Como Moodle pode ser a grande alternativa de aprendizagem online?
20/02/2017 11:02:20Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Com o crescimento de cursos de educação à distância, o sistema está presente em muitos países, desenvolvendo cursos online ou como extensão dos presenciais. O Brasil é o terceiro país adepto ao Moodle, com mais de quatro mil sites registrados sob esse sistema.
O que é Moodle?
Moodle é uma plataforma gratuita e de utilização livre, e se tornou suporte para muitas organizações e educadores. Esse sistema se caracteriza pela interação entre alunos e professores por meio de diversas ferramentas que permitem avaliar e aprimorar conteúdos e acompanhar em um mesmo ambiente virtual. Com o Moodle, o professor pode acessar o fórum, as tarefas efetuadas pelos alunos, cópias de segurança de tudo o que foi transmitido no AVA, gestão de alunos, escala de notas, sistema de arquivos e grupos, configurar as disciplinas, analisar relatórios e notas dos alunos. Ou seja, há controle total do que é realizado na plataforma. Há três formatos em que os cursos Moodle podem ser estruturados, conforme a atividade que será desenvolvida:
- o formato social (o tema é estruturado em volta de um fórum publicado);
- formato semanal (elaborado semanalmente com datas de início e fim);
- o modelo em partes (cada assunto que é discutido demonstra um tópico sem finalização prevista).
Essa plataforma também está em empresas privadas, grupos independentes que necessitam da interação colaborativa na internet e ONGs. Para utilizá-lo é bem fácil, deve ser instalado em um servidor onde todos terão acesso. Isso é muito importante para que se cumpra o preceito de democratização do ensino.
A relação entre Moodle e EAD
O Moodle aumenta a motivação dos alunos, dá auxílio tecnológico para a disponibilização dos conteúdos, realiza avaliações dos alunos, faz a gestão total do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), compartilha os conteúdos entre instituições, tem maior facilidade de distribuição e produção dos conteúdos, controla acessos e faz entrega de notas. Permite organizar e transmitir conteúdos de materiais de apoio para as aulas, possibilita produzir cursos e páginas da web e facilita a comunicação entre alunos e professores. Antigamente, o modo de se estudar à distância já era praticado, o famigerado Telecurso.
O que o aluno precisa para entrar em um curso EAD?
O aluno necessita ter acesso à web e um dispositivo para acessar o site da instituição, escolher o curso que deseja fazer e esperar a aprovação. Assim que for aprovado, o aluno deve entrar no site onde estão os conteúdos disponíveis para os estudos. A educação à distância é vista como um meio de encontro de pessoas em locais distintos, mas que podem se dialogar e trocar experiências e conhecimento, tudo em em tempo real. Muito obrigada por ler esse artigo! Deixe o seu comentário logo abaixo e continue acompanhando todas as atualizações de nosso blog!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
4 pontos para descobrir se seu curso online é real...
Moodle [plataforma ead] - 03/11/2017
Revolucionando o Ensino: Lições de Ciências Criati...
Educação a Distância - 02/02/2024
5 sugestões de como melhorar desempenho de EAD no...
Educação a Distância - 29/10/2018
Entenda por que o EaD equivale ao ensino presencia...
Moodle [plataforma ead] - 09/06/2017