O certo e o errado na hora de usar humor para ensino

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 06/12/2017 - 10:12:48 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

O certo e o errado na hora de usar humor para ensino

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Independente de EaD ou o método tradicional de ensino é sempre bom ter em mente limites quanto à condução do aprendizado. E devemos discutir o certo e o errado na hora de usar humor para ensino. Hoje, a liberdade de expressão se tornou uma realidade, porém, existem certas situações em que o humor para ensino pode trazer constrangimentos e até mesmo interpretação de preconceitos. Iremos abordar neste artigo o que é certo e errado na hora de usar humor para ensino.

Vantagens ao utilizar humor para ensino

Existem diversas vantagens ao usar o humor para ensino e  é de muita importância no processo de aprendizado. Podemos citar exemplos bastante significativos ao usar este recurso: Retenção do aprendizado com mais facilidade, pois exemplos com bom humor fazem com que as informações fluam melhor e se fixem mais naturalmente; Incentiva a participação por aproximar o aluno do professor com um ambiente pedagógico mais leve; Melhora a criatividade – o humor para ensino estimula o cérebro a desenvolver um pensamento mais criativo.

Formas de adotar corretamente o humor para ensino

Utilizar o humor para ensino deve observar alguns princípios básicos para evitar situações indesejadas. A seguir, listamos as principais:

Moderar o humor na educação

Usar o humor par ensino em situações específicas e nos momentos corretos é indicado como uma ferramenta motivacional ao aprendizado, porém, deve sempre ser avaliado o uso de forma moderada, pois uma aula com humor cem por cento do tempo perde seu objetivo.

Use exemplos bem-humorados para aqueles temas mais complicados

Ao apresentar um tema educacional, procure exemplificar com situações interessantes e humoradas, para que o aprendizado se torne espontâneo e interessante.

Pregue o bom humor com otimismo

Ser positivo e respeitoso nas colocações é importante para evitar situações de desconforto e mal-entendidos. Certamente a atenção do aluno será muito mais proveitosa com esta postura.

Utilize vídeos e áudios

Faça apresentação de recursos de mídia de curta duração e diretos quanto ao assunto abordado. Eles sempre causam descontração e facilitam assimilar conhecimento.

Aproxime-se e conheça seus alunos

Dentro do possível, procure se aproximar dos alunos para maior conhecimento deles e poder direcionar situações que auxiliem o aprendizado.

O que deve ser evitado

Alguns cuidados devem ser adotados ao usar o humor para ensino:

Evite citar temas polêmicos

Política, religião, futebol, gênero, raça são assuntos que podem ser entendidos como preconceituosos ou que gerem conflitos quando utilizados sob a forma de humor. Evite utilizar desta forma.

Não use o humor na educação sem objetivo de aprendizado

Contextualizar o humor no assunto que está sendo tratado é fundamental para atingir os objetivos educacionais. Utilize o recurso apenas se for para fixar o conhecimento de forma leve e descontraída.

O tema a ser estudado deve ser o principal na aula

Nunca ponha o humor como o principal ponto educacional, ele deve ser entendido e adotado como apoio ao processo educacional, e não o contrário.

Considerações finais

Adotar o humor na educação é muito assertivo, no entanto, alguns cuidados devem ser observados para que a aula não se torne um show de humor e o conteúdo de conhecimento a ser passado seja considerado pelo aluno como algo menor. Até breve!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.