8 sugestões de como preparar aula EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 10/09/2020 - 01:09:15 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

8 sugestões de como preparar aula EAD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino a distância requer uma preparação bastante específica quanto a técnicas de

Neste artigo, vamos apresentar 8 dicas de como preparar aula EAD com qualidade aproveitando todos os recursos que a tecnologia de ensino on-line pode proporcionar para atingir os melhores resultados de ensino.

1. Estabeleça um plano de aula

Uma medida principal para uma boa qualidade de ensino presencial é elaborar um plano de aula adequado.

Esse também é o objetivo básico de como preparar aula EAD de qualidade.

Identificar de forma estruturada a matéria e o tipo de aluno que será objeto do ensino é fundamental para estabelecer as diretrizes de ensino a ser seguidas.

2. Defina o objetivo de cada aula

Com base no plano de aulas é possível estabelecer o passo seguinte de como preparar aula EAD que vise um aprendizado adequado, definindo o objetivo a ser alcançado pelo tema que será ensinado.

O tema será a linha condutora de todas as aulas que têm por objetivo passar o conhecimento sobre a sua matéria.

3. Estabeleça a estrutura da aula

Para que o objetivo seja alcançado é fundamental que seja definida a estrutura das aulas que possam viabilizar o aprendizado com a maior participação dos alunos e que sejam motivados sempre a conhecer mais sobre o assunto.

Nunca esqueça que em aulas on-line a autonomia dos alunos é um dos pilares e isso deve ser incentivado para que possam ser autossuficientes e que busquem sempre se aprofundar nos assuntos.

4. Aprimore-se em recursos digitais

Para ter como preparar aula EAD que chame a atenção dos alunos que se encontram distantes fisicamente do professor, é importante conciliar materiais convencionais de ensino, como livros, mas também recursos digitais diversos.

Então ter domínio de recursos mais modernos para usar didaticamente, como vídeos e recursos que integrem os alunos aos temas, é fundamental para um bom desempenho.

5. Tenha atenção à qualidade da apresentação das aulas

Cuidar dos detalhes técnicos, como a qualidade do som e da imagem, faz parte de um bom planejamento de aulas.

O local a ser gravada ou transmitida a aula também deve ser criteriosamente escolhido e ter privacidade para evitar que sejam interrompidas as lições que estão sendo passadas e poder ganhar em produtividade e qualidade.

6. Invista na apresentação diante da câmera

Professores acabam tendo que se preparar para apresentar suas aulas presenciais, e essa preparação exige se adaptar a formas de se dirigir à turma de maneira adequada para reter a tenção dos alunos.

Em aulas on-line que podem ser gravadas ou ao vivo ocorre maior necessidade de se qualificar para fazer suas apresentações, pois em determinados momentos pode ocorrer a sensação de que as aulas não estão mais despertando o interesse de quem a está acompanhando.

Investir na comunicação é fundamental em EAD.

7. Estabeleça os critérios de avaliação e participação

Importante definir as formas de avaliação e a necessidade de participação dos alunos nas suas aulas.

Esse é um aspecto importante para definir um roteiro e organização na sala virtual e conseguir os melhores resultados.

8. Forneça materiais e caminhos para estudos e consultas

Fornecer referências de consultas e caminhos a seguir para possibilitar ampliar os conhecimentos adquiridos nas aulas é uma boa forma de conseguir maior interesse e a consolidação do conhecimento.

Esse também é um preparo para o estudante poder entender o que será cobrado dele no mercado de trabalho ou em sua vida acadêmica, introduzindo aspectos de maior independência de aprendizado.

 

Considerações finais

Um curso a distância de boa qualidade se forma com o emprego de uma plataforma de qualidade e definição de uma aula com o uso de recursos digitais e com conteúdo apropriado para atrair a atenção dos alunos.

Neste artigo, apresentamos dicas de como preparar aula EAD, e, para definir uma plataforma que possa contribuir com a qualidade dessas aulas, o Moodle é recomendado por ser a melhor ferramenta de criação de cursos on-line.

O Estúdio Site disponibiliza todas as informações sobre o Moodle nesse link.

Deixe um comentário sobre este artigo e estará contribuindo para melhorarmos continuamente nossos conteúdos sobre ensino a distância.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.