A estratégia digital para a gestão dos negócios

09/06/2022 19:06:01

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A evolução das tecnologias de comunicação inauguraram uma era de crescimento e disseminação espantosa de conteúdos relevantes. As informações nunca estiveram disponíveis em tanta quantidade e velocidade como atualmente.
Essa vitrine inclui os websites, e-commerces e as populares redes sociais, entre outras modalidades nas quais estamos cada vez mais inseridos.
Quando falamos na vitrine da internet, temos que levar em consideração alguns dados importantes que levam a esse aspecto.

Mais da metade do mundo está conectada a internet

 Divulgado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social em apontamento no final do ano passado, no relatório Digital in 2018, mais da metade da população do nosso globo já está conectada a internet.
Levando-se em consideração que a população global é de 7,6 bilhões de pessoas, são números bem expressivos, não é mesmo?
Dando mais um exemplo, 42% de todas as pessoas do mundo estão atualmente em alguma rede social e esse número aumenta praticamente todo os dias.
Como você pôde perceber, a gigantesca maioria das pessoas e dos consumidores estão na internet. Com certeza o seu público também está.
 

Benefícios acarretados pelo uso do mundo digital

Clientes

Compreender a relação de negócios tendo como base uma rede de clientes, que se conectam e interagem com as marcas, produtos e empresas por meios, modos e dinâmicas diferentes, em diversos sentidos, principalmente pelo uso das ferramentas digitais, que demandam o mapeamento e repensar de algo conhecido como jornada de compra do cliente e suas experiências.
 

Competição

Compreender novas formas da relação de sua empresa com outros agentes que se articulam nas dinâmicas de competição e cooperação, respectivamente, atuando como concorrentes e parceiros em sua cadeia de fornecimento.

Dados

Compreender que aqui reside um dos pontos mais importantes para qualquer iniciativa que contemple um processo de transformação digital, principalmente para articulação do composto de estratégias e tomada de decisão.

Há, porém, um destaque, tendo em vista que a atenção não está focada na geração de dados, mas, sim, na forma como eles são organizados e utilizados, principalmente nas fases dos processos em que são transformados de dados em informação, conhecimento, inteligência e ação prática.

Tal destaque se qualifica à medida em que os dados estão disponíveis em abundância, nos mais diversos campos, provenientes das diversas interações promovidas entre empresa, clientes, parceiros, enfim, todos os agentes e possibilidades existentes numa cadeia de abastecimento e relacionamento. A questão central para repensar é como estes dados são estruturados, tendo em vista sua fartura.

Inovação

Compreender que a inovação passa pelo processo de gerar valor ao cliente e ao negócio em si, como um repensar sobre a forma pela qual as ideias são articuladas pela empresa em seus ambientes interno e externo.

Certamente você já deve ter ouvido falar muito sobre o assunto e a importância da inovação. A questão passa a ser sua movimentação para a dinâmica do negócio da empresa.

Valor

Compreender que, assim como é feito com a inovação, o valor é outro tema que você certamente já deve ter ouvido com muita frequência em quaisquer discussões sobre negócios. Porém, é preciso um entendimento claro e prático sobre o que é o valor gerado pela sua empresa aos clientes.

É preciso que sua empresa tenha uma proposta de valor percebida e reconhecida como um diferencial pelos seus clientes, principalmente quando eles exercem a comparação com os seus concorrentes, que muitas vezes se esforçam para a disponibilização de ofertas cada vez mais atrativas.

Desta forma, a proposta de valor de sua empresa precisa ser objeto de evolução constante, tendo a tecnologia como uma força motriz propulsora para tanto, com vistas ao melhor aproveitamento das oportunidades do mercado.

Execução ou estratégia?

Temos vindo a mencionar como a estratégia digital é importante, mas esta não vale de nada se não for bem executada. Na verdade, estratégia e execução são igualmente importantes, mas muitas das empresas que se estão a ser disruptivas no mercado, são aquelas que se preocuparam em definir uma estratégia (Mckinsey, 2017).

As organizações que se mobilizam para responder eficazmente aos desafios e oportunidades digitais são aquelas capazes de agir de forma transversal na organização, reunindo os recursos e as competências de todas as áreas da organização de forma integrada. Ou seja, todos os elementos da organização trabalham de forma colaborativa e de maneira contínua, garantindo o sucesso da estratégia digital.

 

É também importante que a estratégia digital esteja alinhada com os objetivos do negócio e da organização. Por exemplo, quando se desenvolve um novo produto, pode ser mais proveitoso investir no modelo de negócio do produto do que pensar exclusivamente no canal de vendas digital. Deste modo, o efeito do investimento será mais visível, uma vez que há um investimento em todas as áreas do negócio.

O mesmo se verifica na situação inversa: quando a área de vendas é um foco de problemas, delinear uma estratégia digital para os resolver , em vez de por exemplo, apostar na migração para a cloud terá, à partida, resultados mais positivos.

 

Então, onde é que a sua organização deve investir? Cada empresa é única, por isso entre em contato com a nossa equipe de especialistas em estratégias para trabalharmos em conjunto na digitalização da sua organização.

 

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