Como enfrentar o desafio da evasão escolar na educação online?

30/08/2017 10:08:10

Youtube Telegram

Evasão escolar e ensino a distância. Com certeza você já ouviu sobre esse tema em algum debate acadêmico ou já leu sobre o assunto na internet. Mas se ainda desconhece completamente o que seja o termo, nesse post, você vai ficar por dentro dessa importante discussão do meio educacional. Assim que terminar a, você vai sair sabendo: O que é evasão escolar na educação online; As causas da evasão escolar na educação online; Qual a prevenção contra a evasão escolar na educação online.

Nem tudo são flores na educação online

Atualmente, são quase 2 milhões de alunos matriculados em cursos a distância no Brasil. O que acha desses números? Impressionantes, certo? Realmente a educação a distância é uma modalidade de ensino que cresce a todo vapor, a cada novo ano que entra. Em pouco mais de uma década, saltamos dos 50 mil matriculados para a casa dos milhões. Sem falar que a EaD permanece ganhando mais adeptos, apesar da crise econômica. O cenário do ensino a distância é bastante fértil, mas a presença da evasão escolar na educação online não ajuda manter esses números lá em cima. Essa realidade já é pauta de teses, artigos e debates acadêmicos. Na verdade, o tema evasão escolar na educação online é discutido e avaliado desde que as tecnologias de comunicação web passaram a ser adotadas no desenvolvimento de cursos a distância.

Afinal, o que é a evasão escolar na educação online?

A evasão escolar na educação online é a desistência, por parte do aluno, do curso a distância em que está matriculado. Isso pode ocorrer em qualquer etapa de seus estudos, seja em nível superior, como graduação, pós-graduação e extensão, ou um treinamento empresarial. Independente do curso, seja financiado ou gratuito, a evasão escolar na educação online é uma realidade. Imagine a seguinte situação para você entender como é essa evasão escolar na educação online. João tem vinte e cinco anos e se matricula no curso de biologia a distância de certa universidade. Passam três semestres de curso. No início do quarto, porém, João resolve interromper seus estudos naquela instituição. Tranca sua matrícula e desiste do curso de biologia. Os fatores que geraram essa evasão escolar na educação online de João foram diversos.

Conhecendo as principais causas da evasão escolar

As causas, vão de fatores pessoais até variáveis regionais. Listamos as principais causas para você entender o comportamento de João, nosso personagem que abandonou o curso de biologia a distância: – Falta de recursos financeiros; – Rotina de trabalho; – Dificuldade de adaptação à modalidade de ensino; – Resistência à educação a distância; – Avaliação da qualidade do curso; – Falta de habilidade no uso das tecnologias de aprendizagem virtual; – Ausência do contato pessoal com o professor e alunos de turma.

Quatro estratégias para combater a evasão escolar

A evasão escolar na educação online deve ser combatida. Não basta atrair novos alunos, também é preciso desenvolver estratégias para manter essas matrículas ativas. O primeiro passo é ter uma visão panorâmica desse problema. É o que fizemos até aqui, mostramos as causas e sintomas. Por esse motivo, agora vamos citar quatro táticas para prevenir as instituições da evasão escolar na educação online:

  1. Ter uma definição clara da proposta pedagógica para o aluno ficar por dentro do que irá estudar no curso;
  2. Desenvolver materiais didáticos e um conteúdo totalmente adequado ao perfil sociocultural dos alunos;
  3. Orientar os estudantes em relação ao acesso em fóruns, chats, vídeos e biblioteca virtual;
  4. Definir estratégias de e-mail para gerar interação entre professores e alunos;

Conclusão

É um desafio e tanto enfrentar a evasão escolar na educação online. Em muitos casos, as causas nem sempre são claras no primeiro momento. Mas, nesse artigo, te damos os primeiros passos para desenvolver uma boa prevenção. Agora, queremos saber se você também tem sugestões que ajudam a resolver esse problema. Comente e continue nos seguindo por aqui!

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.