Netflix e EAD: Qual é a relação entre elas?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 26/08/2018 - 21:08:14 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Netflix e EAD: Qual é a relação entre elas?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

É engraçado quando chegamos aos nossos avós ou até mesmo em nossos pais e perguntamos como era a forma de estudo que eles tinham ‘na época deles’. Eles começam a dizer que compravam grandes enciclopédias, revistas, livros e outros materiais para leitura e buscavam materiais em bibliotecas empoeiradas; a partir disso, no processo de leitura, eles selecionavam informações relevantes a temática do estudo.

Parece cansativo, não?

Ensino e aprendizagem: mudanças e transformações

Para você, cidadão do século XXI, essas metodologias de ensino e aprendizagem são arcaicas e inutilizadas. Antigamente, nossos parentes não vivenciavam os avanços tecnológicos que vivenciamos.

Até para inovar uma receita na cozinha, eles precisavam comprar uma revista específica para aprender. Hoje, pesquisamos rapidamente na internet e temos o que procurávamos sem gastarmos a quantia que se gastava antigamente por informação.

Hoje, estudamos com videoaulas, assistimos documentários, ouvimos podcasts e utilizamos plataformas streaming em geral. A Netflix, por exemplo, disponibiliza filmes, seriados, documentários de forma livre para seus assinantes e ilimitada. Com isso, o usuário tem acesso a programas educativos que podem auxiliar no ensino e aprendizagem.

Plataformas streaming e educação: Netflix e EAD

A educação a distância, intitulada por EAD, estimula a interatividade e o dinamismo do ensino e a aprendizagem do aluno. Com isso, ela promove metodologias ligadas aos serviços streaming, como as videoaulas.

Nessa ótica, Netflix e EAD estão interligados nesse processo e muitas ementas de cursos online utilizam dos serviços da Netflix para incrementar o aprendizado. Dessa forma, as plataformas de e-book Scribd e Oyster, por exemplo, fazem parcerias com plataformas streaming, enfatizando que “a leitura não precisa se limitar ao computador”.

Servindo de uma ‘biblioteca interativa’, a plataforma Netflix funciona em parceria nos negócios EAD ligados a uma parcela de programas de disciplinas a distância em cursos online. Porém, há uma jogada de mercado visto que a união entre Netflix e EAD levam o aluno a ser assinante.

“O modelo ‘Netflix de cursos’ encanta muita gente por trazer um grande potencial de receita, mas a maioria se esquece que este modelo de negócios só se estabiliza se o aluno mantém sua assinatura ativa por um longo período”.

Conteúdo: Netflix e EAD

A relação entre Netflix e EAD estabiliza quando o curso online utiliza os serviços streaming da Netflix, visando inovar na metodologia de ensino e aprendizagem. Esse processo dinâmico se estende além do computador e acarreta um diferencial perante as metodologias tradicionais.

O site Edools sinaliza três passos para evitar que o aluno e determinado curso online não percam sua assinatura Netflix, que são:

Tenha uma qualidade impecável de conteúdos e formatos;

Esteja em um segmento onde os alunos precisarão de uma continuidade (não pode ser uma busca pontual por conteúdo);

O preço deve ser bom o suficiente para ser competitivo.

Com isso, é possível observar que existem funcionalidades e metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras que incitam a cognição do aluno. Em face disso, os cursos online passam por transformações e inovações em relação aos cursos presenciais.

Mas e você, o que acha da relação entre Netflix e EAD? Queremos saber a sua opinião! Comente abaixo para que possamos trocar conhecimento!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.