O ambiente Moodle como ferramenta de informação no trabalho docente
12/10/2016 10:10:44Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram

Você deve estar se perguntando o que é Moodle? Ele é um software de apoio à aprendizagem e muito fácil de utilizar. É usado no ambiente virtual e seu acesso é por meio da internet, permitindo a criação de comunidades de aprendizagem, grupos de trabalho e criação de cursos online. Ele também facilita ao estudante ou professor na integração, lecionando ou estudando em um curso online de sua escolha. Com o Moodle, o professor pode acessar o fórum de professores, as tarefas efetuadas pelos alunos, cópias de segurança, gestão de alunos, escala de notas, sistema de arquivos e grupos, configurar as disciplinas, analisar relatórios e notas dos alunos. Disponibiliza uma ferramenta em que o professor pode criar materiais dinâmicos, permitindo uma interação entre o os alunos e ele.
Os cursos podem ser modelados em quais formatos?
Há três formatos em que os cursos Moodle podem ser modelados conforme a atividade que será estruturada: Formato semanal: é estruturado por semanas com períodos do início ao fim; Formato por assuntos: é discutido cada assunto que retrata um tópico ilimitado; Formato social: o assunto é preparado ao redor de um fórum publicado.
Onde o Moodle pode ser utilizado?
Ele é utilizado em empresas privadas ou em grupos independentes que precisam de comunicação com pessoas e ONGs na internet, as quais podem colaborar com eles. O Moodle é uma plataforma didática online em que o professor pode escolher ferramentas como fóruns, chat, diários, entre outras coisas que se enquadram no objetivo educacional. Ao mesmo tempo, fornece um espaço de aprendizagem ativa, proporcionando a colaboração entre os participantes, a cooperação, a troca e compartilhamento dos materiais, coletas, pesquisas e revisão de tarefas. Com todo esse processo, há a possibilidade de avaliação entre colegas e o registro de notas, em regime total ou parcialmente temoto.
O professor e o Moodle
Com essa ferramenta, o professor pode acessar as configurações de disciplina, a gestão de alunos, grupos, cópias de segurança e sistema de arquivos, ter acesso ao fórum e as tarefas efetuadas pelos alunos. O aluno também passa a ser responsável pelo seu conhecimento, desenvolvendo perseverança, autonomia, domínio de interpretação e leitura. Moodle permite liberdade de participação e de estudos, sendo sempre um esforço ativo de cada aluno na busca por aprendizagem. O Moodle ou outro ambiente de ensino escolhido por instituição ou professor não é suficiente garantir uma educação de qualidade e eficiente, é necessário analisar como os alunos estão aprendendo e se possuem um comprometimento, conhecimento e a autonomia que são necessários ao curso e o seu processo de ensino. Nem tudo é perfeito, a utilização do Moodle também pode apresentar alguns problemas, nem todas tentativas de aprender colaborativamente serão bem-sucedidas e nem sempre os objetivos serão alcançados, levando à perda do processo, mal-entendidos, falta de iniciativa, conflitos etc. É preciso que o professor tenha preparo para lidar com diferentes situações visando sempre à aprendizagem colaborativa e não inserir o processo de colaboração sem preparar os alunos, pode acontecer de não chegar aos resultados esperados. Obrigado por ter lido o nosso artigo, espero que tenha gostado! Comente e continue com o nosso blog!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Quais as 12 principais ferramentas Moodle
Sem Categoria - 16/02/2016
Melhor LMS, Plataformas de LMS Comerciais ou o LMS...
Moodle [plataforma ead] - 25/02/2016
Curso on-line e-commerce: 7 dicas para escolher be...
Sugestão de Cursos - 08/03/2020
5 dicas de como criar marketplace para vender curs...
Webmarketing para Cursos - 12/09/2018