Como AVA pode estimular a auto-organização dos estudantes

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 14/06/2017 - 10:06:39 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como AVA pode estimular a auto-organização dos estudantes

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O sistema de educação à distância (EAD) tem ganhado espaço em nosso país nos últimos anos e cada vez mais pessoas aderem a esse meio de aprendizado para sua formação. Segundo dados da Associação Brasileira de Educação à distância (ABED), no ano de 2014, o total de matriculados na modalidade EAD já ultrapassava a marca de 3,8 milhões. Um dos motivos de tal crescimento, é a utilização de AVA em tais cursos. O uso de AVA tem sido visto com bons olhos, por estudantes e docentes, pois, além da praticidade proposta, o AVA estimula a criatividade, o interesse e – principalmente – a auto-organização dos estudantes. Mas, primeiro, o que é AVA? Porque AVA tem sido um método tão comentado? E qual a relação entre AVA e auto-organização?

O que é AVA?

A sigla AVA possui o significado de “Ambiente Virtual de Aprendizagem” (AVA) ou “Ambiente Virtual de Aprendizado”. Em poucas palavras, é um local virtual onde são desenvolvidos os cursos EAD. Nessa área é possível que aluno e docente tenham uma interação maior e mais pessoal, além da interação entre os próprios alunos, dentre outras facilidades. Contudo, mencionamos acima que AVA pode estimular a organização dos estudantes. Como assim? Veja a seguir.

Porque AVA contribui para a auto-organização dos estudantes?

Primeiramente, entendemos que qualquer tipo de ensino à distância contribui para a evolução da organização que o estudante tem com sua jornada de aprendizado, pois sem professores presenciais e horários específicos a ser cumpridos, claramente cabe ao estudante organizar-se para que obtenha um bom fluxo de estudo. Então, vamos listar abaixo 3 pontos que explicam o porquê de AVA, especificamente,  contribuir para a auto-organização dos estudantes.

1.      Tarefas no AVA

É comum em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) haver espaços específicos destinados a tarefas. Nesse espaço, o docente pode implementar tarefas para o(s) aluno(s) e especificar uma data de entrega para apresentação da tarefa pedida. Este setor localizado dentro do sistema AVA ajuda o estudante a organizar todas as suas tarefas – datadas – em um local específico. E, claro, depois de ver como essa organização de tarefas facilita o fluxo de estudo, o estudante se vê quase que “obrigado” a ser mais organizado em suas tarefas.

2.      O uso do “Wiki” no AVA

Em algumas plataformas AVA (pois existem diversas plataformas diferentes que implementam este sistema) é comum o uso de uma área chamada “Wiki”. Aqui, os estudantes têm a possibilidade de escrever textos colaborativos com o auxílio de outros utilizadores do mesmo AVA. Podem-se incluir textos, links, imagens etc – o que torna, sem dúvidas, o ensino mais interessante. Porém, o melhor desta seção do AVA é: Construir qualquer material de maneira colaborativa é um exercício para a organização (principalmente a auto-organização), lembrando sempre que o estudante não depende apenas de si mesmo, mas também dos outros colaboradores (neste caso, os utilizadores do AVA em questão).

3.      “Diários de bordo” no AVA

Outro detalhe que chama a atenção de muitos para a utilização de um AVA são os chamados “Diários de bordo”. Essa é uma seção dentro do AVA onde o aluno pode compartilhar com o docente suas percepções sobre o andamento do curso. Isso ajuda o aluno a compreender e internalizar sua aprendizagem. Mas, o que isso tem a ver com como AVA pode ajudar a estimular a auto-organização? Aí surge a melhor parte do Diário de Bordo: necessita um feedback da parte do docente. E, obviamente, todo aluno se vê instigado a organizar-se mais para produzir materiais quando sabe que estes serão – sempre – lidos por seu docente, não é mesmo? Fica claro que dentre os – muitos! – benefícios da utilização de AVA está a auto-organização dos estudantes. E você, já utilizou ou utiliza o AVA? Sabe de mais algum benefício do AVA para alunos? Agora, cabe a você experimentar também este meio tão prático e favorável de aprendizado. Alguma dúvida ou comentário sobre a auto-organização de estudantes e sua relação com AVA? Deixe seu comentário abaixo. Continue conosco para novas postagens!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como montar uma startup e fugir da crise

Como montar uma startup e fugir da crise

Desenvolvimento Web - 26/09/2016

O Aluno e a Educação à Distância

O Aluno e a Educação à Distância

Moodle [plataforma ead] - 20/06/2017

4 passos para criar seu próprio curso via web

4 passos para criar seu próprio curso via web

Educação a Distância - 22/02/2016