Como é a educação digital no Brasil?
04/04/2022 19:04:39Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
O Brasil está na 42ª posição do ranking de 50 países avaliados com respeito ao nível de conhecimento atual sobre risco cibernético de suas populações e a relevância das iniciativas para promover educação e treinamento sobre esse tipo de risco no futuro – de acordo com o estudo global Índice de Educação em Risco Cibernético,Já imaginou como pode utilizá-la na sua escola, ajudando na construção da cidadania?
Se você respondeu não a uma ou mais perguntas e quer entender o que é educação digital, confira o post que preparamos!
Afinal, o que é educação digital?
No Brasil, muito se comenta sobre a inclusão digital, que é a busca pela democratização das tecnologias, com o seu acesso por todos. Contudo, pouco se fala da necessidade de uma educação digital. De fato, o termo ainda é novo. Ele se refere ao uso correto, ético e lícito das tecnologias, baseado nos princípios básicos da cidadania.
E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a educação digital não pode ser compreendida apenas como a capacidade de acessar a internet via computador ou dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Os alunos que estão na escola hoje — crianças e jovens — são nativos digitais, ou seja, eles já nasceram em um mundo imerso na tecnologia e conseguem utilizá-la com naturalidade.
No Brasil, fala-se muito em Inclusão Digital, mas pouco em Educação Digital. Enquanto governos e empresas multinacionais investem em equipamentos e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas, falta instrução a respeito do uso correto, de acordo com princípios básicos de cidadania.
Educação Digital e o Marco Civil da Internet
Para que a vida em sociedade fosse possível, as leis foram criadas. Com elas, comportamentos e ações dos indivíduos são controlados de acordo com os princípios da sociedade.
Considerando as transformações ocorridas na sociedade em função do avanço e alcance das tecnologias digitais de informação e comunicação, legisladores foram obrigados a tratar do tema.
Em 2007, surgiu a ideia do projeto que regulamentaria o uso da internet. Porém somente em abril de 2014 foi aprovada a Lei n.º 12.965, chamada de Marco Civil da internet.
Essa lei tem o objetivo de regular o uso da Internet no Brasil por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado.
O texto trata de temas como neutralidade da rede, privacidade, retenção de dados, a função social que a rede precisa cumprir, especialmente no que tange à garantia da liberdade de expressão e à transmissão de conhecimento, além de impor obrigações de responsabilidade civil aos usuários e provedores.
No Artigo 26 da referida norma, é definida a obrigatoriedade de incluir na grade curricular a disciplina de Educação Digital:
“O cumprimento do dever constitucional do Estado na prestação da educação, em todos os níveis de ensino, inclui a capacitação, integrada a outras práticas educacionais, para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico”.
A educação digital na escola é um direito dos alunos e deve ser encarada como tal por toda a rede de ensino, pública ou privada, em todos os níveis de ensino e por todos os educadores.
Educação Digital nas escolas
Para saber qual é o impacto desta lei na rede escolar, pesquisas foram feitas e os resultados são surpreendentes. A educação digital no Brasil é praticamente inexistente!
Em 400 escolas paulistas, entre públicas e privadas, do ensino fundamental e médio, onde ocorreu a pesquisa, identificou-se que a imensa maioria desconhece o que é o Marco Civil da Internet.
A maioria das escolas também não estava familiarizada com a obrigatoriedade da inclusão da educação digital nas escolas, mesmo reconhecendo a relevância do tema.
Ainda que 70% das escolas permitam o contato virtual entre professores e alunos, somente nas escolas privadas estão definidas regras claras de conduta. No setor público isso existe em menos de 40% das escolas.
A maioria dos dirigentes, no setor privado (77%), e metade, no público, afirmam que estão preparados para resolver os conflitos dos alunos no ambiente virtual, como cyberbullyng (intimidar e hostilizar alguém usando o espaço virtual) e sexting (compartilhamento de mensagens de conteúdo sexual usando as tecnologias digitais).
No entanto, este tema está devidamente planejado em somente 64% das escolas. Existe a necessidade, ainda não cumprida, de formação de comitês multidisciplinares para a resolução desses casos com rapidez e eficiência.
A lei, publicada e aprovada em 2014, ainda não foi cumprida pela imensa maioria das instituições de ensino. Somente 4,75% das escolas privadas adotaram a disciplina de educação digital em suas grades curriculares e 1% na rede pública.
Há urgência em levantar o debate sobre educação digital na escola e provocar a mudança de atitude dos dirigentes para que ocorra o avanço necessário na direção do preparo dos alunos para agirem com mais segurança, ética e responsabilidade no mundo virtual.
Conclusão
Temos que fazer o possível para evoluir, seja na vida, quanto nos estudos, então utilize a educação digital para chegar no seu objetivo, e se atualize não fique para trás amigo, Conte com a gente!
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