6 dicas de como gravar vídeo com smartphone para aulas on-line

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 10/12/2019 - 01:12:48 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 dicas de como gravar vídeo com smartphone para aulas on-line

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Em um mundo cada vez mais conectado, e priorizando dispositivos móveis para comunicação e lazer, smartphones assumiram papel de destaque no cotidiano das pessoas.

Esses aparelhos proporcionam vários benefícios e podem auxiliar quanto a demandas pessoais e também profissionais, de modo a obter maior qualidade e agilidade nas rotinas diárias.

Neste artigo, vamos apresentar seis dicas de melhoria de qualidade para gravar vídeo com smartphone para aulas on-line.

Vantagens de gravar vídeo com smartphone

Várias são as vantagens de gravar vídeo com smartphone e que ajudam consideravelmente projetos de aulas on-line, sob os aspectos de custos e facilidades de gravação. Veja a seguir algumas das principais:

  • Usar o smartphone para essa finalidade permite que as filmagens sejam feitas em locais diversos e com uma qualidade bastante boa de imagens. Esse fator auxilia a prender a atenção do aluno, pois há possibilidade de variação de cenários e aulas mais diversificadas;
  • Acesso fácil ao equipamento de gravação dos vídeos, pois a câmera estará sempre disponível para acesso e filmagem;
  • Uso de recursos de gravação e edição de excelente qualidade e acessíveis a todos;
  • Torna mais ágil a publicação das aulas e possibilita capturar imagens em tempo real. Tudo de forma simples, desde que você tenha alguns cuidados na hora de gravar.

6 dicas para gravar vídeo com smartphone e ter sucesso

Veja a seguir quais os principais cuidados na hora de gravar vídeo com smartphone, visando apresentá-los em aulas on-line.

1. Tenha atenção ao modo de filmar

Para gravar vídeo com smartphone que tenha uma boa qualidade, é importante que se tenha cuidado com a obtenção da imagem e, por tal razão, a posição correta de gravar é com a câmera na horizontal.

Esse cuidado é importante para manter o vídeo no tamanho correto e as pessoas possam ter facilidade em acompanhar a apresentação final.

Importante ainda centralizar e manter a imagem firme, sem movimentações e tremores – que podem tornar a experiência desconfortável e atrapalhar a compreensão dos conteúdos.

2. Avalie o enquadramento adequado

Centralizar a imagem, principalmente em ambientes externos, mas não só nestes casos, é um ponto de qualidade importante a se considerar, para uma boa qualidade ao gravar vídeo com smartphone.

A gravação deve priorizar o enquadramento mais adequado e, para isso, é importante que se use a técnica de divisão de imagem, isto é, dividir a tela em nove partes iguais, seria como usar uma planilha onde nove células dividem a imagem em tamanhos iguais.

Essa técnica possibilita que os cantos possam ser usados para informações diversas em letreiros projetados durante a apresentação, sem impacto sobre a filmagem principal.

3. Utilize uma base segura

Manter a imagem firme e sem movimentos indesejados é determinante para a melhor qualidade dos vídeos.

Assim, é importante usar as duas mãos e buscar apoio para os braços se manter firmes, para fixar a câmera de maneira adequada, sem riscos de movimentações mais acentuadas.

É interessante analisar a viabilidade de adquirir apoios e suportes para a filmagem com smartphones, pois garantem maior estabilidade da captura das imagens e melhor qualidade do vídeo.

Usar tripé, fixador de câmera, lentes externas, ajudam na captura das imagens, com resultados de maior qualidade.

4. Cuide da qualidade do áudio

Tenha cuidado com a captação do áudio, mesmo em ambientes fechados.

Manter a câmera mais próxima da pessoa que esteja sendo filmada, é a dica adequada para esse ponto para otimização do uso do smartphone para tal função.

Investir em microfones externos que possuam recursos de filtragem de sons também, deve ser considerado, além de promover melhoria de execução da pós-produção.

5. Verifique a iluminação correta

Cuidar da melhor qualidade da iluminação é outro entre os detalhes diferenciais em seus vídeos.

Avalie bem o tipo de luz e mantenha uma harmonia de captação da imagem, sem incidência de luz demasiada ou ausência. Mantenha a imagem limpa e com visibilidade adequada.

6. Invista na edição do vídeo

Organize as imagens e invista na melhoria de som, imagem e cortes para que sua filmagem seja considerada profissional e tenha resultado adequado.

Cuidar da pré e pós-produção é fundamental para manter filmagem de boa qualidade e que atraia a atenção de seu público.

 

Conclusão sobre gravar vídeo com smartphone

Existem várias técnicas para gravar vídeo com smartphone, apresentamos aquelas mais básicas para obter a melhor qualidade de imagem e que possa garantir vídeos mais interessantes para seu curso on-line, sem a necessidade de grandes contratações de equipe especializada, tampouco investimentos em equipamentos sofisticados.

Investir em uma plataforma de desenvolvimento de curso on-line como Moodle, auxilia a manter um curso de excelente qualidade de recursos e postagens de vídeos.

Você pode usar o Moodle com o suporte do Estúdio Site, garantindo assim o melhor uso da plataforma para suas aulas.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Qual a filosofia educacional do Moodle?

Qual a filosofia educacional do Moodle?

Educação a Distância - 06/10/2016

Como é avaliação de aprendizagem em EAD?

Como é avaliação de aprendizagem em EAD?

Moodle [plataforma ead] - 06/07/2017