6 Critérios de qualidade em cursos a distâncias que devemos levar em conta

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 29/08/2017 - 10:08:52 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 Critérios de qualidade em cursos a distâncias que devemos levar em conta

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Você saberia mencionar os padrões de qualidade mínima que cursos a distância devem apresentar, antes de serem ofertados no mercado? O MEC tem um documento relacionado a esse tema que serve para orientar empresários nesse quesito. São tantas coisas a se pensar, quando se vai organizar cursos a distância, como softwares e recursos financeiros, que é normal esses pontos não receberem tanta atenção. Mas fique tranquilo! Neste post, listamos seis critérios de qualidades que não podem faltar em cursos a distância, de acordo com o MEC. Conheça-os.

1. Proposta pedagógica claramente definida

É muito importante que cursos a distância sejam elaborados a partir de uma proposta pedagógica bem explicada, tanto para o professor quanto para o aluno. Professores devem ter uma visão clara da estrutura e da qualidade do conteúdo que deverão passar. Já os alunos, precisam saber que perfil de estudante o respectivo curso pretende atender e formar.

2. Tecnologias de comunicação adequadas

Ainda de acordo com o MEC, cursos a distância precisam receber o apoio de tecnologias de comunicação e informação, de modo que construam um espaço virtual adequado onde o aluno possa ser ensinado e aprender. As tecnologias de cursos a distância, basicamente, são ferramentas que geram interatividade entre professores/tutores e alunos. Algumas ferramentas indispensáveis são: fóruns, chats, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem etc.

3. Bons materiais didáticos para bons cursos a distância

Em cursos a distância, muito se fala em disponibilizar bons materiais didáticos, correto? Mas, afinal, que aspectos determinam a qualidade de um material de ensino? – Passa por uma rigorosa avaliação antes de ser usado; – Tem linguagem adaptada ao perfil cultural do aluno; – Desenvolve competências específicas; –Apresenta-se em diversos formatos: texto, áudio, vídeo, página na internet; – Corresponde os objetivos da proposta pedagógica.

4. Desenvolvimento de um sistema de avaliação

Ao desenvolver cursos a distância, não ignore adotar um bom sistema de avaliação. Isso significa, pelo menos, duas coisas. Primeiro: cursos a distância devem disponibilizar provas e atividades que vão medir o progresso dos alunos; segundo: também deve contar com uma política interna que possa avaliar a qualidade do conteúdo ofertado, se está atendendo ou não às necessidades dos estudantes.

5. Estrutura de um corpo multidisciplinar

Cursos a distância não funcionam se uma boa equipe multidisciplinar não estiver por trás do projeto. Isso vai muito além do que ter dois ou três professores ensinando, avaliando alunos, organizando materiais e disponibilizando conteúdo. Nesse processo, tutores também são fundamentais, porque orientam alunos no uso da plataforma. Também é bom contar com profissionais técnicos para a manutenção tecnológica dos cursos a distância.

6. Infraestrutura de apoio necessária

Vamos supor que você organizou os cursos a distâncias que vai ofertar, já definiu a grade curricular, desenvolveu o AVA, selecionou bons materiais didáticos, adotou políticas de avaliação, tem professores e tudo mais. E agora, como vai gravar seu conteúdo e se pôr a disposição do aluno para contato? É hora de montar sua infraestrutura básica, considerando seu número de alunos: – Instale computadores; – Conte com uma linha telefônica 0800; – Monte equipamentos para produção audiovisual. – Tenha softwares de diagramação para a confecção de materiais dos seus cursos a distância.

Considerações finais

Esses são os critérios de qualidade que você não pode ignorar se deseja desenvolver bons cursos a distância. Segui-los vai posicionar você bem no mercado educacional, pode apostar. Se você ficou com alguma dúvida, compartilhe nos comentários! Não esqueça ,continue seguindo o nosso blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

O que é Growth Hacking

O que é Growth Hacking

Sem Categoria - 18/05/2016

Quais as 4 desvantagens do EAD?

Quais as 4 desvantagens do EAD?

Educação a Distância - 23/06/2018

Mobile learning: uma tendência em cursos online

Mobile learning: uma tendência em cursos online

Moodle [plataforma ead] - 25/09/2017