6 Critérios de qualidade em cursos a distâncias que devemos levar em conta

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 29/08/2017 - 10:08:52 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 Critérios de qualidade em cursos a distâncias que devemos levar em conta

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Você saberia mencionar os padrões de qualidade mínima que cursos a distância devem apresentar, antes de serem ofertados no mercado? O MEC tem um documento relacionado a esse tema que serve para orientar empresários nesse quesito. São tantas coisas a se pensar, quando se vai organizar cursos a distância, como softwares e recursos financeiros, que é normal esses pontos não receberem tanta atenção. Mas fique tranquilo! Neste post, listamos seis critérios de qualidades que não podem faltar em cursos a distância, de acordo com o MEC. Conheça-os.

1. Proposta pedagógica claramente definida

É muito importante que cursos a distância sejam elaborados a partir de uma proposta pedagógica bem explicada, tanto para o professor quanto para o aluno. Professores devem ter uma visão clara da estrutura e da qualidade do conteúdo que deverão passar. Já os alunos, precisam saber que perfil de estudante o respectivo curso pretende atender e formar.

2. Tecnologias de comunicação adequadas

Ainda de acordo com o MEC, cursos a distância precisam receber o apoio de tecnologias de comunicação e informação, de modo que construam um espaço virtual adequado onde o aluno possa ser ensinado e aprender. As tecnologias de cursos a distância, basicamente, são ferramentas que geram interatividade entre professores/tutores e alunos. Algumas ferramentas indispensáveis são: fóruns, chats, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem etc.

3. Bons materiais didáticos para bons cursos a distância

Em cursos a distância, muito se fala em disponibilizar bons materiais didáticos, correto? Mas, afinal, que aspectos determinam a qualidade de um material de ensino? – Passa por uma rigorosa avaliação antes de ser usado; – Tem linguagem adaptada ao perfil cultural do aluno; – Desenvolve competências específicas; –Apresenta-se em diversos formatos: texto, áudio, vídeo, página na internet; – Corresponde os objetivos da proposta pedagógica.

4. Desenvolvimento de um sistema de avaliação

Ao desenvolver cursos a distância, não ignore adotar um bom sistema de avaliação. Isso significa, pelo menos, duas coisas. Primeiro: cursos a distância devem disponibilizar provas e atividades que vão medir o progresso dos alunos; segundo: também deve contar com uma política interna que possa avaliar a qualidade do conteúdo ofertado, se está atendendo ou não às necessidades dos estudantes.

5. Estrutura de um corpo multidisciplinar

Cursos a distância não funcionam se uma boa equipe multidisciplinar não estiver por trás do projeto. Isso vai muito além do que ter dois ou três professores ensinando, avaliando alunos, organizando materiais e disponibilizando conteúdo. Nesse processo, tutores também são fundamentais, porque orientam alunos no uso da plataforma. Também é bom contar com profissionais técnicos para a manutenção tecnológica dos cursos a distância.

6. Infraestrutura de apoio necessária

Vamos supor que você organizou os cursos a distâncias que vai ofertar, já definiu a grade curricular, desenvolveu o AVA, selecionou bons materiais didáticos, adotou políticas de avaliação, tem professores e tudo mais. E agora, como vai gravar seu conteúdo e se pôr a disposição do aluno para contato? É hora de montar sua infraestrutura básica, considerando seu número de alunos: – Instale computadores; – Conte com uma linha telefônica 0800; – Monte equipamentos para produção audiovisual. – Tenha softwares de diagramação para a confecção de materiais dos seus cursos a distância.

Considerações finais

Esses são os critérios de qualidade que você não pode ignorar se deseja desenvolver bons cursos a distância. Segui-los vai posicionar você bem no mercado educacional, pode apostar. Se você ficou com alguma dúvida, compartilhe nos comentários! Não esqueça ,continue seguindo o nosso blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como ganhar dinheiro na internet em 2019

Como ganhar dinheiro na internet em 2019

Sugestão de Cursos - 06/08/2019

Quatro dicas de como organizar melhor os estudos

Quatro dicas de como organizar melhor os estudos

Educação a Distância - 03/12/2018

Como gravar videoaulas em cursos via web

Como gravar videoaulas em cursos via web

Moodle [plataforma ead] - 20/09/2017