Como Moodle pode ser a grande alternativa de aprendizagem online?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 20/02/2017 - 11:02:20 | Categoria: Sem Categoria

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como Moodle pode ser a grande alternativa de aprendizagem online?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Com o crescimento de cursos de educação à distância, o sistema está presente em muitos países, desenvolvendo cursos online ou como extensão dos  presenciais. O Brasil é o terceiro país adepto ao Moodle, com mais de quatro mil sites registrados sob esse sistema.

O que é Moodle?

Moodle é uma plataforma gratuita e de utilização livre, e se tornou suporte para muitas organizações e educadores. Esse sistema se caracteriza pela interação entre alunos e professores por meio de diversas ferramentas que permitem avaliar e aprimorar conteúdos e acompanhar em um mesmo ambiente virtual. Com o Moodle, o professor pode acessar o fórum, as tarefas efetuadas pelos alunos, cópias de segurança de tudo o  que foi transmitido no AVA, gestão de alunos, escala de notas, sistema de arquivos e grupos, configurar as disciplinas, analisar relatórios e notas dos alunos. Ou seja, há controle total do que é realizado na plataforma. Há três formatos em que os cursos Moodle podem ser estruturados, conforme a atividade que será desenvolvida:

  • o formato social (o tema é estruturado em volta de um fórum publicado);
  • formato semanal (elaborado semanalmente com datas de início e fim);
  • o modelo em partes (cada assunto que é discutido demonstra um tópico sem finalização prevista).

Essa plataforma também está em empresas privadas, grupos independentes que necessitam da interação colaborativa na internet e ONGs. Para utilizá-lo é bem fácil, deve ser instalado em um servidor onde todos terão acesso. Isso é muito importante para que se cumpra o preceito de democratização do ensino.

A relação entre Moodle e EAD

O Moodle aumenta a motivação dos alunos, dá auxílio tecnológico para a disponibilização dos conteúdos, realiza avaliações dos alunos, faz a gestão total do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), compartilha os conteúdos entre instituições, tem maior facilidade de distribuição e produção dos conteúdos, controla acessos e faz entrega de notas. Permite organizar e transmitir conteúdos de materiais de apoio para as aulas, possibilita produzir cursos e páginas da web e facilita a comunicação entre alunos e professores. Antigamente, o modo de se estudar à distância já era praticado, o famigerado Telecurso.

O que o aluno precisa para entrar em um curso EAD?

O aluno necessita ter acesso à web e um dispositivo para acessar o site da instituição, escolher o curso que deseja fazer e esperar a aprovação. Assim que for aprovado, o aluno deve entrar no site onde estão os conteúdos disponíveis para os estudos. A educação à distância é vista como um meio de encontro de pessoas em locais distintos, mas que podem se dialogar e trocar experiências e conhecimento, tudo em em tempo real. Muito obrigada por ler esse artigo! Deixe o seu comentário logo abaixo e continue acompanhando todas as atualizações de nosso blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.