4 sugestões para criar um curso online

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 02/02/2016 - 09:02:09 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

4 sugestões para criar um curso online

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Com a tendência crescente da digitalização do ensino, impulsionada pelo sistema de ensino a distância, uma variedade de universidades e faculdades espalhadas pelo país têm adaptado e até mesmo criado cursos online. Você tem algum interesse na elaboração de cursos online? Dê uma conferida nesta lista! Com o advento da internet e da inclusão digital, diversos conteúdos, como cursos, passaram por diversas adaptações para poderem se incluir neste novo meio. A grande vantagem é uma aplicação considerável, podendo atingir uma quantidade de pessoas notável por todo país e até mesmo em outros lugares do mundo. Elencamos a seguir algumas dicas para você que tem interesse em elaborar um curso online.

1. Estruturação do curso

Primeiramente você terá que pensar em que forma decidirá estruturar seu curso, como ele será elaborado e qual é a melhor forma de atingir seu público alvo. No espaço digital, a melhor alternativa para educar é pela criação de vídeos, pois eles conseguem unir o áudio com o visual, permitindo que haja um maior engajamento e aprendizado por parte de seus ouvintes. Porém não há somente esta alternativa para a elaboração de conteúdo, podemos encontrar cursos que são por apostilas em PDF, screencasts ou podcasts, por exemplo. Depois de escolher a plataforma que seu curso irá veicular é importante fazer a si mesmo uma pergunta: Há um interesse de pessoas neste curso? Mesmo abordando um assunto importante ou extremamente interessante, se houver uma baixa procura deste curso, é bem provável que a permanência deste seja comprometida e substituída por outro assunto de maior relevância.

2. Elaboração e planejamento do curso

Depois de definir como seu curso será estruturado, é muito importante que você elabore e planeje como seu curso será distribuído. Quanto tempo de duração seu curso terá, com quantas aulas esse curso será distribuído, o que será abordado em cada uma dessas aulas, se será necessário algum sistema de avaliação dos participantes, se for necessário, como aplicar esse sistema. Essa dica é muito importante, pois um curso mal elaborado ou organizado desestimula o aluno e compromete severamente seu aprendizado.

3. Seja específico no tema abordado

Tenha em mente o que for abordar ao longo do curso e não fique dando voltas ao invés de ir direto ao ponto. Cursos com temas muito abrangentes conseguem sim atrair mais pessoas, porém também são os cursos com maiores índices de abandono por parte dos alunos que procuram algo mais específico. Resolva ou aborde um tema bem específico no desenvolver de seu curso e a adesão de alunos será maior.

4. Proponha uma inovação

Uma grande falha de muitos cursos online é que eles acabam sendo uma mera adaptação de um conteúdo de cunho presencial para uma ambientação digital, sem maiores modificações. Um curso online de destaque tem que trazer inovações, seja no conteúdo abordado ou na forma de abordagem deste conteúdo, pois reconhecem que as pessoas aprendem conseguem aprender as coisas de uma forma diferente e as oferece o que elas procuram numa forma inovadora. Há uma tendência crescente desses cursos por toda a internet e o grande fator que irá determinar como você irá se destacar nesse ramo será na sua capacidade de inovação e criatividade na abordagem de assuntos e resolução de problemas numa forma envolvente e interessante. Fontes: http://sambatech.com/blog/insights/como-criar-um-curso-online/ http://www.ibdin.com.br/?p=1456 Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.