A importância da avaliação nos cursos EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 20/02/2017 - 14:02:03 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

A importância da avaliação nos cursos EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Avaliações curriculares são importantes em qualquer programa de educação, mas quando se fala em Educação a Distância, são ainda mais imprescindíveis. Mediado por meios tecnológicos, os cursos EaD talvez requeiram do professor uma percepção ainda mais aguçada sobre o processo de aprendizado dos alunos. E é neste momento que as avaliações entram como elemento-chave, capaz de conectar peças que no panorama da Educação a Distância, podem parecer um pouco afastadas. E isso envolve outras esferas desse processo que não só o aluno, mas também a gestão e a própria aptidão do professor ao ministrar conteúdos por meio de tecnologias digitais.

Caminho para o futuro

A EaD atende à demanda da sociedade em buscar conhecimento de forma mais cômoda. Atende às diversas necessidades que o caos urbano nos impõe, com vidas tumultuadas e horários incompatíveis. Por isso, deve ser pensada como instrumento facilitador para o conhecimento. Com plataformas bem estruturadas para sua veiculação, como o Moodle, a EaD deve possuir critérios coerentes de avaliação para que sua funcionalidade seja justificada por sua credibilidade no processo de ensino-aprendizagem. Mas, se nos processos de aprendizagem presencial a avaliação já esbarra em algumas objeções, na EaD tornam-se ainda mais necessários processos de avaliação eficientes e adequados para que o modelo de ensino seja validado.

Avaliando adequadamente

Uma das objeções mais recorrentes sobre avaliações no modelo presencial é quanto ao modelo único de avaliação de uma diversidade de contextos que forma uma turma. Isso significa que muita gente acredita que não existe um modelo único de avaliação. Mas abstendo-se dessa discussão, o que vale aqui é a indagação: como elaborar avaliações eficazes em um contexto tão amplo como o online em que o professor não tem o suporte dos indícios psicossociais para compreender a realidade do aluno? E isso é de fato um dos maiores desafios da EaD. Trata-se de encontrar a medida, o meio para alcançar o objetivo, e isso requerer do professor mais do que uma aptidão para orientar, para perceber o outro. Requer o uso de uma única linguagem que não seja fácil, para não se tornar desinteressante, mas também que não seja difícil, para não se tornar desestimulante. É essa linguagem que promove o aprendizado, desperta no aluno o prazer em continuar estudando e promove resultados, os ciclos de aprendizagem e sua retroalimentação.

Realidades distintas

Devido a essa complexa rede de realidades distintas, as avaliações devem atender à necessidade de contextualização dos fatos e conter dados, gráficos e informações, de forma que o aluno consiga aplicar o conceito naquele contexto da avaliação e, dessa forma, criar um panorama do aprendizado referente àquele curso online. É claro que o andamento deve ser sistemático e contínuo, colaborando para uma visão geral do processo de aprendizado. E essa visão geral deve ser compreendida como dinâmica, e não algo cristalizado dentro desse processo veloz que envolve as novas tecnologias. As avaliações são ferramentas úteis que possibilitarão o alto desempenho dos alunos. Basta saber aplicá-las. Continue acompanhando nosso blog. Aqui trataremos de temas importantes para você. Deixe um comentário dizendo como este artigo o ajudou.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.