13 Ferramentas e equipamentos que ajudam na realização de tarefas online

01/08/2017 10:08:54

Youtube Telegram

Provas, questionários, pesquisas científicas e ensaios acadêmicos são algumas das atividades que um aluno terá que fazer ao longo de um curso a distância. Pelo fato de o contato não ser presencial, a cobrança é ainda maior que a realizada na modalidade presencial, mais tradicional. A boa notícia é a de que existem tecnologias interativas que vão ajudá-lo na realização de tarefas online. Listamos 13 ferramentas para você conhecer. Confira!

1 .Fóruns

Fóruns são um espaço virtual de debate e compartilhamento de informações – por texto, em geral. Ali, tanto alunos quanto professores podem debater temas, dividir opiniões e lançar questionamentos. São experiências que, sem dúvida, ajudam na realização de tarefas online.

2. Chats

Chats são ferramentas síncronas de comunicação. Eles permitem uma aproximação virtual entre o aluno e o professor. Nesse ambiente, o estudante pode enviar suas principais dúvidas que envolvam a realização de tarefas online. Por exemplo, ele tem a chance de ficar por dentro do prazo certo para enviar a atividade e se informar sobre a média necessária para não ficar prejudicado na nota final. Pode ser via texto, via áudio, ou audiovisual.

3. Lista de contatos

Normalmente, listas de contatos funcionam da seguinte maneira: o estudante, no próprio perfil, tem a opção de adicionar contatos de tutores e outros alunos do mesmo curso. Essa é uma oportunidade para alunos se ajudarem na realização de tarefas online. Um exemplo básico: o aluno pode questionar a outro como fez para resolver tal questão do caderno de atividades.

4. Biblioteca virtual

Sem dúvida, é uma das ferramentas mais fundamentais, porque ajuda na pesquisa e na consulta de fontes de conteúdos. Na biblioteca virtual, o aluno tem acesso a um acervo amplo e atualizado de artigos acadêmicos, revistas especializadas e materiais úteis. Por meio dessa área, o estudante adquire preparo intelectual para a realização de tarefas online.

5. Vídeos

Vídeos ajudam, e muito, na realização de tarefas online, pelo fato de o aluno ter a chance de poder rever o mesmo conteúdo, uma infinidade de vezes. Sem falar que esse recurso economiza tempo na hora da pesquisa. Imaginemos que, o aluno tenha dúvida na seguinte questão: “Onde aconteceu a segunda guerra mundial?”. Ele pode selecionar a disciplina de História e ir diretamente à aula gravada que trata desse tema. Dessa maneira, a realização de tarefas online fica bem simplificada.

6. Áudios

Outra ferramenta que permite o aluno agregar mais conhecimento na realização de tarefas online. Geralmente estão em formato MP3 e são conteúdos de aulas ou palestras gravadas que são disponibilizadas para complementar a aprendizagem. Áudios são ótimos porque permitem que o aluno estude a disciplina do semestre em qualquer momento e em qualquer lugar; tudo para uma melhor realização de tarefas online.

7. Conteúdo digitalizado

Instituições de ensino a distância costumam ofertar conteúdo digitalizado. O objetivo é que alunos recebam apoio educacional durante a realização de tarefas online. Geralmente, conteúdos digitais são o resumo e roteiro das aulas, slides, capítulos de livros, orientações pedagógicas e todo tipo de material didático em PDF.

9. Links

Links são compartilhados em fóruns e dentro de materiais digitalizados. O objetivo é sempre levar um conteúdo complementar até o aluno, normalmente para estender o assunto de alguma aula e para ajudar na realização de tarefas online. Os links podem ser de vídeo, artigos, entrevistas etc.

10. E-mail

O e-mail é uma das ferramentas mais antigas de comunicação na web e nunca deixou de ser fundamental para conectar pessoas. De que forma ajuda na realização de tarefas online? Por meio dessa ferramenta, o professor mantém o aluno informado quanto aos prazos e datas de provas e trabalhos. Assim, o estudante não perde a oportunidade de avançar nos estudos.

11. Computadores no polo de apoio presencial

É obrigatório que todo polo de ensino a distância tenha um laboratório de informática, de acordo com o MEC. A instituição tem que oferecer apoio presencial de qualidade. Por essa razão, não podíamos excluir os computadores de nossa lista. Afinal, ajudam, e muito, na realização de tarefas online, principalmente na parte de exames e pesquisas.

12. AVA

AVA significa ambiente virtual de aprendizagem. É a sala de aula do aluno. Esse espaço organiza todas as ferramentas que mencionamos até agora, por isso, é indispensável na realização de tarefas online.

13. Professor

O professor é a figura mais importante no processo de educação a distância. Isso porque, enquanto o aluno é responsável pela realização de tarefas online, o professor é aquele que tem o papel de pegá-lo “pela mão” e conduzi-lo nesse caminho de aprendizagem. Por essa razão, é a maior ferramenta de todas – seja on ou offline. Você conhece outra ferramenta que ajuda na realização de tarefas online? Comente! Também continue seguindo o nosso blog!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 principais tipos de avaliação em EAD

Educação a Distância - 16/05/2018

3 melhores cursos EAD do país

Educação a Distância - 01/08/2016