3 razões porque o Moodle é a principal plataforma educacional da web

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 11/09/2015 - 17:09:51 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

3 razões porque o Moodle é a principal plataforma educacional da web

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino a distância – ou EAD, como é conhecido no Brasil – é um dos sistemas mais utilizados pelos brasileiros. A flexibilidade oferecida por esse tipo de ensino, assim como seu custo-benefício e possibilidade de encontrar o ritmo certo para você, fazem com que milhões de pessoas optem pelos cursos ministrados na web. No entanto, entre todas as plataformas de e-learning existente no mercado, uma delas ganha maior destaque por conta de suas vantagens em relação aos seus concorrentes: o Moodle. A plataforma conta com mais de 360 mil cursos oferecidos, 25 mil instalações e mais de 4 milhões de alunos distribuídos em mais de 155 países. Ele é usado pela Universidade Aberta do Brasil e pela Universidade Aberta da Inglaterra e já conta com mais de 54% de participação no mercado internacional.

1 – Uso amplo e código aberto

Uma das principais características que transformaram o Moodle no sucesso que ele é hoje é sua aplicação. Ele conta com uma rede IP e um servidor central e abriga softwares, scripts, bancos de dados, diretórios, entre outros, em um ambiente virtual. Esse ambiente virtual do Moodle pode ser visualizado por meio de qualquer navegador de Internet, como o Opera, Firefox, Safari, Internet Explorer, entre outros. Seu desenvolvimento é em PHP e a plataforma consegue suportar diferentes bases de dado, assim como é possível implantá-lo em sistemas diversos, mas preferencialmente em LINUX. Seu código fonte é disponibilizado de forma gratuita e pode ser personalizado, adaptado e também estendido, o que permite que ele seja colaborativo nesse sentido.

2 – Filosofia educacional

A segunda razão que faz do Moodle a principal plataforma de cursos da internet é a sua filosofia educacional construcionista. Ou seja, para essa filosofia o conhecimento só é construído dentro da mente dos alunos e não em aulas expositivas e livros, como a maioria das plataformas se baseia. Isso possibilita que os cursos que são criados na plataforma tenham todo o seu ambiente centrado no estudante. Dessa forma o professor ou tutor é responsável por ajudar seu aluno a fazer a construção de seu conhecimento de acordo com algumas habilidades. Essa filosofia educacional faz também com que o Moodle dê mais atenção às ferramentas de interação entre alunos e professores. Além de conseguir fortalecer a ideia de que o ambiente colaborativo é importante para as noções de aprendizado da internet. Por isso é possível compartilhar e-books, wikis, fóruns, diários, chats, entre outros.

3 – Outras vantagens

O Moodle ainda possui algumas outras vantagens que fazem da plataforma a mais usada na web. Entre elas está a sua simplicidade na hora de instalar e acessar a plataforma, a gratuidade e segurança da plataforma, possibilidade de acessar o material de cada uma das disciplinas, registro das informações colocadas nos fóruns, dúvidas sanadas por meio de chats em tempo real, entre outros. Além disso, os critérios de avaliação que são usados em cada um dos cursos e de suas disciplinas são definidos pelo professor que está ministrando aquela aula, possibilitando que não seja usado um único modelo para todas as disciplinas ou cursos disponibilizados no Moodle. Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.