Dicas de persuasão para empreendedores

18/05/2016 10:05:35

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Ser empreendedor está muito além de criatividade e boa visão de negócio. Um profissional dessa área deve conhecer de forma ampla todo o mercado e saber exatamente qual o diferencial que sua empresa fará em seu setor. Mas cabe a ele também ter o poder de persuasão necessário para vender sua ideia, conquistar novos clientes e patrocinadores e também negociar com fornecedores ou empresários. No entanto, nem todo empreendedor consegue desenvolver essa personalidade e isso pode acabar levando o seu negócio a falência. Foi pensando nisso que listamos dicas importantes de persuasão que serão capazes de permitir que você tenha o máximo de sucesso possível.

Argumentos próprios

Bons empreendedores são encontrados por sua habilidade na hora de contrariar acusações. Quem quer investir em seu negócio fará o máximo de perguntas possíveis para descobrir se você está mesmo pronto para o desafio que está prestes a enfrentar. Por isso, liste tudo o que acha pertinente em seu setor e produto, estude bem o mercado e desenvolva uma opinião própria, isso ajudará você a vencer e a encontrar todas as respostas para perguntas importantes na hora de persuadir seus clientes e patrocinadores/investidores.

Use suas características fortes

A primeira coisa que você deve levar em conta na hora de persuadir é a necessidade de saber quais os pontos fortes de sua personalidade e como ela pode ajudar na hora de convencer outra pessoa. Por exemplo, se você é observador, tome o desafio de analisar a pessoa com quem esta falando e saiba que essa qualidade pode render bons momentos para descobrir quando avançar e quando mudar a tática de convencimento.

Conheça bem a pessoa com quem vai conversar

Não existe nada pior para um empreendedor do que perceber no meio da reunião que não sabe nada de seu investidor ou cliente. Boa parte da arte da persuasão toma como base o conhecimento que você possui de uma pessoa ou situação e o modo como utiliza todas essas informações para persuadir. Se você conhece o mecanismo de trabalho, o gosto por determinados setores ou até mesmo a vontade de investir em algo novo da outra pessoa, aproveite isso e mostre como você é bom no que faz e o quanto o investimento na sua startup pode ser benéfico para os negócios de ambos.

Resolva problemas

Pode até parecer bobagem, mas o que a maioria das pessoas espera de um empreendedor é a sua habilidade em resolver situações que antes não haviam sido solucionadas ou até mesmo encontrar uma nova maneira de definir aquele problema. Por isso, pense fora da caixa e busque alternativas criativas para os problemas que você enfrenta no dia a dia. Dessa maneira a sua criatividade será aguçada e na hora em que você se vir em um impasse, o resolverá sem muita demora, mostrando ao seu investidor ou cliente que tem a capacidade de trabalhar bem sobre pressão. Acredite, esse é um dos pontos mais procurados por empreendedores de todo o mundo. Lembre-se que persuadir é uma matemática simples. Basta ter conhecimento, criatividade e muito tempo de prática. Por isso, comece hoje a inserir essas dicas em sua rotina e quando notar já estará persuadindo seu público de forma mais assertiva.

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