Quais são os momentos presenciais obrigatórios em EaD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 11/04/2017 - 12:04:50 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Quais são os momentos presenciais obrigatórios em EaD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Os cursos em EaD têm um grande diferencial no qual o aluno não precisa comparecer à instituição física para estudar e assistir as suas aulas, assim como para tirar as suas dúvidas. Mas há momentos, como para realizar avaliações ou defender trabalhos de conclusão de curso, que o estudante deve comparecer à instituição. Por isso, primeiramente, é importante definir o que é um curso em EaD. Os cursos de Ensino a Distância é uma alternativa recente de ensino que as pessoas têm para conseguir o seu diploma ou a sua especialização, no qual você encontra horários flexíveis para estudar. E ainda é completamente adaptável para quem tem pouco tempo e deseja conquistar um emprego melhor ou conseguir um melhor cargo no local em que já trabalha. Porém, ultimamente, tem havido um grande debate quanto as imposições postas pelo MEC. Principalmente no que se refere aos trabalhos de conclusão de curso, cursos de mestrado e doutorado, por exemplo, para serem reconhecidos pelo MEC devem ser defendidos por uma banca presencial. Isso se torna um grande problema quanto às instituições que oferecem cursos a distância de mestrado e doutorado que não têm base no Brasil. Pois, ingressar em um curso EaD de pós stricto sensu pode sim, mas corre um grande risco do MEC não reconhecer. Por isso, é importante pesquisar bastante sobre o assunto antes de ingressar. Aqui, no Brasil, os cursos em EaD são mais famosos por cursos de curta duração, cursos de graduação e especialização. Até existem algumas instituições que oferecem curso de mestrado a distância, mas devem ser cumpridos todos os requisitos já citados.

Outros momentos obrigatórios

Os momentos obrigatórios de comparecer à instituição são os que foram dispostos anteriormente em um projeto de Lei do Senado (PLS 118/04). No entanto, há outros que estão sendo analisados, como os estágios obrigatórios presencialmente, isso quando for previsto na legislação, ou então, nas atividades relacionadas a laboratórios. Segundo Ricardo Holz, fundador da Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância, essa medida não causa um grande impacto no EaD. Mesmo porque os estudantes dessa modalidade já estão mais envolvidos com atividades profissionais, sendo mais fácil tal comprovação. Por isso, as plataformas em EaD estão sempre se adaptando quanto às novas medidas implantadas.

Plataforma Moodle

A Plataforma Moodle está sempre em constante mudança e investindo em inovação, pois, desta forma, é possível estar sempre atualizado e de acordo com a legislação vigente. E isso proporciona a melhor experiência para os alunos e para as instituições que escolhem a plataforma como suporte para oferecer o seu curso em EaD. Ou seja, os cursos em EaD têm os seus momentos obrigatórios, porém não é todos os dias que será necessário que o aluno esteja na instituição. Assim, é possível que a instituição aplique uma avaliação justa para todos os alunos, sempre colocando à disposição os seus tutores, a secretaria da instituição e oferecendo o melhor suporte de plataforma aos seus alunos. O que achou do artigo de hoje? Comente abaixo e continue acompanhando os novos conteúdos!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.