Como vender uma plataforma Ead
15/12/2021 18:12:15Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como vender cursos online de sucesso. Se você está pensando em começar a empreender um negócio EAD, deve estar atento aos desafios que irá encontrar nessa jornada.
Caso você já esteja inserido nesse mercado, também é importante conhecer alguns fatores que são considerados cruciais no processo de venda de cursos online e no sucesso do seu negócio como um todo.
Um ponto que muitos empreendedores encontram dificuldades é na hora de vender cursos online e desenvolver estratégias comerciais para captar mais alunos. Esse é um dos grandes desafios de pessoas que buscam ser referências em seu segmento e obter lucro através da comercialização de seus cursos EAD.
Pensando nisso, para te ajudar nesse processo de como vender cursos online e aumentar o seu faturamento, separei algumas dicas para você otimizar sua estratégia comercial e conquistar cada vez mais alunos para o seu curso EAD.
Deste modo, este artigo foi criado como forma de ser um guia completo e definitivo para te ajudar no desafio de vender cursos online. Espero fazer com que isso se torne menos custoso e mais eficiente para você e para o seu negócio.
Segmente seu Mercado
Se você é um empreendedor e está buscando informações sobre como vender cursos online, saiba que você deve iniciar seus trabalhos com um nicho de mercado preestabelecido.
Pense que no começo os seus recursos podem ser menores e focar em um segmento único de mercado o ajuda no melhor direcionamento de suas divulgações e seus esforços.
Isso ajuda também a ser considerado uma referência em determinado assunto. Seus alunos em potencial podem não conhecer você e imaginar que você “atira para todos os lados”. Por isso, é importante trabalhar com foco no início.
Você verá que desta forma será muito mais fácil se estruturar, vender cursos online e se estabelecer no mercado de cursos EAD.
Expanda em médio ou longo prazo
Após o seu negócio estar mais estruturado e consolidado no mercado, vale a pena pensar se existe outro tipo de demanda a ser trabalhado.
Interessante avaliar o comportamento dos seus alunos a partir de uma plataforma EAD e verificar se existe alguma tendência em relação a um possível novo segmento.
Essa ideia é interessante visto que será possível diversificar os seus cursos no momento que o seu negócio já tiver um nome no mercado.
Você pode oferecê-los a alunos antigos em caráter promocional, buscar indicações e oferecer novas possibilidades de cursos online para cativar outros públicos e ampliar o leque de opções da sua empresa.
Conheça bem o seu aluno em potencial
Conhecer o seu público-alvo é fundamental para você vender cursos online de forma eficaz e com o menor investimento possível.
Ao estudar e analisar a fundo os seus alunos em potencial, você poderá direcionar melhor os seus esforços para onde de fato os seus alunos se encontram. Além disso, se você conseguir entender quais são os seus hábitos e atitudes no que se refere ao consumo de um curso online vai te ajudar bastante na hora de vender esses cursos EAD.
O ideal aqui é você se comportar como um verdadeiro aluno em busca de um curso online. Os tópicos seguintes te ajudarão a encontrar algumas respostas para esse estudo de público-alvo.
A visão do aluno
Quem determina o sucesso ou insucesso do seu curso online são os próprios alunos. São eles que estão ali para adquirirem novas competências profissionais, e até mesmo pessoais, a partir da oferta do seu curso.
Neste contexto, faço um questionamento a você: como vender cursos online sem saber a visão do seu aluno em potencial? Você pode até conseguir vender cursos online sem conhecer a fundo o seu público-alvo, mas é certo que você terá um esforço muito maior caso o fizesse de maneira correta.
Deste modo, procure avaliar onde essas pessoas buscam por informações, de que maneira elas o fazem, o que levam em consideração, quais as suas principais objeções, o que elas esperam com um curso online…
Essas e outras perguntas podem ajudar você a conhecer melhor o seu aluno em potencial e, com isso, direcionar melhor seus esforços e investimentos para captá-lo. Trabalhar de forma estratégica sempre fará com que você economize recursos e tenha menos trabalho no alcance dos seus objetivos.
Interaja sempre com os seus alunos
Como em qualquer serviço, a comunicação é fundamental para gerar confiabilidade.
É importante que o seu aluno, ou aluno em potencial, tenha um contato direto para tirar suas dúvidas e receber informações pertinentes a respeito do seu curso online. Esse contato deve ser de fácil acesso para seus alunos para que não haja ruídos nesse processo de comunicação.
Interagir com seus alunos fará com que os mesmos nunca se sintam sozinhos, auxiliando no processo de indicação de novos alunos.
Utilize canais de comunicação que melhor se adequem ao seu negócio, como por exemplo: email, telefone, mídias sociais ou, se for preciso, presencialmente na unidade física de sua instituição. Mais a frente falaremos sobre as melhores formas de divulgação para vender cursos online.
É legal nesse caso procurar trabalhar com perfis de público-alvo com características semelhantes entre si, como são chamadas as personas. Confira a seguir como criar uma persona para vender cursos online.
Tenha uma plataforma EAD completa e personalizável
Um dos grandes trunfos de quem decide investir em um negócio de cursos online é que você consegue otimizar processos e custos a partir de uma solução única.
Com uma plataforma EAD completa é possível que você hospede, gerencie e comercialize cursos online de forma prática e intuitiva. É importante que a plataforma EAD que você escolher para o seu negócio tenha todas as funcionalidades essenciais para o bom funcionamento do seu curso online.
Quem busca informações sobre como vender cursos online deve estar atento no momento de escolher uma solução que consiga transmitir a sua ideia através de uma plataforma de ensino a distância.
O ideal também é ter uma plataforma personalizada para cativar a atenção e o interesse do seu aluno e do seu aluno em potencial. Isso é fundamental para o sucesso do seu negócio como um todo.
A plataforma EAD que você utilizar irá influenciar diretamente na forma que você for vender cursos online. Quanto mais completa e robusta é a plataforma EAD do seu negócio, mais possibilidades você poderá oferecer em termos de recursos aos seus alunos em potencial.
Como sabemos, a educação online vem mudando a forma como as pessoas interagem entre si e consomem conteúdos educativos. Quanto mais possibilidades você oferecer ao seu aluno, mais fácil será para você vender cursos online.
Tenha uma página de vendas otimizada
Ter uma página de vendas otimizada para conversão é um fator fundamental para aumentar as vendas dos seus cursos. É importante que todas as informações relevantes do seu curso estejam presentes para que o aluno não tenha dúvidas na hora de fechar o negócio.
Outro ponto interessante é que ter uma página de vendas completa, com a possibilidade de pagamento sem intermediários, faz com que você automatize esse processo e ganhe tempo e dinheiro, visto que o aluno não precisará entrar em contato com a sua empresa para se matricular no seu curso online. Trabalhe para que isso ocorra sempre.
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