Como é a linguagem desenvolvida pelo Moodle
10/09/2015 20:09:49Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
A plataforma virtual que consiste em divulgar aprendizado com criação de cursos feitos pelos educadores de diversos países e salas de aulas tem uma linguagem específica para que a página possa ser criada e desenvolvida. O Moodle é um software livre, que é obtido gratuitamente, promovendo a interação entre professores e alunos num ambiente tecnológico e virtual, a internet. Assim, mais alunos são conectados e podem aprender disciplinas novas ou reforçar alguma matéria perdida e assim por diante. O intuito é ajudar e compartilhar significados com outras pessoas. É fácil de utilizar essa plataforma de ensino à distância. Para que o desempenho e erros sejam corrigidos, como é de esperar que os softwares passem por mudanças, o Moodle vem melhorando a sua performance e garantindo total funcionalidade. Como é um software de fonte aberta, qualquer usuário que crie sua página pode montá-la conforme suas necessidades, ele tem liberdade.
Os elementos centrais
Para entender qual a linguagem utilizada, temos de entender do que o Moodle é constituído para que alcance e seja usado pelos usuários. Os elementos centrais são quatro: IP, scripts, softwares diretórios e os bancos de dados. O IP é um protocolo de camada de rede em que é utilizado via internet. Já os scripts são uma cadeia de comando e ações que é executada pelo administrador. Os softwares diretórios consistem em armazenar e organizar certas informações sobre os usuários e recursos utilizados de uma rede específica de computadores. E os bancos de dados são um conjunto de programas inter-relacionados que promovem o acesso para os dados. Se você não entende muito bem de informática, pesquise mais sobre esses termos e conceitos!
A linguagem
Já ouviu falar da linguagem PHP? Essa linguagem é a que se utiliza na plataforma virtual Moodle, sendo uma linguagem que programa scripts de conteúdo online. Além disso, é aberta, fazendo com que você possa personalizá-la, expandi-la e adaptá-la devido ao seu código fonte ser disponibilizado de maneira gratuita. E, ainda, a linguagem PHP suporta diversas bases de dados como a MySQL. O servidor operacional LINUX é a opção ideal para utilizar a plataforma, mas o Moodle pode ser visualizado perfeitamente em qualquer navegador, seja o Chrome, Firefox, Safari e etc., independente do sistema operacional do computador. Outra vantagem, além da linguagem PHP, é que a plataforma possibilita a importação e exportação de dados e permite a mudança para outras plataformas que foram produzidas pelo mesmo padrão e desenvolvedor.
Apoio
O Moodle e seu site oficial oferece apoio a partir do momento em que o software é baixado. Tem manuais em diversas línguas, além de oferecer ajuda online e pessoas especializadas para atender suas dificuldades.
Considerações finais
Devido à sua linguagem PHP, o Moodle oferece muitas vantagens para que o desenvolvimento da plataforma fique e permaneça da melhor forma possível. Assim, se você quiser reorganizá-la ou transformá-la, são ações possíveis, garantindo a total utilização do sistema e software. Os professores podem proporcionar um ambiente educacional conforme suas necessidades e personalidade da turma, por exemplo. Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Como utilizar técnicas de copywriting para aprimor...
Educação a Distância - 08/02/2023
As melhores Microfranquias para investir
Sugestão de Cursos - 08/08/2019
Câmera para gravar vídeo e outros acessórios para...
Educação a Distância - 12/07/2018
5 apps para quem se interessa por EAD
Educação a Distância - 06/04/2016