketing
De acordo com o posicionamento da empresa ou com as soluções comercializadas, existem formatos do marketing que são mais adequados. Confira a seguir quais são os principais desses formatos.
Marketing digital
O marketing digital explora os canais digitais para realizar ações que impactam o consumidor – como redes sociais, e-mail, blog corporativo, buscadores, aplicativos, entre vários outros. Trata-se de uma das vertentes mais atuais do marketing e possui diversos benefícios para as empresas que utilizam.
Marketing de conteúdo
Esse formato de marketing ganhou muito destaque nos últimos anos por conta da sua eficiência e baixos custos de execução. O marketing de conteúdo é baseado na criação de conteúdos úteis para o público com o intuito de construir bons relacionamentos, ampliar a visibilidade da empresa e conduzir os usuários até o momento da compra.
Marketing de referência
Você já ouviu falar sobre o “boca a boca”? Muitos consumidores tomam a sua decisão de compra com base nas indicações recebidas de pessoas em quem confiam, certo? O marketing de referência busca criar as condições ideais para que a sua marca ganhe mais alcance e seja indicada entre o público.
Marketing direto
O marketing direto busca entregar uma mensagem diretamente para o público-alvo – seja através de ligações, e-mail, mala direta, cartas, entre outras formas. Com a migração do consumidor para o mundo digital e o crescimento da busca por informações, essa estratégia tende a ser mais efetiva em situações específicas.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento possui o objetivo principal de construir bons relacionamentos com o público. Com isso, você pode melhorar a percepção em relação à sua marca, educar o público e satisfazer o consumidor.
Marketing é Publicidade?
Confundir Marketing com Publicidade é bastante comum. São áreas de igual importância e atuam em parceria, mas com funções diferentes. A Publicidade é mais voltada à divulgação de um produto ou serviço. Já o Marketing prevê o gerenciamento de um processo mais amplo.
Por exemplo: A criação do anúncio, adequado às diferentes mídias, e o acompanhamento de sua veiculação, são ações da área de Publicidade. Já o Marketing avalia o retorno desse anúncio publicitário, o peso do produto no mix de vendas da empresa, a satisfação dos clientes e as datas dos próximos lançamentos, entre outros aspectos que acontecem antes, durante e depois da atuação da Publicidade.
EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ
Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Dicas para gerenciar e motivar equipes de instruto...
Educação a Distância - 04/04/2023
5 vantagens de mentoria para empreendedores web
Sem Categoria - 19/04/2016
8 Problemas Frequentes Do Moodle E Como É Fácil R...
Moodle [plataforma ead] - 26/01/2016
Como fazer captação profissional de áudios para vi...
Moodle [plataforma ead] - 21/09/2017