O ambiente Moodle como ferramenta de informação no trabalho docente

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 12/10/2016 - 10:10:44 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

O ambiente Moodle como ferramenta de informação no trabalho docente

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Você deve estar se perguntando o que é Moodle? Ele é um software de apoio à aprendizagem e muito fácil de utilizar. É usado no ambiente virtual e seu acesso é por meio da internet, permitindo a criação de comunidades de aprendizagem, grupos de trabalho e criação de cursos online. Ele também facilita ao estudante ou professor na integração, lecionando ou estudando em um curso online de sua escolha. Com o Moodle, o professor pode acessar o fórum de professores, as tarefas efetuadas pelos alunos, cópias de segurança, gestão de alunos, escala de notas, sistema de arquivos e grupos, configurar as disciplinas, analisar relatórios e notas dos alunos. Disponibiliza uma ferramenta em que o professor pode criar materiais dinâmicos, permitindo uma interação entre o os alunos e ele.

Os cursos podem ser modelados em quais formatos?

Há três formatos em que os cursos Moodle podem ser modelados conforme a atividade que será estruturada: Formato semanal: é estruturado por semanas com períodos do início ao fim; Formato por assuntos: é discutido cada assunto que retrata um tópico ilimitado; Formato social: o assunto é preparado ao redor de um fórum publicado.

Onde o Moodle pode ser utilizado?

Ele é utilizado em empresas privadas ou em grupos independentes que precisam de comunicação com pessoas e ONGs na internet, as quais podem colaborar com eles. O Moodle é uma plataforma didática online em que o professor pode escolher ferramentas como fóruns, chat, diários, entre outras coisas que se enquadram no objetivo educacional. Ao mesmo tempo, fornece um espaço de aprendizagem ativa, proporcionando a colaboração entre os participantes, a cooperação, a troca e compartilhamento dos materiais, coletas, pesquisas e revisão de tarefas. Com todo esse processo, há a possibilidade de avaliação entre colegas e o registro de notas, em regime total ou parcialmente temoto.

O professor e o Moodle

Com essa ferramenta, o professor pode acessar as configurações de disciplina, a gestão de alunos, grupos, cópias de segurança e sistema de arquivos, ter acesso ao fórum e as tarefas efetuadas pelos alunos. O aluno também passa a ser responsável pelo seu conhecimento, desenvolvendo perseverança, autonomia, domínio de interpretação e leitura. Moodle permite liberdade de participação e de estudos, sendo sempre um esforço ativo de cada aluno na busca por aprendizagem. O Moodle ou outro ambiente de ensino escolhido por instituição ou professor não é suficiente garantir uma educação de qualidade e eficiente, é necessário analisar como os alunos estão aprendendo e se possuem um comprometimento, conhecimento e a autonomia que são necessários ao curso e o seu processo de ensino. Nem tudo é perfeito, a utilização do Moodle também pode apresentar alguns problemas, nem todas tentativas de aprender colaborativamente serão bem-sucedidas e nem sempre os objetivos serão alcançados, levando à perda do processo, mal-entendidos, falta de iniciativa, conflitos etc. É preciso que o professor tenha preparo para lidar com diferentes situações visando sempre à aprendizagem colaborativa e não inserir o processo de colaboração sem preparar os alunos, pode acontecer de não chegar aos resultados esperados. Obrigado por ter lido o nosso artigo, espero que tenha gostado! Comente e continue com o nosso blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.