Como educação a distância pode ser usada como estratégia de capacitação?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 21/02/2017 - 10:02:30 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como educação a distância pode ser usada como estratégia de capacitação?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

EAD (Educação à distância)

Você tem tempo para estudar? Muitas pessoas vão responder, sem pensar: “Não”. Essa é uma realidade comum na sociedade. O tempo livre está cada vez mais curto e não sobra espaço nem para momentos de lazer, quanto mais para estudo. Entretanto, a capacitação constante é importantíssima para o desenvolvimento de um profissional, principalmente, em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido. Por isso, a educação à distância é uma solução para desenvolver o conhecimento profissional. A sociedade muda constantemente: novas tecnologias, descobertas e modernizações em todos os campos profissionais. Portanto, é fundamental ter uma estratégia de capacitação rápida, eficiente, barata e de fácil acesso.

Capacitação de colaboradores

O método de ensino é amplamente usado por diversas empresas, as quais possuem a preocupação de atualizar e capacitar colaboradores. A grande vantagem é que esse processo atinge muitas pessoas ao mesmo tempo, que não estão, necessariamente, no mesmo espaço ou região. Aliás, a EAD é muito importante, principalmente, em cidades e estados que estão longe dos polos acadêmicos e de pesquisas. Com isso, a democratização do ensino é construída. Outro ponto importante, para o mundo corporativo, é o fato de a educação à distância estar disponível em qualquer horário e local – basta apenas um computador com acesso à internet. Dessa maneira, o período de estudo é flexível e, por conseguinte, otimizado. Em suma: não há perda de tempo para o transporte a uma instituição de ensino.

Conteúdo atual e flexível

Mesmo criando uma padronização no material de ensino recebido por todos os alunos, a EAD permite atualização constante no conteúdo. Por meio de dados enviados pela internet, é possível acrescentar informações ou novos módulos em cada curso, tornando-o sempre atual e recente. Além disso, há uma flexibilidade no processo de aprendizado. O aluno pode fazer o próprio cronograma de ensino. Logo, a conclusão do curso pode se tornar mais rápida, atendendo, dessa maneira, à agilidade exigida no mercado de trabalho.

Ferramentas importantes para EaD

Este é um assunto bastante importante quando o tema é a EAD. Afinal, sem tecnologia não se faz educação à distância. Não é? A tecnologia será responsável por criar e sustentar a plataforma do curso. Além disso, é o que permite a interação entre aluno e professor, a atualização do conteúdo, a flexibilidade no horário de estudo, a autonomia do aluno e a produção de material multimídia, isto é, a possibilidade de mesclar imagens, textos, vídeos, infográficos, áudios e fóruns de discussões. Mas, para isso acontecer, é importante ter um ambiente eficiente de aprendizagem à distância.

A plataforma Moodle

É o caso do Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), desenvolvido em 1999, pelo australiano Martin Dougiamas. O Moodle é uma plataforma gratuita e de fácil acesso (bastar fazer o download no site). O software disponibiliza diversas ferramentas que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade do professor. Pode-se montar o layout da página de acordo com a proposta do curso, criando um ambiente exclusivo e personalizado. A plataforma coloca o aluno como protagonista do aprendizado, priorizando os momentos de interação. O Moodle tem como filosofia educacional o “construcionismo”, isto é, o conhecimento não deve ser transmitido concretamente, e sem inventividade, para o aluno por meio de livros e aulas expositivas, simplesmente. Mas sim, deve ser construído na mente do estudante.  O professor orientará o aluno na construção desse conhecimento, baseando-se nas habilidades do orientando. Dessa maneira, o aluno se torna um participante ativo no próprio processo de aprendizado. Gostou do artigo? Continue comentando abaixo e vamos debater mais sobre EaD e Moodle!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Os maiores erros na hora de avaliar alunos EAD

Os maiores erros na hora de avaliar alunos EAD

Educação a Distância - 15/07/2018

5 razões para ter videoaulas em EAD

5 razões para ter videoaulas em EAD

Educação a Distância - 03/01/2019