Como ter alunos engajados até o fim de suas aulas em uma plataforma EAD de Ensino?

22/12/2020 18:12:07

Youtube Telegram


Planejar um curso online vai além da etapa de envio de login e senha, inclusive os produtores de conteúdo que vão até essa parte estão com os dias contados. Hoje a experiência dada aos alunos em uma plataforma EAD de ensino é o que os levará ao engajamento.

Como aumentar o engajamento dos alunos em EAD?

Uma ideia muito comum e interessante é implementar o chat ao vivo em sua  plataforma EAD de ensino. O Chat permite a troca de mensagens entre professores e alunos, agilizando o processo de esclarecimento de dúvidas e, claro, aumentando a interação entre os participantes do curso.

Quanto mais contatos um aluno tem com um professor, mais cresce sua dedicação e interesse pelo curso. Considerando que não há presença física do professor na educação a distância no momento da docência, é muito importante que a comunicação, mesmo que remota, seja rápida e eficaz.

Fórum de discussão

Considerando a questão da participação mútua dos alunos, o fórum de discussão é uma ferramenta interessante que precisa ser implementada na educação a distância. Além das aulas ministradas pelo professor, as discussões entre os alunos também são importantes para o ensino. Compartilhar experiências entre os participantes do mesmo curso pode contribuir muito para o sucesso de uma estratégia educacional.

Um excelente ponto de partida é fortalecer a participação dos alunos no curso e criar um ambiente no qual eles possam trocar ideias, experiências e aprender com os colegas.

Um fórum de discussão dentro de uma plataforma EAD de ensino pode ser incorporado como uma atividade extracurricular que, além de propor novos tópicos e questões relacionadas, apóia a busca de tópicos interessantes relacionados ao conteúdo da aula. Desta forma, os alunos podem sempre se conectar com outras pessoas que estão no mesmo processo de aprendizagem e também estabelecer novos relacionamentos em um espírito de ajuda mútua.

Transmissão ao vivo

Um novo método de atração, que recentemente se tornou muito popular, é o uso de transmissões ao vivo, também chamadas de lives. Desse ponto de vista, a transmissão ao vivo é a forma mais eficaz de simular a aula face a face, pois a interação ocorre em tempo real, e os alunos podem conversar com o professor ao vivo e fazer perguntas, mesmo à distância.

O exercício regular pode ajudar - muito! - atrair alunos para o curso. Eventos especiais são muito importantes para manter os alunos interessados ​​em suas instituições de ensino ou em seus cursos online via plataforma EAD de ensino.

Gostou do nosso conteúdo? Então fique atento ao nosso blog e se inscreva em nosso newsletter para ficar por dentro das próximas postagens.

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

3 Conselhos de Como Criar Portal de Ensino Online

3 Conselhos de Como Criar Portal de Ensino Online

Moodle [plataforma ead] - 01/03/2018

5 dicas para encontrar curso online de qualidade

5 dicas para encontrar curso online de qualidade

Webmarketing para Cursos - 29/10/2018

Como tornar Moodle cada vez mais interativo

Como tornar Moodle cada vez mais interativo

Educação a Distância - 05/04/2017