Conhecendo as interfaces do Moodle

03/10/2016 10:10:00

Youtube Telegram

Para que o aluno possa absorver e navegar no ambiente de aprendizado é necessário conhecê-lo bem. O conhecimento prévio das interfaces do Moodle possibilita melhor aproveitamento do curso. O Moodle é um ambiente de aprendizado dinâmico, desenvolvido para a Educação a Distância. Ao compreender como a plataforma padroniza as informações, você otimizará seu tempo e seus resultados. Ele possui uma estrutura básica, mas bastante eficiente para a interação do aluno com o tutor e com os membros da turma e de outros cursos oferecidos pela plataforma. Essa valorização do diálogo enriquece bastante o ambiente virtual e colabora para um conhecimento construcionista que tem como base a troca social. Isso desmantela um dos maiores argumentos dos contrários ao e-learning: as limitações de trocas interpessoais. Conheça mais sobre a história do Moodle.

Estrutura básica

A estrutura básica da interface, logo após o login, se dá em três colunas. Na caixa da esquerda localiza-se o menu. A caixa central é dedicada aos conteúdos do curso e links para material de apoio. Já na caixa da direita, onde localiza-se o calendário, é possível ter acesso ao cronograma do curso e manter contato com outros membros. Quanto ao seu registro na plataforma é simples. É possível criar um perfil com nome, foto e cursos em que você está inscrito. E, se você clicar no botão Modificar Perfil, será possível informar dados de localização como endereço e e-mail, apresentação biográfica, que é um campo obrigatório, e a apresentação visual, que apesar de não ser obrigatória, é bem legal. Destaca-se aqui a importância da apresentação biográfica onde você informa áreas de interesse, do que gosta, o que pretende alcançar com o curso etc.

Saiba mais sobre como configurar a plataforma Moodle para iniciantes

E isso é muito importante porque, além de traçar um perfil sócio demográfico dos participantes do curso, auxilia o professor na condução dos conteúdos e até mesmo na contextualização das questões da avaliação. Esse recurso também garante um benefício ao usuário que pode fazer networking a partir das pesquisas biográficas dos perfis.

Iniciando os estudos

Após a formalização dos dados, o aluno acessa a interface de abertura, onde se dá efetivamente o aprendizado. Aqui o ambiente apresenta-se de acordo com a estrutura básica, dita anteriormente. A coluna da esquerda apresenta as informações administrativas, os fóruns e notas. A coluna central apresenta informações sobre as disciplinas do curso. Na parte inferior da coluna central está o rodapé com links para informações complementares, como notícias, vídeos e outros materiais de apoio. E, finalmente, a coluna da direita, com o calendário e o acesso à lista de participantes, mensagens e perfis dos usuários conectados.

Entenda mais sobre os elementos facilitadores no Moodle

Cronograma de estudos

Um conteúdo bem elaborado e bem planejado fornece ao aluno um cronograma do curso. Isso pode ser visto no Calendário ou Agenda do Curso, na coluna à direita. Essa ferramenta, além da perspectiva do cronograma, fornece ao professor e aos usuários a possibilidade de agendar eventos da disciplina e do grupo.

Interagindo com o grupo

O Moodle tem como pressuposto a troca de conhecimento no ambiente virtual e, por isso, disponibiliza ferramentas que as possibilitem. É possível, por exemplo, enviar uma mensagem para participantes de diferentes cursos veiculados na plataforma. Outro recurso importante que o Moodle oferece é a possibilidade de definir as preferências para o recebimento e envio de mensagens. Também é possível bloquear um contato e fazer uma lista de contatos por grupos de afinidades. No link Participantes você envia mensagens para qualquer pessoa ou grupo de pessoas, enquanto no link Mensagens o envio é somente para os contatos. Para não correr risco, o melhor é formar uma lista de contatos.

Ferramentas da plataforma

O aluno deve se guiar, ao longo do curso, pelo menu à esquerda para verificar as atividades propostas. Nesse menu ficam também disponibilizados os recursos do professor. Outra ferramenta que valida bastante a educação à distância chama-se Escolha. Ela funciona como um questionário que o professor pode aplicar para diversos fins, como pesquisa de opinião, reflexão sobre um tema ou mesmo avaliações. O Glossário é também um recurso disponível que agrega muito valor à EAD porque favorece a aprendizagem significativa. Além de conceitos importantes abordados no curso, o Glossário disponibiliza o campo Questões Frequentes onde perguntas e respostas são anexas, enriquecendo o aprendizado. Fica claro que estudar em uma plataforma EAD é tão eficaz quanto no modelo presencial. A qualidade e os resultados são relativos ao empenho e dedicação tanto do aluno quanto da instituição de ensino. Conhecendo o modo operante do sistema, você já está pronto para se dedicar ao conteúdo e alcançar seu objetivo. Alguma dúvida sobre as interfaces do Moodle? Não se esqueça de deixar um comentário abaixo, ok? Até a próxima!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Qual AVA é melhor para EAD?

Moodle [plataforma ead] - 11/09/2017

5 desvantagens de educação à distância

Educação a Distância - 10/09/2015

4 dicas para ter disciplina ao estudar online

Educação a Distância - 26/08/2018