Alunos com dificuldade de aprendizagem podem se adaptar à EaD?

18/12/2017 10:12:51

Youtube Telegram

Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.
Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.

Muitas vezes, a dificuldade de aprendizagem pode ser desestimulante e levar ao completo desinteresse do aluno pela educação. Com a popularização da EaD,, sigla para Ensino a Distância, muitos desses alunos viram uma chance de conciliar seus interesses com o aprendizado. Mas será que realmente pode dar certo? Continue lendo e confira.

Dificuldade de aprendizagem e EaD

Existem muitos fatores que podem colaborar para possíveis dificuldades de aprendizagem do aluno na EaD, entre eles a má administração de tempo para estudos, a dificuldade em se adaptar à proposta do EaD – principalmente nos cursos Online, os trabalhos em grupo, o conteúdo e até mesmo os tutores podem levar a problemas futuros.

Doenças que podem afetar o aprendizado

Além dos motivos listados acima, temos ainda outros fatores que devem ser considerados ao analisarmos as dificuldades dos alunos. Doenças que afetam e geram dificuldade de aprendizagem como dislexia, TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade), doenças graves neurológicas como a redução do QI e funcionais ou o autismo são alguns exemplos.

Escolha do curso

A escolha do curso é a parte mais fundamental. Escolher algo que impulsione o aluno a estudar e que seja de interesse do aluno será, com certeza, mais proveitoso. Além de apresentar resultados melhores, o processo será mais prazeroso e, sendo assim, os resultados melhores. Ter estimulo é o melhor jeito de obter sucesso em um curso EaD.

Criar uma rotina de estudos

Obviamente, imprevistos acontecem e a vida é muito corrida. Nem todos os alunos tem toda disposição de tempo para ficar assistindo às aulas, fazendo os trabalhos e estudando. A rotina de trabalhar e estudar pode ser a fórmula para o fracasso, do mesmo jeito que uma má organização pessoal também pode resultar no desânimo e desinteresse. Encontrar uma balança entre os estudos e a vida pessoal, não deixar para depois os estudos e manter metas pode ajudar o aluno a se adaptar com mais facilidade ao curso.

Conheça seu professor e o curso

É realmente difícil se conectar com o professor de EaD estando tão longe. Porém, é indispensável ter um bom relacionamento com o tutor para se tirar dúvidas e ter um apoio extra no curso. Por isso, é extremamente importante procurar antes sobre o tutor do curso que se pretende fazer, antes de tomar a decisão de fazer o curso.

Crie expectativas realistas

Na hora de começar um curso a distância, os alunos acabam, sem querer, criando expectativas impossíveis de ser atingidas. É muito importante manter o pé no chão e saber que nem sempre as coisas são do jeito que se foi imaginado. Isso apenas ajudará o aluno a manter o foco, que é a conclusão do curso. Ter em mente que dificuldades existem e que não há um jeito fácil de atingir uma meta pode ser tranquilizador. Para você, o que é mais importante na hora de vencer as dificuldades no EaD? Conte para a gente nos comentários. Continue nos acompanhando aqui no blog!


Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?



Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

SISU oferece vagas para EAD

Sugestão de Cursos - 04/06/2020

5 desvantagens de educação à distância

Educação a Distância - 10/09/2015