Teoria de aprendizagem, serve de base para um curso a distância?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 24/07/2017 - 00:07:59 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Teoria de aprendizagem, serve de base para um curso a distância?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Antes de uma pessoa ingressar em um curso a distância, algumas dúvidas sobre a teoria de aprendizagem começam a surgir: será algo mais individual ou interativo? A bagagem e o conhecimento adquiridos desse curso a distância em questão, serão iguais aos de um curso presencial? Para sanar essas dúvidas, entre várias outras antes de iniciar um curso a distância, primeiro devemos entender o que é a teoria de aprendizagem e quais são seus principais modelos.

O que é a teoria de aprendizagem?

A teoria de aprendizagem é uma área de estudos da psicologia em que o melhor método educativo é investigado por diversos profissionais em todo o mundo.  Os modelos se dividem em teoria de aprendizagem mecânica (Behaviorismo) e teoria de aprendizagem cognitiva (construtivismo, sociointeracionismo e aprendizagem significativa). Vamos analisá-las e identificar quais se encaixam em um curso a distância.

1.      Behaviorismo

Esse modelo de teoria de aprendizagem é representado principalmente pelo fisiologista russo Ivan Pavlov e pelo psicólogo estadunidense Burrhus Frederic Skinner. Segundo seus estudos, o comportamento de um sujeito pode ser estimulado através de repetições mecânicas para que os alunos memorizem e obtenham respostas. Nessa teoria de aprendizagem, o aluno é ensinado de maneira passiva, ou seja, fazendo tudo exatamente como o profissional da educação deseja.  Geralmente os cursos a distância seguem essa teoria de aprendizagem.

2.      Construtivismo

Nessa teoria de aprendizagem, o biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget afirma que é importante estimular os alunos de maneira desafiadora, para que os mesmos possam assimilar e modificar seu pensamento. Através da assimilação, a mente pode se modificar e ocorre a acomodação, logo, o indivíduo passa a ter a capacidade de assimilar mais informações. O construtivismo é uma das escolhas ideais para um curso a distância, já que os alunos são incentivados a pensar por conta própria.

3.      Sociointeracionismo

Segundo Lev Vygotsky, psicólogo bielo-russo, o desenvolvimento do aluno nessa teoria de aprendizagem irá ocorrer através de sua interação com o meio e outros indivíduos, havendo assim uma troca de experiências e conhecimentos. Ao contrário do Behaviorismo em que o professor deve ser mais rígido, o papel do professor nessa teoria de aprendizagem é o de estimular o conhecimento e a independência do aluno através de sua orientação, então se torna outro método de ensino ideal para um curso a distância.

4.      Aprendizagem significativa

Na teoria de aprendizagem significativa, o psicólogo estadunidense David Ausubel propõe um ensino a partir do conhecimento prévio de alunos para que não se torne algo mecânico e repetitivo. Nessa teoria de aprendizagem, a iniciativa de aprender precisa vir do aluno e o conteúdo deve ser flexível, o que combina totalmente com um curso a distância, uma vez que os alunos inscritos nesse tipo de curso já possuem essa iniciativa. Agora que sabemos sobre as principais teorias de aprendizagem, podemos apontar que o principal método de ensino utilizado no Brasil (não apenas em cursos a distância) se baseia no Behaviorismo, ou seja, o aluno apenas decora textos sobre a matéria e, posteriormente, esquece tudo o que “aprendeu” sobre o conteúdo. Isso acaba se tornando um problema muito grande quando ele é aplicado em um curso a distância, pois muitos alunos acabam abandonando por conta da falta de interatividade com os colegas que realizam o mesmo curso a distância e a indisponibilidade de professores para sanar suas dúvidas. Baseando-se nisso, concluímos que a melhor teoria de aprendizagem para servir de base para um curso a distância é a cognitiva, que inclui as três teorias que permitem uma maior participação do aluno. Uma universidade que oferece cursos a distância deve se utilizar da tecnologia atual e oferecer uma experiência única e interativa que todo curso a distância deve ensinar. O que você, caro(a) leitor(a), pensa sobre qual teoria de aprendizagem serve de base para um curso a distância? Comente sua opinião e continue acompanhando nosso blog!        

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

5 dicas para melhorar a concentração nos estudos

5 dicas para melhorar a concentração nos estudos

Educação a Distância - 20/06/2018

QUATRO ERROS COMUNS EM CURSOS ONLINE

QUATRO ERROS COMUNS EM CURSOS ONLINE

Moodle [plataforma ead] - 06/02/2018

Como seu negócio pode crescer com e-learning

Como seu negócio pode crescer com e-learning

Webmarketing para Cursos - 18/11/2018