Ensino a distância no Brasil: ainda estamos distantes?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 11/06/2020 - 00:06:19 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Ensino a distância no Brasil: ainda estamos distantes?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino on-line é um recurso educacional moderno e fundamental que permite maior integração e melhoria das condições de ensino na atualidade. Porém, o Brasil apresenta muitos obstáculos para universalizar essa metodologia.

Neste artigo, vamos ver qual a perspectiva de adoção do ensino a distância no Brasil.

O quadro das instituições de ensino no país

Estudos sobre o ensino a distância no Brasil foram realizados em 2019 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil e identificaram que o EAD no país ainda está precário e com bastante dificuldade de ser expandido.

Esse trabalho concluiu que apenas 28% das instituições de ensino nas cidades brasileiras possuíam uma estrutura de plataforma de aprendizagem virtual. Nas escolas particulares, 64% delas possuíam um ambiente de aprendizagem virtual.

Esse quadro se agrava com relação a escolas públicas, em que apenas 14% do total possuíam esse ambiente de ensino, sendo que no último triênio – 2016 a 2018 –, não recebeu investimento algum para mudar esse quadro.

Tais dados foram apurados em escolas localizadas em áreas urbanas e nas áreas rurais.

Situação da qualificação dos professores

O ensino a distância no Brasil será sempre baseado na qualificação de professores que possam usar com maior produtividade a preparação das aulas e sua transmissão de conhecimento aos alunos.

Entretanto, a pesquisa realizada em 2019 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil indicou que 93% dos professores realizam seu aperfeiçoamento em tecnologia por iniciativa pessoal, sem apoio das instituições de ensino, o que dificulta o seu desenvolvimento.

Além disso, apenas 51% participaram de cursos de formação em ensino a distância.

Realidade dos estudantes

O ensino a distância no Brasil esbarra na realidade das famílias mais pobres, onde as casas possuem pouca estrutura para propiciar um aprendizado remoto; sem acesso à internet e a computador fica impossível implementar esse método.

Estudos realizados em 2019 apuraram que 39% dos alunos do ensino público brasileiro não têm equipamentos para o estudo remoto, como notebook ou PC.

Visão

O EAD no país vem crescendo pela maior disponibilização de internet inclusive em periferias e por fatores que envolvem segurança e ganhos de tempo e econômicos.

Os deslocamentos cada vez mais complicados nas grandes cidades, o aumento da violência, a perda de renda das famílias, a necessidade de compatibilizar os horários de trabalhos e estudos têm sido fatores que incentivam as famílias a investir no ensino on-line.

Porém, várias instituições privadas e públicas ainda não têm estrutura adequada para implementar esse projeto, e assim a efetivação desse tipo de ensino demora mais.

on-lineDiante de todas as adversidades e problemas referentes a essa parcela da população, se faz necessária ação dos governos para a mudança dessa realidade.

 

Conclusão sobre ensino a distância no Brasil

Problemas estruturais de escolas, infraestrutura, transmissão de dados, qualificação de professores e de desigualdade social atrasam e dificultam a implementação de ensino a distância no Brasil.

Instituições de ensino particulares e estudantes de classe média e alta já realizam esse tipo de ensino, mas o restante da população não consegue ser favorecido – e essa situação tem de ter atuação para mudança como uma política prioritária da educação no país.

Quando EAD for uma realidade que atinja todos os estudantes, as plataformas de ensino de qualidade serão exigidas para o desenvolvimento das melhores técnicas de ensino.

O Estúdio site pode lhe ajudar fornecendo o Moodle, a plataforma mais utilizada no mundo e que possui muitos recursos para um ensino on-line de qualidade.

Acesse o link e obtenha mais detalhes sobre o Moodle, E não se esqueça de deixar sua opinião sobre o ensino a distância no Brasil!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.