6 Cuidados ao Escolher um Curso On-line

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 08/08/2020 - 00:08:40 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 Cuidados ao Escolher um Curso On-line

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Uma das vantagens do ensino à distância é fazer com que o aluno busque a máxima autonomia nos estudos, estimulando seu autocontrole, foco e concentração, e, acima de tudo, a independência na aprendizagem. De qualquer modo, existem cuidados ao escolher curso on-line que são essenciais.

Não há dúvidas de que EAD é o futuro, não só no Brasil, mas também no mundo. Esse método de ensino já vem sendo adotado muito antes do período de pandemia, até mesmo por ser mais rentável e lucrativo. Por isso, as instituições vêm adotando a sala de aula virtual com muito mais frequência.

É válido ressaltar que há alguns cuidados a se tomar, no momento em que se escolher um curso on-line e também no que se refere à instituição que o oferece. Da mesma maneira que o curso presencial, é fundamental ter atenção a certos aspectos para a hora da decisão e, portanto, não correndo risco de qualquer arrependimento.

Então, para você não errar, confira algumas dicas para saber os cuidados ao escolher curso on-line mais importantes.

6 cuidados ao escolher curso on-line

1. Status da Instituição no MEC

Antes de se matricular, busque, pesquise o máximo de informações possível sobre a instituição. Analise ainda seu corpo docente, sua estrutura, sua nota no ENADE e sua classificação no MEC. Tudo isso é fundamental para você garantir o melhor, ao contratar um serviço educacional.

2. Visite a Instituição

Visite o campus em que você pretende estudar, conheça a estrutura e tudo o que tem a oferecer, de preferência, visite os polos de EAD, consulte alunos já matriculados, faça uma comparação, busque conhecer a coordenação responsável pelo curso que você pretende e tome nota de ex-alunos e suas posições atuais no mercado.

Sim, isso é essencial, mesmo que não se trate de um curso presencial. É um dos os cuidados ao escolher curso on-line, pois trarão mais informação sobre a coordenação e organização do curso. E você poderá tomar sua decisão mais confortavelmente.

3. Plataforma de Estudo e Contato com os Tutores

Entre as maiores reclamações de quem se encontra matriculado nos cursos via web existentes hoje no Brasil é a dificuldade no acesso à plataforma e, claro, ao conteúdo. E além disso, na comunicação com os tutores, que demoram a responder e prejudicam os alunos, uma vez que não respondem às dúvidas na elaboração das atividades propostas.

Para não se ter esse desgaste no momento dos estudos, é importante buscar informações, sobre a disponibilidade da plataforma virtual, como funcionam os ambientes dos alunos e acima de tudo, a forma de interação dos docentes responsáveis, isto é, se há chats, reuniões, fóruns de discussão, encontros ao vivo, além das aulas gravadas.

4. Material Didático

A qualidade do conteúdo é de suma importância no momento da escolha de um curso on-line. É bom buscar a forma que o aluno tem acesso e a disponibilidade do material, se é somente on-line, se pode ser impresso, se há biblioteca virtual. Afinal de contas, o aluno EAD precisa de total praticidade no acesso as informações.

É bom analisar se os valores na mensalidade já incluem todo o material, para que as surpresas no boleto não surjam e você não se sinta lesado.

5. Grade Curricular

Outro cuidado que não pode passar por seu crivo, em hipótese alguma. O aluno precisa saber quais serão os assuntos abordos no curso de preferência, naquela instituição específica. Mesmo porque, para cada uma, a grade pode sofrer alterações, quanto à divisão de carga horária e principalmente no nome das disciplinas. Portanto, é necessário fazer essa checagem, visando que o aluno desenvolva aprendizado satisfatório.

6. Currículo dos Tutores

É essencial registrar o quadro de professores, analisar detalhadamente todo o potencial dos profissionais que estarão dedicados às atividades em sala de aula virtual. Busque saber sobre a experiência dos professores, suas atividades fora da instituição, seus feitos, conquistas e seu reconhecimento na área.

Busque também sobre o domínio das técnicas de ensino, cursos de reciclagem e de eventuais assuntos que serão abordados em sala de aula. Seu currículo precisa ter bom nível e demonstrar experiência. Apenas dessa maneira, as referências dos educadores serão as melhores possíveis.

O que achou do artigo com os 6 Cuidados ao Escolher um Curso On-line? Quer saber como criar o eu próprio? Acompanhe uma das principais plataformas web para essa finalidade, com a qualidade Estúdio Site. Qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo!

 

 

 

 

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.