Qual a importância da era digital na educação?

13/04/2022 19:04:17

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Aumenta a produtividade também chamada por alguns como a era da produtividade, a era digital permite a incorporação de tecnologias que otimizam o tempo de trabalho. Entre elas, aprendizado de máquina, chatbots, computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas.

Quais os benefícios de utilizar essa ferramenta?

torna as aulas mais atraentes e inovadoras: quando ampliamos as possibilidades para os professores e alunos, as aulas, certamente, ficam mais significativas e motivadoras;

contribui para a diminuição da evasão escolar: esse tipo de educação personalizada auxilia os alunos com facilidades ou dificuldades de aprendizagem, despertando o interesse deles;

aprimora a qualidade da educação: formando educadores e auxiliando-os a descobrir novas estratégias para aperfeiçoar o processo educacional e proporcionar novas metodologias e caminhos para o ensino e a aprendizagem;

auxilia na melhoria do desempenho: aumentando a produtividade na lição de casa e ampliando a sala de aula para fora do ambiente escolar.

Qual a importância das ferramentas digitais?

As ferramentas digitais na educação podem ser consideradas materiais de apoio e recursos complementares para o processo de ensino e aprendizagem, pois auxiliam os professores e os alunos, contribuindo com um maior repertório de possibilidades de atividades e interações.

Vamos, então, entender algumas das oportunidades trazem para a educação:

  • Motivação aos estudos

É importante lembrar que os alunos passam horas nas redes sociais. Por que, então, não se adaptar a esse ambiente?

Através das redes sociais, é possível criar um novo espaço de estudos, promovendo a troca de conhecimentos e experiências além das aulas.

  • Sintonia com os momentos extraclasse

Convide os estudantes para um debate, realize perguntas, compartilhe conteúdos dentro dos grupos e traga esses assuntos para a sala de aula, no outro dia, estendendo o que foi abordado online.

Dessa forma, o estudante pode se envolver nas matérias de maneira espontânea.

  •  Grupos de estudo

Ajude na interação entre os alunos e desenvolva um local para que eles possam colaborar entre si com materiais interativos, links e dicas de estudo.

Você, como educador, possui o papel de orientação e pode, também, observar as dificuldades dos estudantes por meio das conversas.

  • Crie um calendário de eventos e chats

Com todas as inovações da era digital, é normal que tenhamos deixado a agenda física de lado. Mas, ainda assim, não vivemos sem um calendário no celular, não é mesmo?

Principalmente agora, que a maioria das atividades estão sendo realizadas de maneira online, nada melhor do que programar as tarefas e organizar a entrega de trabalhos com a ajuda de aplicativos. Desse modo, os alunos poderão acessar e acompanhar tudo que foi planejado.

Você também pode reservar um horário do seu dia para tirar as dúvidas através de um chat, comunicando o período antecipadamente, para que os estudantes preparem suas questões.

 

Enfim, a educação digital na aprendizagem já não é mais questão de escolha. Afinal, o uso das novas tecnologias já faz parte da vida dessas novas gerações fora da sala de aula. Por isso, a sua aplicação em benefício do ensino é um caminho fundamental para aumentar o dinamismo das aulas. Dessa forma, é essencial que os professores saibam integrar as novas formas de ensinar e aprender ao currículo escolar.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Conheça tudo sobre a história do Moodle

Moodle [plataforma ead] - 22/09/2016

Vender cursos online é lucrativo?

Moodle [plataforma ead] - 27/10/2017