5 dicas para uma startup se formalizar

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 18/08/2016 - 17:08:43 | Categoria: Desenvolvimento Web

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 dicas para uma startup se formalizar

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

As startups são conhecidas como empresas ligadas à tecnologia que lançam uma ideia nova no mercado. São empresas cheias de potencial, começando pequenas, e muitas delas já viraram empresas globais e ajudaram a criar multimilionários. Exemplos mais básicos e reconhecidos pelo público: redes sociais como Facebook e Twitter. O desafio das startups é como se tornar lucráveis, sem perder o status de cool, diferentes, e se formalizar no mercado, além de conseguir investimentos para uma ideia que pode ou não dar certo. A seguir vão algumas dicas para uma startup se formalizar no mercado.

Achar um nicho

Esta é a dica mais óbvia para formalizar uma startup. Se a ideia não for original e não cativar os olhos (e os bolsos) dos investidores, ela estará perdida. Público se cria, mas o dinheiro tem de vir de algum lugar. É preciso fazer muita pesquisa e achar oportunidades – ou até mesmo criá-las. Então, ser criativo e antenado é o primeiro passo para formalizar uma startup.

Sair da zona de conforto

A ideia está exatamente como você a pensou. Mas, ainda assim, é preciso sair da sua zona de conforto, de modo a encontrar oportunidades que possam não parecer conectadas com a sua startup, mas que, de alguma forma, são. Pesquise clientes em potencial e também que não seriam uma escolha óbvia. Para se formalizar uma startup, é preciso achar seu lugar no mercado, e, para isso, você deve sair da sua zona de conforto.

Ter a equipe certa

Nenhuma empresa é feita de apenas uma pessoa. É preciso ter a ideia, colocá-la em prática e vendê-la. Para que tudo isso seja possível, é imprescindível ter a equipe certa, que esteja em sintonia. Não adianta ter uma boa ideia, se for mal executada, e ter um bom produto, se for mal vendido. Todas as partes estão conectadas e são preciosas para que uma startup possa se formalizar no mercado. Outra dica importante é achar bons contadores e advogados.

Rede de relacionamentos

Quem quer entrar no mercado vai atrás de investidores. O mais inteligente – e difícil – é fazer com que eles venham até você. Para isso, tenha uma boa rede de contatos e relacionamentos, de modo a conhecer diversas pessoas do ramo com interesse na sua startup. Ou, talvez, busque alguém de outro ramo, mas que ache boa a sua ideia. Nunca se sabe de onde virá o investimento, então é sempre bom estar ligado nas oportunidades.

Reter talentos

Esta pode ser uma das fases mais difíceis e imprescindíveis para formalizar uma startup. Quando o projeto começa a ser conhecido no mercado, empresas maiores e já consolidadas vão querer saber dá onde esse projeto surgiu, quem é o talento. Então, vão tentar contratar essas pessoas de você. Fique atento! É muito importante esclarecer frequentemente a importância da pessoa para a empresa e fazer o máximo possível para não perdê-la. Uma empresa não é formada de uma pessoa, mas uma pessoa pode formar uma empresa, se decidir criar uma startup. Então, cuide de seu pessoal, pois você irá precisar deles. Até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

3 Conselhos de Como Criar Portal de Ensino Online

3 Conselhos de Como Criar Portal de Ensino Online

Moodle [plataforma ead] - 01/03/2018

Qual a melhor dinâmica para webinários?

Qual a melhor dinâmica para webinários?

Educação a Distância - 04/07/2016

3 erros ao estudar em EaD que os alunos cometem

3 erros ao estudar em EaD que os alunos cometem

Moodle [plataforma ead] - 07/11/2017