Netflix e EAD: Qual é a relação entre elas?
26/08/2018 21:08:14Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
É engraçado quando chegamos aos nossos avós ou até mesmo em nossos pais e perguntamos como era a forma de estudo que eles tinham ‘na época deles’. Eles começam a dizer que compravam grandes enciclopédias, revistas, livros e outros materiais para leitura e buscavam materiais em bibliotecas empoeiradas; a partir disso, no processo de leitura, eles selecionavam informações relevantes a temática do estudo.
Parece cansativo, não?
Ensino e aprendizagem: mudanças e transformações
Para você, cidadão do século XXI, essas metodologias de ensino e aprendizagem são arcaicas e inutilizadas. Antigamente, nossos parentes não vivenciavam os avanços tecnológicos que vivenciamos.
Até para inovar uma receita na cozinha, eles precisavam comprar uma revista específica para aprender. Hoje, pesquisamos rapidamente na internet e temos o que procurávamos sem gastarmos a quantia que se gastava antigamente por informação.
Hoje, estudamos com videoaulas, assistimos documentários, ouvimos podcasts e utilizamos plataformas streaming em geral. A Netflix, por exemplo, disponibiliza filmes, seriados, documentários de forma livre para seus assinantes e ilimitada. Com isso, o usuário tem acesso a programas educativos que podem auxiliar no ensino e aprendizagem.
Plataformas streaming e educação: Netflix e EAD
A educação a distância, intitulada por EAD, estimula a interatividade e o dinamismo do ensino e a aprendizagem do aluno. Com isso, ela promove metodologias ligadas aos serviços streaming, como as videoaulas.
Nessa ótica, Netflix e EAD estão interligados nesse processo e muitas ementas de cursos online utilizam dos serviços da Netflix para incrementar o aprendizado. Dessa forma, as plataformas de e-book Scribd e Oyster, por exemplo, fazem parcerias com plataformas streaming, enfatizando que “a leitura não precisa se limitar ao computador”.
Servindo de uma ‘biblioteca interativa’, a plataforma Netflix funciona em parceria nos negócios EAD ligados a uma parcela de programas de disciplinas a distância em cursos online. Porém, há uma jogada de mercado visto que a união entre Netflix e EAD levam o aluno a ser assinante.
“O modelo ‘Netflix de cursos’ encanta muita gente por trazer um grande potencial de receita, mas a maioria se esquece que este modelo de negócios só se estabiliza se o aluno mantém sua assinatura ativa por um longo período”.
Conteúdo: Netflix e EAD
A relação entre Netflix e EAD estabiliza quando o curso online utiliza os serviços streaming da Netflix, visando inovar na metodologia de ensino e aprendizagem. Esse processo dinâmico se estende além do computador e acarreta um diferencial perante as metodologias tradicionais.
O site Edools sinaliza três passos para evitar que o aluno e determinado curso online não percam sua assinatura Netflix, que são:
Tenha uma qualidade impecável de conteúdos e formatos;
Esteja em um segmento onde os alunos precisarão de uma continuidade (não pode ser uma busca pontual por conteúdo);
O preço deve ser bom o suficiente para ser competitivo.
Com isso, é possível observar que existem funcionalidades e metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras que incitam a cognição do aluno. Em face disso, os cursos online passam por transformações e inovações em relação aos cursos presenciais.
Mas e você, o que acha da relação entre Netflix e EAD? Queremos saber a sua opinião! Comente abaixo para que possamos trocar conhecimento!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Plataforma EAD: Como aumentar em até 31% o lucro d...
Educação a Distância - 08/12/2020
Como gravar vídeo no smartphone? Os Principais e C...
Educação a Distância - 29/04/2021
3 dicas de ouro pra deixar sua aula online mais di...
Educação a Distância - 13/10/2018
Como fazer uma vídeo aula passo a passo?
Educação a Distância - 17/02/2022