5 dicas para uma startup se formalizar
18/08/2016 17:08:43Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram

As startups são conhecidas como empresas ligadas à tecnologia que lançam uma ideia nova no mercado. São empresas cheias de potencial, começando pequenas, e muitas delas já viraram empresas globais e ajudaram a criar multimilionários. Exemplos mais básicos e reconhecidos pelo público: redes sociais como Facebook e Twitter. O desafio das startups é como se tornar lucráveis, sem perder o status de cool, diferentes, e se formalizar no mercado, além de conseguir investimentos para uma ideia que pode ou não dar certo. A seguir vão algumas dicas para uma startup se formalizar no mercado.
Achar um nicho
Esta é a dica mais óbvia para formalizar uma startup. Se a ideia não for original e não cativar os olhos (e os bolsos) dos investidores, ela estará perdida. Público se cria, mas o dinheiro tem de vir de algum lugar. É preciso fazer muita pesquisa e achar oportunidades – ou até mesmo criá-las. Então, ser criativo e antenado é o primeiro passo para formalizar uma startup.
Sair da zona de conforto
A ideia está exatamente como você a pensou. Mas, ainda assim, é preciso sair da sua zona de conforto, de modo a encontrar oportunidades que possam não parecer conectadas com a sua startup, mas que, de alguma forma, são. Pesquise clientes em potencial e também que não seriam uma escolha óbvia. Para se formalizar uma startup, é preciso achar seu lugar no mercado, e, para isso, você deve sair da sua zona de conforto.
Ter a equipe certa
Nenhuma empresa é feita de apenas uma pessoa. É preciso ter a ideia, colocá-la em prática e vendê-la. Para que tudo isso seja possível, é imprescindível ter a equipe certa, que esteja em sintonia. Não adianta ter uma boa ideia, se for mal executada, e ter um bom produto, se for mal vendido. Todas as partes estão conectadas e são preciosas para que uma startup possa se formalizar no mercado. Outra dica importante é achar bons contadores e advogados.
Rede de relacionamentos
Quem quer entrar no mercado vai atrás de investidores. O mais inteligente – e difícil – é fazer com que eles venham até você. Para isso, tenha uma boa rede de contatos e relacionamentos, de modo a conhecer diversas pessoas do ramo com interesse na sua startup. Ou, talvez, busque alguém de outro ramo, mas que ache boa a sua ideia. Nunca se sabe de onde virá o investimento, então é sempre bom estar ligado nas oportunidades.
Reter talentos
Esta pode ser uma das fases mais difíceis e imprescindíveis para formalizar uma startup. Quando o projeto começa a ser conhecido no mercado, empresas maiores e já consolidadas vão querer saber dá onde esse projeto surgiu, quem é o talento. Então, vão tentar contratar essas pessoas de você. Fique atento! É muito importante esclarecer frequentemente a importância da pessoa para a empresa e fazer o máximo possível para não perdê-la. Uma empresa não é formada de uma pessoa, mas uma pessoa pode formar uma empresa, se decidir criar uma startup. Então, cuide de seu pessoal, pois você irá precisar deles. Até a próxima!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Como EaD pode ajudar no empreendedorismo
Moodle [plataforma ead] - 19/02/2018
Como as empresas estão se tornando mais digitais?
Educação a Distância - 22/04/2022
O que é um ambiente modular de aprendizagem dinâmi...
Educação a Distância - 13/10/2016
As Principais Ferramentas Essenciais para Alunos d...
Educação a Distância - 01/12/2023