Comparativo entre Scrum e Kanban: saiba tudo aqui

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 27/06/2016 - 10:06:08 | Categoria: Sem Categoria

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Comparativo entre Scrum e Kanban: saiba tudo aqui

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Quando falamos em desenvolvimento ágil de softwares, dois deles nos chamam muita atenção: o Scrum e o Kanban. Apesar de ambos serem bem conceituados e terem mostrado cada vez mais suas habilidades para o mercado, muita gente ainda se pergunta se é possível realizar um comparativo  sobre os dois softwares, mostrando suas similaridades e também diferenças.

Saiba mais sobre o Scrum e Kanban

A primeira questão que devemos ter em mente é que esse software é responsável por dividir sua organização em pequenos e multifuncionais times, que são capazes de realizar uma auto-organização. Além disso, ele permite que você divida seu trabalho em listas, o que torna o trabalho mais concreto e assertivo. Com ele, você também consegue dividir melhor o tempo de ser projeto e otimizar o que chamamos de planos de lançamentos, que atualizam as prioridades dos clientes , tendo ele uma peça de colaboração importante para todo esse processo. Assim, o procedimento também acaba otimizado, o que permite um processo de retrospectiva de cada iteração. Já o Kanban permite que você consiga dividir o trabalho em partes, que são criadas em cartões e fixadas na “parede”. Com eles, você permite que colunas sejam criadas e ilustrem como está o andamento do trabalho. Desta maneira, você consegue limitar o número de itens que podem estar em progresso durante cada etapa do fluxo do trabalho.

As similaridades dos dois softwares

Entre as similaridades que podem ser vistas em ambos os softwares estão o uso de pull e scheduling e a transparência usada para melhorar os processos. Os dois também limitam WIP e são Agile e Lean, assim como são auto-organizados e focam na entrega de um processo melhor. Os planos de lançamento também focam em agilidade e economia de tempo e devem ser divididos em ordens menores de trabalho.

As diferenças entre os softwares

Enquanto o Scrum tem iterações com Timebox prescritas, o Kanban conta com iterações Timebox opcionais, além de poder orientar os eventos e não usar apenas o limite de tempos. No Scrum, o time se compromete com uma quantidade específica de interação, enquanto no Kanban esse comprometimento é opcional. O Kanban usa lead time como métricas para a melhoria do processo e o Scrum usa a velocidade como métrica principal. O Scrum usa gráficos Burndown prescritos e o Kanban não usa nenhum diagrama particular. O Wip no primeiro é limitado indiretamente e no segundo esse limite é direto. O Scrum possui sprint backlog pertecente a um time específico, já o Kanban possui um kanban board pode ser compartilhado com múltiplos times e pessoas. No Scrum, um Scrum board é reiniciado a cada sprint, já no Kanban, o Kanban board é persistente e não reinicia. Por último, o Scrum prescreve três papéis (PO/Time/SM), já seu concorrente não prescreve. Agora que você já tem o comparativo de Scrum e Kanban, basta verificar quais dos dois softwares de desenvolvimento ágil é essencial para seu projeto. Tem alguma dúvida ou sugestão de pauta para a gente? Não deixe de comentar abaixo, é muito importante para nós!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

O que é Growth Hacking

O que é Growth Hacking

Sem Categoria - 18/05/2016

Quais as 4 desvantagens do EAD?

Quais as 4 desvantagens do EAD?

Educação a Distância - 23/06/2018