Quais os benefícios da tecnologia no ambiente escolar?

05/01/2022 13:01:38

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Usar ou não as novas tecnologias em sala de aula não é mais questão. Vivemos na era digital e as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) apresentam verdadeiras potências para promover a qualidade na educação, aproximando a escola com a realidade do aluno. Usadas para estimular o aprendizado de estudantes e amparar o trabalho da gestão e dos docentes, quando tem objetivos claros, elas podem ter impactos positivos não apenas no desempenho acadêmico, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes e de suas famílias. Tendo em vista que, com a tecnologia conseguimos transpor os limite de barreiras física e de tempo, é possível criar uma rede de aprendizados contínuos que conecta toda uma comunidade aos conteúdos trabalhadas pela escola.

Vantagens e desvantagens da tecnologia em sala de aula

Você já parou para pensar quais são as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia em sala de aula? Para inserir recursos tecnológicos no ambiente escolar, é preciso conhecer os pontos positivos e negativos e, assim, proporcionar a melhor experiência para alunos e professores.

Conheças as vantagens e desvantagens da tecnologia em sala de aula.

Vantagens da tecnologia em sala de aula

Existem inúmeros benefícios da tecnologia em sala de aula, conheça três vantagens do uso de recursos tecnológicos no ambiente educacional.

Interesse dos alunos

A tecnologia em sala de aula é atraente para os alunos por ser algo muito utilizado no dia a dia deles. Ou seja, a proximidade com ferramentas utilizadas constantemente desperta a atenção. Por exemplo, uma lousa digital possui touchscreen como o celular!

Desenvolvimento da criatividade

Os diversos recursos, como apresentação em PowerPoint e criação de vídeos, estimulam a criatividade de estudantes de todas as faixas etárias. Já a internet é uma importante ferramenta para despertar a criatividade.

Contato com diversas culturas

A tecnologia em sala de aula permite o acesso à internet, que exclui as fronteiras físicas e dão espaço ao contato com pessoas de diferentes culturas. A oportunidade de conhecer outros seres humanos com outras tradições, crenças e hábitos permite ampliar a visão de mundo. Por consequência, desperta a criatividade dos estudantes.

Desvantagens da tecnologia em sala de aula

Os pontos negativos do uso da tecnologia em sala de aula te preocupam? Conheça três desvantagens da inserção de recursos tecnológicos e saiba como solucionar.

Pouco contato com o mundo físico

A tecnologia em sala de aula pode contribuir para o isolamento das relações físicas. Dessa forma, as instituições educacionais precisam incentivar a interação entre os estudantes. Por exemplo, incluir esportes de prática coletiva como futebol e vôlei, formar grupos de leitura e até voluntariado.

Falta de infraestrutura

Uma das barreiras para a inclusão de tecnologia em sala de aula está na falta de infraestrutura. Por isso, é preciso preparar o ambiente com instalação da rede elétrica e de internet para receber computadores e lousas digitais, por exemplo.

Falta de formação do professor

Muitos professores têm receio de como usar a tecnologia em sala de aula, por isso é importante preparar a equipe de educadores. Outro ponto importante é que eles podem contar com a orientação das empresas de soluções educacionais como a MOVPLAN.

Benefícios da tecnologia na Educação

Agiliza as atividades do dia a dia

O uso das ferramentas tecnológicas na escola agilizam as atividades desenvolvidas no dia a dia tanto pelos alunos, como pelos professores, seja em uma pesquisa didática ou na comunicação entre eles, proporcionando novos caminhos para o ensino e colaborando assim, com o processo de aprendizagem de todos.

Aproxima os alunos e os professores

Com as tecnologias na escola, é possível uma maior aproximação dos alunos e professores, aqui ambos aprendem juntos, como também aproxima pais e responsáveis da escola, desse forma, há uma maior aproximação das pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais, uma rede que os conectam e faz com que o número de exclusão digital reduza significadamente e conte com a participação de todos.  

Desperta a curiosidade

A tecnologia desperta a curiosidade, mas não apenas isso, ela proporciona um maior interesse nos alunos, uma nova forma de pensar, se comunicar, ajudar o próximo, estudar e aprender. Quando o conteúdo é passado de forma atraente, dinâmico, os alunos tende a ter um maior interesse e buscam novas formas de resolver os problemas apresentados em sala de aula.

Redução de papel

A escola é o principal local onde ocorrem os maiores desperdícios de papel. Um dos principais motivos desse desperdício são as quantidades de folhas desperdiçadas, sejam folhas de caderno arrancadas pelos alunos, a agenda escolar, comunicados, lembretes ou convites da escola. Estudos apontam que a tecnologia deve ser a solução para o grande volume de desperdício de papel nas escolas. O uso de computadores, tablets e até mesmo celulares, podem ajudar nesta causa.

Comunicação direta

As tecnologias ajudam na construção de uma comunicação mais clara, direta e global. Uma comunicação mais rápida e eficaz, que aproxima não só alunos dos professores, mas também aproxima pais e responsáveis da escola.

Com o uso das tecnologias na escola, a comunicação se torna mais fácil, seja para escola enviar um comunicado aos pais, uma atividade, ou os pais saberem como anda a vida escolar do filho. 

Conclusão

Dessa forma, as escolas devem investir na formação continuada dos seus profissionais, capacitando-os não só no manuseio das novas tecnologias, mas também em práticas que os aproximem da realidade dos alunos tornando as aulas mais dinâmicas e o processo de aprendizagem, mais efetivo.

Visto que vivemos em um mundo dinâmico e de constantes mudanças, a tecnologia possui papel fundamental na educação, auxiliando na formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos. 

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.