Como uma instituição de ensino pode dar certificação em EaD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 15/11/2017 - 10:11:37 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como uma instituição de ensino pode dar certificação em EaD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Hoje em dia, uma certificação em EaD tem o mesmo valor de um certificado de um curso presencial, o que é um grande avanço para todos os alunos desta modalidade e para professores e instrutores também. Porém, como uma instituição de ensino pode dar a certificação em EaD para um aluno? Continue lendo e descubra!

Certificação em EaD

Instituições de ensino que oferecem cursos de graduação e pós-graduação devem ser reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Sendo assim, a instituição deve ser regulamentada. Por mais que o aluno estude a distância, ele deverá fazer suas provas e apresentar seu trabalho de conclusão de curso presencialmente.

Metodologia

O Ministério da Educação é bem flexível em relação à metodologia dos cursos, dando liberdade à instituição de ensino. Fica a critério da instituição toda a grade e o material didático. Porém, o curso deve ter a duração pré-determinada que seja condizente com o mesmo curso presencialmente.

Como funciona o credenciamento

O credenciamento da instituição de ensino deve ser feito diretamente com o Ministério da Educação. Cada instituição será habilitada/certificada de acordo com sua organização acadêmica, porém, inicialmente, a instituição será credenciada como faculdade, apenas podendo se transformar em universidade ou centro universitário depois de obter um padrão de qualidade. A validade é de três anos para o primeiro credenciamento de uma faculdade e cinco de uma universidade.

Reconhecimento

Quando tiver completado 50% da carga horária, a instituição deve buscar reconhecimento do curso para validação dos diplomas. Sendo assim, o aluno poderá receber sua certificação em EaD e seu diploma no curso, sendo devidamente reconhecido pelo MEC. A certificação em EaD, entretanto, não vem escrita no diploma físico, isso é para mostrar que não existe diferença entre as modalidades presenciais e a distância.

Certificação em EaD de cursos livres

Infelizmente, o Ministério da Educação não reconhece os cursos de modalidade livre, pois eles se encaixam na modalidade não formal, e o curso que decide sua carga horária e duração. A boa notícia é que estes mesmos cursos são amparados por lei. Eles não são fiscalizados, uma vez que todos têm a liberdade para criar cursos livres. Porém, é importante notar que mesmo não sendo reconhecidos pelo Ministério da Educação por serem cursos profissionalizantes e não de formação, estes cursos ainda contam com certificação em EaD, e devem ter chave de autenticidade, além de carregarem informações importantes como carga horária, nota e CNPJ da empresa.

Como renovar o credenciamento

Depois de três anos, o credenciamento do MEC deve ser renovado para que a instituição possa continuar funcionando. Para isso, a instituição deve manter seu padrão de qualidade alto. Mais de três milhões de alunos fazem parte da comunidade em EaD no Brasil atualmente, e com as flexibilidades que o Ministério da Educação tem oferecido para certificação em EaD, este número deve aumentar. Para você, o que é mais importante para se obter a certificação em EaD? Conte para a gente nos comentários. Esse feedback é valioso para nós. Continue nos acompanhando! Até breve.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.