Alunos com dificuldade de aprendizagem podem se adaptar à EaD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 18/12/2017 - 10:12:51 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage

Alunos com dificuldade de aprendizagem podem se adaptar à EaD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Muitas vezes, a dificuldade de aprendizagem pode ser desestimulante e levar ao completo desinteresse do aluno pela educação. Com a popularização da EaD,, sigla para Ensino a Distância, muitos desses alunos viram uma chance de conciliar seus interesses com o aprendizado. Mas será que realmente pode dar certo? Continue lendo e confira.

Dificuldade de aprendizagem e EaD

Existem muitos fatores que podem colaborar para possíveis dificuldades de aprendizagem do aluno na EaD, entre eles a má administração de tempo para estudos, a dificuldade em se adaptar à proposta do EaD – principalmente nos cursos Online, os trabalhos em grupo, o conteúdo e até mesmo os tutores podem levar a problemas futuros.

Doenças que podem afetar o aprendizado

Além dos motivos listados acima, temos ainda outros fatores que devem ser considerados ao analisarmos as dificuldades dos alunos. Doenças que afetam e geram dificuldade de aprendizagem como dislexia, TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade), doenças graves neurológicas como a redução do QI e funcionais ou o autismo são alguns exemplos.

Escolha do curso

A escolha do curso é a parte mais fundamental. Escolher algo que impulsione o aluno a estudar e que seja de interesse do aluno será, com certeza, mais proveitoso. Além de apresentar resultados melhores, o processo será mais prazeroso e, sendo assim, os resultados melhores. Ter estimulo é o melhor jeito de obter sucesso em um curso EaD.

Criar uma rotina de estudos

Obviamente, imprevistos acontecem e a vida é muito corrida. Nem todos os alunos tem toda disposição de tempo para ficar assistindo às aulas, fazendo os trabalhos e estudando. A rotina de trabalhar e estudar pode ser a fórmula para o fracasso, do mesmo jeito que uma má organização pessoal também pode resultar no desânimo e desinteresse. Encontrar uma balança entre os estudos e a vida pessoal, não deixar para depois os estudos e manter metas pode ajudar o aluno a se adaptar com mais facilidade ao curso.

Conheça seu professor e o curso

É realmente difícil se conectar com o professor de EaD estando tão longe. Porém, é indispensável ter um bom relacionamento com o tutor para se tirar dúvidas e ter um apoio extra no curso. Por isso, é extremamente importante procurar antes sobre o tutor do curso que se pretende fazer, antes de tomar a decisão de fazer o curso.

Crie expectativas realistas

Na hora de começar um curso a distância, os alunos acabam, sem querer, criando expectativas impossíveis de ser atingidas. É muito importante manter o pé no chão e saber que nem sempre as coisas são do jeito que se foi imaginado. Isso apenas ajudará o aluno a manter o foco, que é a conclusão do curso. Ter em mente que dificuldades existem e que não há um jeito fácil de atingir uma meta pode ser tranquilizador. Para você, o que é mais importante na hora de vencer as dificuldades no EaD? Conte para a gente nos comentários. Continue nos acompanhando aqui no blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.