O que é educação digital no Brasil?

03/01/2022 13:01:00

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

As tecnologias digitais facilitaram o acesso a informações e conhecimentos, com rapidez e interação com os diversos tipos de mídias, um maior número de pessoas busca explorar, experimentar, participar, colaborar e compartilhar conteúdos por meio dos dispositivos móveis conectados à Internet.

No Brasil, o percentual de estudantes de 10 anos ou mais de idade com acesso à internet subiu de 86,6%, em 2018, para 88,1% em 2019. Apesar disso, 4,3 milhões ainda não utilizavam o serviço e a maior parte era de alunos de escolas públicas (95,9%). Ao todo eram 4,1 milhões de estudantes da rede pública de ensino sem o acesso à internet, enquanto na rede privada eram apenas 174 mil alunos sem conexão. Os números estão na Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada pelo IBGE, que investigou no último trimestre de 2019 o acesso à tecnologia da informação e comunicação (TIC). A pesquisa analisou as informações do período entre 2016 e 2019, sobre o acesso à internet e à televisão, além da posse de celular.

A pesquisa indicou ainda que, em 2019, o uso do celular para acessar a internet atingiu a 97,4%, o que representou um avanço, mas, ainda assim, o percentual dos alunos de escolas públicas que tinham o aparelho para uso pessoal era apenas 64,8%, sendo que nem todos eles tinham acesso à rede. Na rede privada, o uso era bem maior e alcançava 92,6%. A diferença era ainda maior no Norte do país, onde apenas 47,5% dos alunos do ensino público tinham um celular. Entre os estudantes da rede pública sem telefone celular em 2019, 41,2% disseram que era pelo alto custo do aparelho.

Qual a importância do acesso à internet no século XXI?

Mesmo antes da pandemia de Covid-19, as atividades feitas offline e online já estavam começando a se confundir. Isso porque estamos cada vez mais na Era da Informação, na qual a tecnologia se torna fundamental para as relações entre pessoas, mercados e governos.

Assim, governos podem se digitalizar, se modernizar e tornar seus serviços mais eficientes; setores educacionais podem oferecer educação à distância; mercados podem produzir em regime de home office; e a sociedade, como um todo, vai aprendendo um novo tipo de interação, que vai se tornando essencial.

Até para interação entre as pessoas,a internet é super importante para conectar as pessoas,ela leva diversão e aprofunda estudos,devemos levar todo o acesso a internet para todos no Brasil.

Conclusão

É interessante fazer um exercício de reflexão: ”como estaria minha vida hoje sem a internet?’‘. Provavelmente, seria completamente diferente, porque estar longe dessa conexão é estar à margem da sociedade.

Isso nos força a pensar que o acesso à internet é um direito fundamental. E, assim como outros direitos, há dificuldades de universalização. Mas as experiências globais nos mostram que fazer essa inclusão agora pode ser vital para um país menos desigual e mais desenvolvido,assim levando conhecimento a todos.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

5 Desafios de um curso EAD

Moodle [plataforma ead] - 25/10/2017

6 microfranquias baratas para começar agora

Sugestão de Cursos - 24/08/2019

Conheça EaD: 3 vantagens e 3 desvantagens

Educação a Distância - 27/09/2018