Designer instrucional: qual a função deste profissional em EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 03/01/2019 - 17:01:23 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Designer instrucional: qual a função deste profissional em EAD

O que acha de aprender a transformar seu conhecimento em cursos online e capitalizar sem realizar investimento inicial?

Passo a passo gratuito sobre Cursos Online!

Como transformar a grande massa de informação disponível na internet e em livros em um conteúdo otimizado, assertivo e funcional? Este é um dos grandes desafios de um designer instrucional.

Basta digitar a combinação de três palavras na internet e milhões de artigos, posts e matérias jornalísticas aparecem para o usuário. Isso sem falar na enorme quantidade de informações documentadas em livros, artigos acadêmicos e pesquisas científicas.

Por isso, a criação de um curso precisa de um designer instrucional, um profissional que vai melhorar a experiência do aluno, garantindo um aprendizado mais eficiente.

As responsabilidades de um Designer Instrucional

Um designer instrucional deve produzir e desenvolver aulas e materiais de apoio, além de exercícios, para que os alunos tenham um aprendizado contínuo e otimizado.

Esse profissional estuda como os seres humanos aprendem e quais técnicas são melhores para transmitir determinado conteúdo. Com isso, ele roteiriza um curso, com estratégias que facilitam a assimilação de conteúdo.

Abaixo, confira quais são as principais atividades de um Designer Instrucional.

Escrever e revisar aulas

O profissional será responsável pelo conteúdo das aulas. Ele vai calcular o tempo, ordenar as matérias e organizar os momentos das aulas, como exposição, espaço para dúvidas e exercícios.

Criar materiais

O designer instrucional também vai criar os materiais utilizados na aula, tais como slides, apostilas, cartilhas, entre outros.

Criar exercícios

Os exercícios também são criados pelo designer instrucional. Com isso, ele desenvolverá estratégias para que alunos decorem os conteúdos, e saibam aplicá-los em problemáticas do cotidiano.

Criar métodos de avaliação

É responsabilidade do designer instrucional, também, criar métodos para avaliar os alunos, como trabalhos, apresentações e até mesmo provas.

Adaptações de conteúdos

O designer instrucional também é responsável pela adaptação do conteúdo, se necessário. Isso pode ser importante quando, por exemplo, um curso presencial se torna um curso online, ou vice-versa.

Além disso, a adaptação de conteúdo é fundamental para a inclusão de alunos com deficiências físicas ou cognitivas.

Designer Instrucional e a Educação à Distância

Disputando a atenção com redes sociais, mensagens no Whatsapp ou diversas outras situações, os cursos EAD precisam cada vez mais de um designer instrucional.

Isso porque o tempo de duração da atenção de uma pessoa está cada vez mais curto, em contrapartida, as opções de entretenimento e informação estão mais numerosas.

O foco do aluno é perdido com facilidade, prejudicando o aprendizado. Isso faz com que um curso não atinja seu único objetivo: ensinar e educar. Dessa maneira, tanto o professor ou a empresa que produziu o conteúdo, quanto o aluno saem em desvantagem.

Além disso, quando o aluno não aprende ou não se interessa mais pelo curso, ele o abandona. Ou seja, pode desistir de uma assinatura ou pedir devolução do dinheiro investido.

É por isso que é fundamental contar com um designer instrucional para que o aluno aperte play na próxima aula. E conclua o curso com satisfação, e sentindo que aprendeu muito.

Um designer instrucional transforma cursos morosos e conteúdos complexos em aulas divertidas e dinâmicas. Ele facilita o aprendizado, e faz com que a experiência do aluno seja memorável.

Queremos ouvir a sua opinião sobre a importância de Designer Instrucional! Deixe um comentário abaixo.

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

O que é um AVA?

O que é um AVA?

Educação a Distância - 12/08/2016

4 vantagens imperdíveis de estudar por EAD

4 vantagens imperdíveis de estudar por EAD

Educação a Distância - 10/08/2016