Como o metaverso vai impactar a educação?

13/07/2022 14:07:09

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

O metaverso promete criar uma revolução em diversos setores. A novidade tecnológica deve impactar também na educação. Essa nova tecnologia unirá vários elementos, como a realidade aumentada e a realidade virtual, com outros recursos, para criar uma espécie de realidade paralela.
A pessoa pode então ficar nessa imersão e viajar, por exemplo, para vários lugares do mundo, sem sair de casa. O estudante então poderá ir para o ambiente de estudo e até viajar no tempo, voltando ao mundo como ele era antes. As aulas de história se revolucionam com essa tecnologia.
 Agora, com o retorno das atividades presenciais, o mercado está experimentando novos formatos e modelos de ensino.
 

Perspectiva para o metaverso na educação

Assim como as demais tecnologias, o metaverso vai impactar o cenário educacional. Em síntese, o metaverso na educação fornecerá assistência para as aulas ao criar experiências de aprendizado imersivas, coletivas e compartilhadas.
Ademais, ele irá romper com as barreiras da sala de aula, ultrapassando questões como distância (promovendo aulas síncronas e assíncronas), falta de recursos e ausência de contextualização.

Medicina

No Brasil, iniciativas pioneiras, como a MedRoom estão tomando a frente desse movimento. A edtech fundada em 2016 oferece treinamentos para o ensino médico com óculos de realidade virtual. Sua plataforma conta com um laboratório de anatomia humana, um consultório para simulação clínica de atendimento a um paciente e uma central de lâminas para exames.
“O metaverso apresenta uma forma diferente de interação com o conteúdo, mais imersiva do que o formato bidimensional do computador”, afirma. “A ideia é possibilitar atividades que não seriam possíveis numa aula presencial ou no ensino remoto.” Outro exemplo dado pelo biólogo é o treinamento de ressonância magnética. Tradicionalmente, a aula tem como base um equipamento que custa milhões de dólares e envolve radiação, o que pode causar riscos à saúde dos alunos, a realidade virtual surge para tornar o aprendizado mais seguro e produtivo. O melhor formato, diz, seria o híbrido, misturando aulas presenciais e virtuais, com aplicações que “façam sentido”. 

Criaremos nosso ambiente de trabalho colaborativo

Os ambientes de trabalho terão um significado totalmente novo no metaverso. Não haverá limite para os ambientes que podemos criar. Não haverá barreiras entre os ambientes, pois podemos simplesmente alternar entre eles. Imagine um mundo onde empresas de todos os tamanhos possam criar uma experiência desejável para os funcionários em condições de igualdade.
Isso terá um impacto profundo nas condições de trabalho e na satisfação dos funcionários. O conceito de convidar um colega de trabalho para sua “casa” ganhará um novo significado, pois será mais viável do que nunca e ainda mais pessoal.

Impactos do metaverso em números

Uma projeção recente, divulgada pela empresa Gartner, revela impactos expressivos acerca do metaverso na vida das pessoas. De acordo com a pesquisa, em 2026, 1 a cada 4 indivíduos passará pelo menos 1 hora do dia imerso na realidade virtual.
Ainda segundo o estudo, as pessoas já estão utilizando o metaverso para a realização de reuniões, para assistir a shows e participar de eventos virtuais.
No que tange os impactos do metaverso na educação, podemos considerar que tanto professores quanto alunos tenderão atingir um novo nível de compreensão acerca dos impactos da tecnologia e como ela pode maximizar a aprendizagem. 

Possibilidades do metaverso para a educação

As previsões revelam que o metaverso tende a fornecer a imersão do aluno, além de proporcionar oportunidades para melhorar o processo de aprendizagem. 
Em outras palavras, alunos e professores podem se encontrar no espaço virtual, independentemente de sua localização na vida real. Essa oportunidade resultará em uma educação aprimorada.
Imagine, por exemplo, uma sala de aula cheia de alunos ansiosos para aprender sobre História. Através do metaverso será possível retroceder aos primórdios da humanidade, estar “presente” na Primeira Guerra Mundial e até mesmo rever acontecimentos políticos. Incrível, né?

Ademais, será possível clicar em ícones, vivenciar experiências, interagir, ver a aplicação do teórico na prática, estudar em uma sala de aula de outra parte no mundo. Não há limites!

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Funil de Vendas no Marketing Digital

Educação a Distância - 10/07/2023

3 melhores cursos EAD do país

Educação a Distância - 01/08/2016